Pesquisa da CNI aponta que produtividade caiu 1,6% em relação ao primeiro trimestre deste ano.

 

Uma empresa produtiva pode expandir seu negócio e elevar a competitividade de um estado ou país. E isso é reflexo da eficiência e da capacidade de se produzir mais, com menos recursos materiais, financeiros, humanos e até tecnológicos. Para que o aumento de produtividade ocorra, a empresa precisa primeiramente conhecer seus processos, saber como eles acontecem, para que possa reduzir os desperdícios e otimizar os processos.

Diante desse cenário, como fazer uso dos recursos de forma inteligente para tornar o negócio mais produtivo? A empresa pode sofrer com a alta nos custos de produção, baixa qualidade dos produtos e performance no mercado, refletindo em uma perda de mercado na economia local e nacional.

Só este ano no Brasil, a falta de produtividade no segundo semestre de 2021 registrou queda de 1,6% em relação ao primeiro trimestre, de acordo com os dados da pesquisa “Produtividade na Indústria”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Diante de um cenário como esse, como fazer uso dos recursos de forma inteligente para tornar o negócio mais produtivo?

“Quando falamos em desperdícios, estamos falando de recursos sendo aplicado desnecessariamente e que causam o aumento dos custos operacionais, provocando redução dos lucros da empresa. Tais recursos, poderiam ser aplicados para suprir melhorias e investimentos de maquinários, capacitação do pessoal, P&D, reformas, dentre outros. Ao identificar os desperdícios de produção e dar as devidas tratativas para eliminá-los, iniciamos o processo de ganho de produtividade e resgate dos recursos que estavam indo ‘ralo abaixo’ de sua empresa”, explica a consultora em Produtividade do Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional (IST-EO), Myrna Campos Patriota Oliveira.

A busca por qualificação do time de profissionais da empresa é outro ponto que requer atenção para que eles alcancem índices de desempenho elevado. “Esses níveis de conhecimento, somados às habilidades transversais como pensamento criativo, resolução de problemas, trabalho em equipe e liderança (também denominadas como softskills) fazem com que os colaboradores consigam extrair os melhores níveis de produção das máquinas e equipamentos da linha de produção”, pontua Mirna.

A indústria e toda a sua gestão precisa estar preparada para se capacitar e melhorar suas práticas gerenciais, assim como as práticas produtivas. No mercado, serviços de consultorias e mentorias, por exemplo, colaboram para aprimorar a produtividade e aumentar a competividade do negócio.

*Por Raianne Trevelin com informações da Confederação Nacional da Indústria

 

— Leia também: Indústrias capixabas ganham em produtividade com consultoria do Senai