Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

Senai ES comemora 72 anos e abre 3 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional  

As inscrições já estão abertas e são mais de 60 cursos distribuídos nas unidades de Aracruz, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória

Em 1952, nascia a primeira unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai ES). A missão: formar profissionais para a indústria local que dava os primeiros passos – a princípio nas áreas de marcenaria e mecânica. De lá para cá, o Senai virou protagonista da educação profissional no Estado. Mais de 1,5 milhão de capixabas receberam algum tipo de formação, seja nas unidades fixas, móveis ou pela educação a distância.

 

A instituição, que completa 72 anos nesta segunda-feira (25), não poderia comemorar de outra maneira, a não ser levando mais qualificação profissional à população. Estão abertas 3 mil vagas gratuitas para cursos de iniciação – destinados a jovens e adultos que estão começando no mercado de trabalho – e formação continuada, para quem quer se qualificar mais. As inscrições podem ser feitas na loja on-line do Senai: https://loja.senaies.com.br/

 

“O Senai tem um papel decisivo para os setores industriais. Formar profissionais qualificados que vão ajudar as indústrias a aumentarem a sua produtividade e ampliar a competividade no mercado local, nacional e mundial. E não só isso, geramos oportunidades para que as pessoas consigam ingressar no mercado de trabalho mais rápido e com os melhores salários. Em paralelo, também investimos em inovação e tecnologia para fortalecer a indústria capixaba”, disse a presidente da Findes, Cris Samorini.

 

São oportunidades para mais de 60 cursos dentro do portfólio do Senai, entre eles: Assistente de controle de qualidade; Eletricista instalador residencial, Assistente administrativo; Confeiteiro; Montador de móveis; Assistente de logística; Costureiro industrial do vestuário – tecido malha; Auxiliar em processamento de rochas ornamentais. As vagas, destinadas às pessoas de baixa renda, estão sendo ofertadas nas unidades de Aracruz, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

 

A matrícula do candidato poderá ser realizada de forma presencial na unidade Senai de interesse ou on-line no endereço eletrônico: https://loja.senaies.com.br/ (localizar o curso de Qualificação Profissional em que deseja se matricular, e clicar em “Matricule-se”).

 

“É uma oportunidade única, gratuita, que estamos ofertando à população, para que vidas sejam transformadas. São cursos que variam entre 8 e 360 horas, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Queremos facilitar para que todos tenham a possibilidade de se qualificar”, afirma Tatiane Franco, gerente executiva de Educação do Senai ES.

 

 

Endereço das Unidades: 

 

Senai Anchieta

Av. Mariana Damazio Flores, 701 – Lot. Recanto do Sol, Anchieta – ES

 

Senai Aracruz 

Avenida Epifânio Pontin, nº 985, Vila Nova, Aracruz/ ES

Tel: (27) 3256-9950

 

Senai Cachoeiro 

Rua Jones dos Santos Neves, nº 975, Alto Monte Cristo, Cachoeiro de

Itapemirim/ES

Tel: (28) 3515-2150

 

Senai Colatina 

Rodovia Gether Lopes de Farias, Nº175, São Silvano, Colatina/ES Tel:

(27) 3770-5301

 

Senai Linhares 

Avenida Filogônio Peixoto, nº 728, Aviso, Linhares/ES

Tel: (27) 3264-1310

 

Senai São Mateus 

Avenida Dom José Dalvit, nº 100, Santo Antonio, São Mateus/ES

Tel: (27) 3767-9343

 

Senai Serra 

Avenida Paulo Miguel Bohomoletz, nº 520, Civit I, Serra/ES

Tel: (27) 3298-7800

 

Senai Vila Velha 

Rodovia Darly Santos, 2655, Polo Empresarial Novo México, Vila

Velha/ES

Tel: (27) 3399-5812

 

Senai Vitória 

Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 2235, Bento Ferreira,

Vitória/ES

Tel: (27) 3334-5201

 

 

 

Por Natália Magalhães 

Read More

Mulheres na Indústria: Senai ES abre 1.500 vagas gratuitas para qualificação em 2024 

A iniciativa vai oferecer capacitações técnicas para que mulheres adquiram conhecimento e habilidades para atuar em diferentes áreas da indústria 

 

Proporcionar oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional específicas para mulheres, visando promover a inclusão, a igualdade de gênero e o empoderamento feminino no ambiente industrial. Com esses objetivos, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai ES, lança o programa Mulheres na Indústria.

