O Senai-ES, em parceria com o Sebrae-ES, preparou um programa para ajudar as micros e pequenas empresas capixabas a evoluírem ao patamar da Indústria 4.0 e serem mais produtivas. Ele reúne soluções que promovem a melhoria da competitividade das empresas por meio da implantação de ferramentas de Manufatura Enxuta, que possibilitam o aumento da produtividade, a redução de desperdícios e custos. Com a implantação de sistemas e tecnologias de coleta de dados da linha de produção, as indústrias terão acesso a informações em tempo real de tudo que está acontece no chão de fábrica, tornando a empresa mais ágil, mais produtiva e mais avançada.

VOCÊ MICRO E PEQUENA INDÚSTRIA TEM 70% DE SUBSÍDIO PARA CONTRATAÇÃO DO PROGRAMA.

Conheça os produtos do programa:

Realizada de forma coletiva, o programa de mentoria aplica as ferramentas do Lean Manufacturing (manufatura enxuta), com foco em redução de desperdícios e promoção do aumento de produtividade das empresas, por meio de uma consultoria para suporte à implantação das ferramentas Lean atrelado a um treinamento coletivo imersivo e inovador, Lean Game, para transferir os conhecimentos de forma lúdica da Cultura Lean.

Consultoria aplicada de forma individual e personalizada, que traz para as empresas resultados de ganho real de produtividade, diminuição do tempo de produção, redução de desperdício e de movimentações, tudo isto aliado a uma transferência dos conhecimentos por meio de um treinamento imersivo e inovador, permitindo toda a empresa integralizar as ferramentas e princípios da cultura Lean, como também o desenvolvimento de melhorias contínuas.

Consultoria com foco na implantação de sistemas e ferramentas de baixo custo que possibilitam as empresas se anteciparem aos possíveis problemas, gerando uma tomada de decisão mais ágil e assertiva para aumentar a sua produtividade de forma continua, onde para isto são implementadas tecnologias para coleta automatizada de dados e monitoramento em tempo real da linha de produção, permitindo a empresa ter informações confiáveis do que está realmente acontecendo no chão de fábrica.

Quer saber mais detalhes sobre o Indústria Mais Avançada?
Clique aqui!

Lean Game: Uma Experiência Produtiva

O Lean Game é um treinamento imersivo e divertido realizado por meio de um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa, e os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar as ferramentas e conceitos de manufatura enxuta para melhorar os resultados e aumentar a eficiência do negócio. O objetivo do treinamento é possibilitar a vivência dos participantes nos princípios do lean manufacturing (manufatura enxuta) e de lean office, estimulando e desmistificando sua aplicação de forma lúdica e inovadora na rotina das empresas.

Essa metodologia de jogos para a disseminação da cultura Lean está inserida na Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP), instituindo um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico. Ela estimula os participantes a desenvolverem capacidades e competências requeridas pelo mundo do trabalho, integrando teoria e prática. Ao final, os jogadores estarão aptos a aplicar os fundamentos e capacidades em sua prática profissional, onde os objetivos traçados e as ações a serem executadas estão baseadas nos preceitos de minimização dos custos para maximização dos resultados através da utilização de ferramentas lean, que obedecem a busca de otimização operacional e de recursos.

“O Programa Indústria + Avançada foi desenvolvido para ser a mola propulsora e levar as micros e pequenas empresas do Espírito Santo ao patamar Indústria 4.0. Os grandes resultados obtidos nos programas ES+Produtivo e o Brasil+Produtivo, que atenderam juntos mais de 3 mil indústrias, mostram que os principais desafios das empresas estão vinculados a ter mais informação dos processos produtivos, mais produtividade, ter maior qualificação e desenvolver inovações.”

Mateus de Freitas, diretor regional do Senai-ES.

“Não há dúvidas de que as micro e pequenas empresas são importantes para economia e é nesse contexto que o Sebrae-ES, em conjunto com o Senai-ES, está criando o programa Indústria + Avançada, que objetiva alavancar a competitividade por meio da implantação de tecnologias e ferramentas vinculadas à indústria 4.0, possibilitando diminuir desperdícios para torná-las mais produtivas, ágeis e competitivas. Desta forma, o Sebare-ES subsidia as micro e pequenas indústrias para que tenham acesso às consultorias e aos treinamentos, possibilitando maior conhecimento sobre os recursos, atividades e processos que agregam valor ao seu negócio”.

Eduardo Simões, gerente da Unidade de Atendimento Setorial Indústria do Sebrae.

Ficou interessado no programa Indústria Mais Avançada?
Preencha o formulário abaixo, deixe seus dados e nossa equipe entrará em contato com você!

* Se ainda precisar de informações sobre o Indústria Mais Avançada, você pode entrar em contato com nossas equipes pelo telefone (27) 3334-5217.