Consultorias e mentorias com foco em pensamento enxuto e soluções ágeis colaboram para o crescimento dos negócios

 

Consultora do IST aplicando treinamento na equipe Kaizen

Para uma estrutura organizacional otimizada e diferenciada no mercado, as empresas almejam reduzir os desperdícios em seus processos para ganhar mais competitividade. E isso implica em buscar alternativas para criar um processo enxuto, com menor custo e mais qualidade em operações. 

Investir em processos eficientes como consultorias e mentorias direcionadas para o ganho de produtividade com baixo nível de desperdício é um caminho. Foi o que fez a Itamil Itapemirim Mecânica Industrial, que atua no processo de produtos e serviços de usinagem de precisão para grandes indústrias do Espírito Santo.   

A empresa, que atua na manutenção e montagem industrial, atende grandes indústrias localizadas no Espírito Santo. Para se manter como referência na prestação desses serviços, além de adquirir maquinários e tecnologias, a Itamil buscou com o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional do Espírito Santo (IST-EO). 

O Instituto orienta a empresa no desenvolvimento e capacitação de pessoas para aumentar a eficiência nas entregas, a partir da consultoria, em formato de mentoria, de Lean Manufacturing, também conhecido como Manufatura Enxuta. “Possibilitamos aos colaboradores treinados a capacidade de diagnosticar e aplicar as ferramentas da manufatura enxuta e a sustentação das melhorias que forem implementadas”, pontua a consultora do Instituto responsável pela mentoria na empresa, Leidiane Babisk. 

Equipe Kaizen 

Para implementar na prática o conceito do Lean, foram realizados treinamento para aculturação, diagnóstico, plano de intervenções com base em ferramentas da manufatura enxuta e execução nos processos produtivos, além de definido indicadores. O objetivo foi estabelecer um processo totalmente focado na produtividade com um baixo nível de desperdício.  

“Entendemos que será preciso encontrar formas para fazer a gestão de indicadores no chão de fábrica e no administrativo da empresa. A proposta é criar um maior engajamento com os colaboradores para implementar a cultura do Lean na cadeia produtiva da empresa”, diz a gerente adminsitrativo-financeiro da Itamil, Walleska dos Santos Dantas. 

A formação da equipe denominada Kaizen – filosofia que significa “sempre é possível melhorar” – auxiliou na propagação da cultura Lean entre os colaboradores na exposição de problemas e busca por soluções. “A equipe aplicou uma dinâmica para os demais colaboradores que também puderam aprender um pouco mais sobre desperdícios e dar sua contribuição no que eles julgavam problemas passíveis de melhorias”, aponta Leidiane.  

Lean Game

Treinamento e aplicação de Lean Game na equipe Kaizen

Após a apresentação dos conceitos e principais ferramentas Lean, os colaboradores da Itamil foram apresentados ao Lean Game Tabuleiro, jogo de tabuleiro que simula o chão de fábrica e os participantes precisam aplicar conceitos de produtividade enxuta para otimizar os resultados e aumentar a eficiência do negócio. 

O objetivo da metodologia é possibilitar a vivência dos participantes com o conceito de Lean, de forma lúdica, estimulando e desmistificando sua aplicação na rotina das empresas. Na dinâmica, o grupo aprendeu a identificar desperdícios e utilizar ferramentas para reduzi-los e alcançar os objetivos traçados no jogo.  

Os resultados com a mentoria renderam bons frutos,  e a Itamil iniciou uma segunda etapa com ações até o início de 2022.

Eficiência operacional  

Pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional com foco no aumento da produtividade e competitividade das empresas, o Instituto Senai de Tecnologia realiza mentorias e desenvolver soluções ágeis e inovadoras para a sua empresa.  

No mercado, os cursos do Senai ES são referência pois são construídos de acordo com as maiores demandas das indústrias capixabas. E o time de profissionais atua diretamente com a empresa, atendendo suas necessidades e melhorando os processos. 

Temos um corpo técnico especializado para te apoiar ou atualizar o programa de Boas Práticas de Fabricação de sua empresa. Fale conosco.