Serão de 1.500 vagas gratuitas para qualificação de mulheres ao longo do ano de 2024. A primeira turma começa neste mês de março, com inscrições já abertas a partir desta sexta-feira (08), no Dia Internacional da Mulher. 

A iniciativa surge com o propósito de oferecer capacitações técnicas para que mulheres adquiram conhecimento e habilidades necessárias para atuar em diferentes áreas da indústria, contribuindo para a diversificação e a valorização da mão de obra feminina.  

As vagas serão distribuídas ao longo do ano, sendo 150 oportunidades mensais, de março a dezembro, abrangendo cursos com carga horária entre 40 e 160 horas, nas modalidades de aperfeiçoamento e qualificação.

O processo de matrícula começa nesta sexta-feira (08), por meio do site https://senaies.com.br/mulheresnaindustria/. Para participar é preciso ter no mínimo 16 anos completos; ter, pelo menos, ensino fundamental incompleto; e apresentar autodeclaração de baixa renda. 

Para a presidente da Findes, Cris Samorini, oferecer mais oportunidades para as mulheres é uma forma de inseri-las no mercado de trabalho e, inclusive, aumentar as suas chances de crescerem na carreira e alcançarem cada vez mais postos de gestão. No Espírito Santo, as mulheres representam 23% dos empregos formais na indústria, e 25% no Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho. 

“Já tivemos muitas conquistas, mas ainda há muito a avançar, seja do ponto de vista das oportunidades, remuneração e posições de liderança. Nesse contexto, a Findes tem trabalhado em um Plano Estratégico de Longo Prazo para ofertar mais vagas exclusivas para elas. Em 2023, dos 25 mil formados no Senai ES, cerca de 40% eram mulheres. Nossa meta é que esse percentual chegue a 50% até 2035. Em três anos, oferecemos cerca de 1 mil vagas exclusivas e, só neste ano, serão 1,5 mil oportunidades com gratuidade para mulheres. É um trabalho do Senai que vamos realizar em parceria com a indústria capixaba”, afirmou. 

As áreas contempladas pelo programa Mulheres na Indústria incluem Construção Civil, Metalmecânica, Automotiva, Alimentação, Petróleo e Gás, Tecnologia, Automação e Mecatrônica, Energias, entre outras, de acordo com o portfólio do Senai e considerando a vocação de cada região capixaba. 

No primeiro mês, o foco será na área de Construção Civil. As aulas vão ter início no dia 25 de março, com cinco turmas disponíveis e 30 alunos cada, com os cursos Eletricista Instalador Predial nas unidades do Senai Vitória e Civit (Serra); Pinturas Texturizadas no Senai Araçás (Vila Velha) e em Cachoeiro de Itapemirim; Eletricista Industrial no Senai Aracruz.  

“Temos o desafio de atrair cada vez mais mulheres para ocuparem vagas na indústria capixaba. O programa Mulheres na Indústria visa não apenas capacitar, mas também abrir portas para o ingresso e o crescimento profissional das mulheres no setor. Em 2022, o Senai ofertou oito cursos exclusivos para mulheres e minorias e alcançamos 203 pessoas.  Ano passado, foram 22 cursos exclusivos para 557 mulheres. Todos em parceria com indústrias e instituições capixabas. Sabemos que a equidade de gênero ainda é um grande desafio no Brasil, portanto, que o dia 8 de março seja lembrado como um dia que evidencia as conquistas e reforça os desafios que ainda enfrentaremos”, ressaltou a gerente executiva de Educação do Senai ES, Tatiane Franco. 

Foto: Renan Donato

Movimento pela equidade de gênero nas indústrias 

A cada 10 indústrias brasileiras, seis contam com programas ou políticas de promoção de igualdade de gênero, sendo que 61% afirmam tê-las há mais de cinco anos. Uma pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 1 mil executivos industriais, sendo 40% mulheres, mostra também que 57% dos entrevistados dão importância alta ou muito alta às políticas de gênero. 

O levantamento aponta ainda que, nos últimos 10 anos, no Brasil, as mulheres, progressivamente, alcançaram salários mais próximos aos dos homens, mas a evolução precisa ser acelerada.  

Em relação à paridade salarial, ainda há uma diferenciação entre mulheres e homens. O estudo, feito a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Previdência, mostra que, no país, o homem ganha 12,5% a mais que a mulher. No Espírito Santo, essa diferença aumenta para 16,2%.  

Quando se analisa o indicador liderança, é possível notar que as mulheres ganharam espaço em funções de tomadas de decisões. Entre 2008 e 2021, no país, a participação das mulheres em cargos de gestão na indústria passou de 24% para 31,8%. 

Na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), as mulheres são a maioria. Elas representam 58% do nosso quadro de mais de 2,3 mil funcionários. Já nos cargos de liderança e gestão o percentual passa dos 60%.  

“Oportunidades transformam vidas e esse é um dos nossos propósitos aqui dentro da Findes também. Por isso, valorizamos as nossas profissionais e acreditamos muito na capacidade de crescimento de cada uma delas. Para nós, é muito importante gerar oportunidades, afinal, quando isso acontece, estamos mudando a realidade de muitas mulheres. Por meio da nossa indústria, mostramos diariamente o quanto somos produtivas, temos competência e capacidade técnica para ocupar qualquer cargo e estar onde desejarmos”, conclui Cris Samorini, primeira mulher a presidir a Findes. 

 

Serviço: 

 

Programa Mulheres na Indústria 

Março: 150 vagas – 05 turmas disponíveis e 30 alunos cada. 

Matrículas abertas a partir do dia 08 e março. 

Inscrições: https://senaies.com.br/mulheresnaindustria/.  

Pré-requisitos: Ter no mínimo 16 anos completos, possuir ensino fundamental incompleto e apresentar autodeclaração de baixa renda. 

Unidades/Cursos: 

Vitória – curso de Eletricista instalador predial 

Serra (Civit) – curso Eletricista instalador predial 

Vila Velha – curso Pinturas texturizadas 

Cachoeiro – curso Pinturas texturizadas 

Aracruz – curso Eletricista industrial 

As aulas começam dia 25 de março.  

 

 

Por Natália Magalhães 

 

Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone: 0800 102 0880   Whatsapp: 27 99841-2270 (clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES  

Natália Magalhães – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Read More

Senai ES oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para moradores de Vitória 

A presidente da Findes, Cris Samorini, falou como a parceria demonstra o compromisso do município de Vitória em fazer chegar qualificação a mais trabalhadores (Leonardo Duarte/PMV)

 

A iniciativa faz parte de uma parceria com a Prefeitura de Vitória e o Senac. As inscrições para o primeiro ciclo de cursos já estão abertas 

 

Qualificação profissional como uma oportunidade de mudança de vida para a população de Vitória. Por meio do Projeto Futuro Brilhante, o Senai ES, a Prefeitura de Vitória e o Senac vão ofertar cursos profissionalizantes gratuitos. 

Serão oferecidas 1.324 novas oportunidades em cursos, como os de Confecção de Peças Íntimas e Confecção de Moda Praia, Soldador, NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, Cuidador Infantil e Cuidador de Idoso. 

As inscrições para o primeiro ciclo, com 128 vagas, já estão abertas no portal VixCursos (vixcursos.vitoria.es.gov.br) e as aulas terão início no dia 4 de março. Os alunos também receberão vale-transporte gratuito. 

Presidente da Findes, Cris Samorini (Leonardo Duarte/PMV)

Para a presidente da Findes, Cris Samorini, a parceria demonstra o compromisso do município de Vitória em fazer chegar qualificação a mais trabalhadores. “Temos aumentado cada vez mais o diálogo junto ao setor produtivo e aos órgãos públicos. O Senai tem um papel determinante na qualificação e na inserção das pessoas no mercado de trabalho. Nove em cada 10 alunos formados no Senai estão empregados”, ressaltou. 

Ao longo do Projeto, que tem duração de dois anos, o Senai vai oferecer 520 vagas em qualificação e aperfeiçoamento social e profissional para 26 turmas divididas em 12 cursos. São eles: Assistente administrativo, padeiro, programador de sistemas, programador web, mecânica automotiva básica, confeiteiro, auxiliar de cozinheiro, informática básica, soldador MG, soldador TIG, eletricista automotivo e NR 10 – segurança em instalações e serviços em eletricidade. 

Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini

“Investir na qualificação profissional é investir nas pessoas, é gerar oportunidades para conquistarem bons empregos, contribuírem com suas famílias e com o crescimento da cidade”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. 

O Futuro Brilhante é desenvolvido pela Gerência de Qualificação Profissional da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Titular da Semcid, Diego Libardi destaca que a escolha dos cursos foi definida atendendo a demandas do mercado de trabalho atual e futuro, além de atender às demandas dos alunos. “No Futuro Brilhante, vamos ofertar o vale-transporte, facilitando o acesso a cursos de excelência e assegurando a formação completa dos novos profissionais”, acrescenta Libardi.  

O investimento da Prefeitura de Vitória no projeto é de R$ 1.575.245,23, por dois anos. Os recursos são do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. O mesmo fundo realiza o Projeto QualificaVix Comunidades, que está em andamento neste ano, com inscrições abertas no portal VixCursos (vixcursos.vitoria.es.gov.br). 

Titular da Semcid, Diego Libardi

Primeiras turmas 

As inscrições para as primeiras turmas do projeto estão abertas na plataforma VixCursos . Neste site, são informadas as datas e os cursos que serão ofertados, assim como a documentação necessária.  

Serão oferecidas 128 vagas para os cursos como Design de Cílios; Mídias Sociais e Marketing Digital Soldador; Programador de Sistemas; e Mecânica Básica Automotiva. 

O público-alvo são moradores de Vitória, com idade mínima de 14 anos e escolaridade mínima de 5º ano (antiga 4ª série). Como em todos as formações de qualificação profissional da Semcid, os alunos recebem todo o material didático e a camisa do curso.   

Informações também poderão ser obtidas pelo telefone (27) 98125-0964 (whatsapp e ligação), das 9h às 17h, nos dias úteis. 

As primeiras turmas do projeto serão para os cursos abaixo: 

  1. Design de cílios 
  2. Mídias sociais e marketing digital 
  3. Básico de corte e costura 
  4. Unhas de gel 
  5. Cuidador infantil 
  6. Soldador 
  7. Nr10 – Segurança em instalação e serviços em eletricidade 
  8. Programador de sistemas 
  9. Mecânica básica automotiva

 

Por Natália Magalhães, com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vitória

 

Mais informações | SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

Telefone: 0800 102 0880   Whatsapp: 27 99841-2270 (clique aqui)
E-mails: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES  

Natália Magalhães – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa 
Telefone: (27) 99623-8089
E-mail: [email protected]

Read More

Senai ES oferece curso de qualificação com oportunidade de contratação imediata na Fibrasa

Durante o curso, os alunos também receberão uma bolsa auxílio e benefícios de transporte 

Referência na produção de embalagens plásticas de polipropileno do Brasil, a Fibrasa traz uma oportunidade para aqueles que desejam trabalhar na empresa, localizada no município da Serra. Por meio de uma parceria com o Senai ES, serão oferecidas 25 vagas para formação de mão de obra na área de Processos de Transformação de Polímeros. 

 

“O nosso objetivo consiste em sanar uma lacuna grande das nossas indústrias que é o preenchimento de vagas com profissionais qualificados. Após a conclusão do curso, os estudantes que se destacarem serão contratados pela Fibrasa. Durante o período do programa, eles também receberão uma bolsa auxílio e benefícios de transporte”, declarou gerente executiva de Educação do Senai ES, Tatiane Franco. 

 

Para o vice-presidente da Fibrasa, Léo de Castro, o Senai é uma instituição reconhecida em todo o Espírito Santo. “A Fibrasa está expandindo sua atuação no Estado e, com isso, gerando uma demanda nova por capital humano. Resolvemos nos associar ao Senai na busca de identificar e capacitar bons profissionais para iniciar uma jornada dentro da empresa”, afirmou o empresário.

 

Tatiane Franco acrescenta que essa parceria cumpre um dos propósitos do Senai: “qualificar profissionais para atender a demanda de mão de obra, contribuindo para o impulsionamento da indústria do nosso Estado”. 

 

O curso terá duração de 40 horas e será realizado no turno vespertino, das 13h às 17h, no Centro de Educação Profissional “Jones Santos Neves” (Senai Serra), no bairro Civit, na Serra. Os candidatos devem ter mais de 18 anos e Ensino Fundamental II completo. 

 

As inscrições acontecem até o dia 06 de fevereiro, no site https://fibrasa.jobs.recrut.ai/job/2I5WA8. 

  

Curso: Introdução aos Processos de Transformação de Polímeros 

Vagas: 25 

Carga horária: 40 horas 

Pré-requisitos: Ter mais de 18 anos e Ensino Fundamental II completo 

Inscrições: até o dia 06 de fevereiro 

Onde se inscrever? https://fibrasa.jobs.recrut.ai/job/2I5WA8 

 

Por Natália Magalhães 

Read More

Senai abre quase 2 mil vagas em cursos técnicos

As inscrições são para o primeiro semestre de 2024 e as aulas começam no dia 1° de fevereiro. As oportunidades são para cursos pagos e tem possibilidade de financiamento estudantil. Essa é uma excelente chance de acesso ao ensino técnico e a o mercado de trabalho

O Senai ES está com matrículas abertas para o primeiro semestre deste ano. Essa é uma ótima oportunidade para quem busca uma formação voltada para atender as demandas da Indústria 4.0 e do novo mercado de trabalho. Ao todo, são 1.975 vagas e as matrículas podem ser realizadas no site loja.senaies.com.br ou na unidade mais próxima de você.  

Para se inscrever, o candidato deve ter, no mínimo, 16 anos completos, estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, ou comprovar a conclusão das atividades escolares.  

“Os cursos são ofertados em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial. No formato semipresencial, os alunos têm 80% das aulas no ambiente on-line e 20% presenciais. Isso porque o ensino do Senai é conhecido por ser mão na massa, ou seja, o aluno aprende executando e simulando o dia a dia do ambiente de trabalho”, explica a gerente executiva de Educação do Senai Es, Tatiane Franco. 

Entre as turmas ofertadas pelo Senai neste primeiro semestre do ano, são destaques os cursos: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Logística, Técnico em Mecânica, Técnico em Alimentos, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Edificações.  

As vagas estão divididas entre as unidades Senai de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra (Civit), Vila Velha (Araçás), São Mateus e Vitória. 

 

Financiamento 

Com a parceria entre o Senai ES e o Sicoob, agora o aluno pode financiar o curso de habilitação técnica, com taxas diferenciadas e parcelas em até o dobro do tempo do curso. Acessando aqui é possível simular o financiamento. 

Os cursos possuem mensalidades a partir de R$159,00. Mais informações podem ser adquiridas diretamente na unidade Senai de sua escolha ou pelo telefone 0800 102 0880, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (exceto feriados nacionais e locais). 

 

Por que escolher o Senai ES? 

O Senai ES possui altos índices de empregabilidade: mais de 84% dos alunos que fizeram Senai estão empregados, isso porque grande parte das indústrias capixabas preferem os alunos egressos do Senai na hora de efetuar uma contratação. O ensino do Senai é mão na massa, tendo o foco na aprendizagem prática.  

Além disso, os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e o certificado de conclusão possui validade nacional. É a partir dessa formação profissional que as indústrias capixaba e brasileira têm a oportunidade de absorver mão de obra qualificada e preparada para os desafios do mercado.  

O currículo do Senai ES possui matérias voltadas para as necessidades da Indústria 4.0 e as unidades contam com laboratórios e oficinas de alto padrão, onde são realizadas as aulas práticas. 

 

Por Jamilly Vaz 

Read More

Do estudo ao emprego: como o Senai pode fazer a diferença na formação profissional

Quando o assunto é educação técnica o Senai é destaque. Isto acontece porque a instituição é um agente transformador na formação de profissionais qualificados e na inserção no mercado de trabalho. Com uma gama de cursos e programas voltados para a indústria, o Senai tem sido uma peça fundamental na transição do estudo para o emprego para milhares de brasileiros. 

  

Formação de qualidade para o mercado de trabalho 

O Senai oferece uma variedade de cursos que vão desde áreas tradicionais, como mecânica e eletrônica, até áreas mais inovadoras, como automação e tecnologia da informação. Essa diversidade permite que os alunos adquiram habilidades práticas e teóricas alinhadas com as demandas atuais do mercado de trabalho, preparando-os para as necessidades da indústria. 

 Infraestrutura e tecnologia 

Além do conteúdo dos cursos, a instituição investe em infraestrutura e equipamentos de última geração, proporcionando aos alunos a experiência prática necessária para se destacar em suas áreas de atuação. Laboratórios modernos e tecnologicamente atualizados capacitam os estudantes a lidar com as mais recentes inovações e tendências industriais. 

  

Inserção no mercado de trabalho 

Uma das grandes vantagens do Senai é sua capacidade de conectar os estudantes diretamente com o mercado de trabalho. Sendo assim, pacerias com empresas possibilitam estágios, programas de aprendizagem e até mesmo encaminhamento para vagas efetivas após a conclusão dos cursos. Isso permite uma transição suave do ambiente educacional para o profissional. 

  

Adaptação às novas demandas do mercado 

O Senai não apenas oferece cursos tradicionais, mas também se adapta rapidamente às novas demandas do mercado. Diante das constantes mudanças tecnológicas e industriais, a instituição está sempre revisando e atualizando sua grade curricular para garantir que os alunos estejam preparados para as necessidades atuais. 

  

E aí, quer se qualificar com o Senai e se destacar no mercado? Acesse a loja do Senai e fique por dentro dos cursos disponíveis!

 

 

*Por Jamilly Vaz

Read More

5 Motivos para fazer cursos de qualificação no Senai

O mundo profissional está em constante transformação, e para se manter competitivo, é essencial adquirir habilidades e conhecimentos atualizados. O Programa Qualifica Senai, oferece 5000 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos e surge como uma oportunidade única para quem deseja investir em sua carreira. Por isso, separamos cinco motivos para considerar o Programa como o caminho certo para o seu sucesso profissional.

 

1 – Cursos Gratuitos e Flexibilidade de Modalidades

O primeiro motivo que faz do Programa Qualifica Senai uma boa escolha é a gratuidade de seus cursos. Seja você alguém que prefere o aprendizado presencial ou desfruta da comodidade do ensino a distância (EAD), o Qualifica Senai oferece ambas as opções. Essa flexibilidade garante que mais pessoas possam acessar o programa, independentemente de suas limitações geográficas ou de horário.

 

2 – Alta Empregabilidade

Uma das principais vantagens de participar do Qualifica Senai é a perspectiva de alta empregabilidade. Os cursos são projetados para atender às necessidades do mercado de trabalho, garantindo que os alunos adquiram habilidades e conhecimentos práticos e relevantes. As empresas valorizam profissionais bem treinados e qualificados, o que aumenta significativamente suas chances de conquistar uma colocação profissional ou de avançar em sua carreira atual.

 

3 – Certificado de Formação Reconhecido em Todo o Brasil

Ao concluir um curso no Senai, você receberá um certificado de formação que é reconhecido em todo o Brasil. Isso significa que sua qualificação será valorizada por empregadores em qualquer região do país, ampliando ainda mais suas oportunidades de emprego e crescimento profissional.

 

4 – Acesso aos melhores laboratórios do Estado

Outro diferencial do Programa Qualifica Senai é a oportunidade de estudar nos maiores laboratórios do Espírito Santo. O acesso a instalações que simulam o dia a dia na indústria, proporciona aos alunos um ambiente ideal para o aprendizado prático e experimental. Essa experiência enriquecedora contribui para uma formação sólida e prepara os alunos para os desafios do mundo real.

 

5 – Investimento no Seu Futuro

Participar do Programa é um investimento no seu futuro profissional.  Aproveite essa oportunidade única e faça parte do Qualifica Senai para alcançar o sucesso que você merece. As vagas são destinadas às pessoas de baixa renda e serão ofertadas nas unidades do Senai ES: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. 

 

Matrículas

A matrícula do candidato poderá ser realizada de forma presencial na unidade Senai de interesse ou on-line no endereço eletrônico: https://loja.senaies.com.br/ (localizar o curso de Qualificação Profissional em que deseja se matricular, e clicar em “Matricule-se”). 

  

 

 

*Por Jamilly Vaz 

 

Read More

Carretas do Senai vão levar formação profissional para bairros de Vitória

Prefeitura de Vitória vai ofertar 2,3 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional do Senai. As aulas serão voltadas para moradores da capital capixaba

Cinco carretas do Senai ES vão levar qualificação e aperfeiçoamento profissional para diversos bairros de Vitória a partir deste mês de outubro. Nesta segunda-feira (09), a Prefeitura de Vitória lançou o QualificaVIX Comunidades que vai ofertar 2,3 mil vagas em cursos gratuitos para moradores da capital.

As aulas teóricas e práticas serão realizadas em carretas que funcionam como unidades móveis do Senai. Elas serão nas áreas de mecânica e elétrica automotiva, informática e alimentos (gastronomia, panificação e cozinha capixaba). As inscrições devem ser feitas no: vixcursos.vitoria.es.gov.br.

A presidente da Findes, Cris Samorini, comenta que a parceria é muito relevante, pois demonstra o compromisso do município em fazer chegar qualificação a mais trabalhadores.

“A Prefeitura de Vitória tem apostado na qualificação profissional e na educação como caminho transformador para o futuro. Parcerias como esta são fundamentais para o setor produtivo capixaba. Ficamos muito felizes com essa escolha porque buscamos trabalhadores qualificados no mercado, mas temos dificuldade de encontrá-los.”

Cris ainda complementa que o Senai tem como uma das suas missões atender a indústria com mão de obra qualificada. “Por meio dele, levamos qualificação não apenas com as nossas nove unidades físicas, mas por todo o Estado com as nossas carretas móveis”, explica.

De acordo com o Mapa do trabalho da CNI, o Brasil precisará qualificar 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais até 2025. Já no Espírito Santo, essa demanda por qualificação deve atingir 179 mil pessoas, sendo 39 mil em formação inicial e cerca de 140 mil em formação continuada.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, comenta que as carretas são uma estratégia da prefeitura para levar educação profissional para perto dos alunos, evitando gastos e perda de tempo com deslocamento.

“Além disso, estaremos atendendo às demandas de formação de cada comunidade. É mais uma iniciativa no sentido de gerar transformação para as famílias e para os bairros por meio do conhecimento e do trabalho”, diz.

Saiba mais sobre o QualificaVIX Comunidades

O QualificaVIX Comunidades será realizado em unidades móveis do Senai ES e a expectativa é promover a capacitação de 2,3 mil alunos ao longo de um ano. O (a) candidato (a) deverá ter idade mínima de 16 anos e escolaridade mínima de 5º ano.

As carretas possuem laboratórios, salas de aula e oficinas, além de máquinas e equipamentos atualizados. A primeira turma está prevista para iniciar no dia 23 de outubro deste ano.

A oferta de qualificação será realizada pelo Senai ES e tem como contratante a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho e do Procon Vitória. O investimento da prefeitura será de R$ 864 mil, com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

“Vitória é o único município no Estado que utiliza estes recursos para investir diretamente no munícipe. Nossa experiência mostra que a qualificação dos fornecedores resulta na melhora das relações de consumo e na qualidade da prestação de serviços para o cliente final, além de gerar mais renda e movimentar toda a economia”, explica o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Diego Libardi.

Oportunidades

As cinco carretas vão funcionar simultaneamente, em diferentes locais. Serão oferecidas 27 modalidades de cursos (veja a lista abaixo) gratuitos e os alunos receberão certificados do Senai.

As primeiras turmas serão iniciadas no próximo dia 23: Carretas de Informática, em frente ao Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Ilha de Santa Maria, e a Cozinha Brasil, na Casa do Cidadão, em Itararé.

“O QualificaVIX Comunidades vai abrir muitas possibilidades para quem quiser aprender um novo ofício, ingressar no mercado de trabalho, mudar de área ou continuar se aperfeiçoando. É uma chance que vai passar pelas nove regiões de Vitória”, diz a gerente de Qualificação do Trabalhador da Semcid, Thalyta Coutinho.

Para saber as datas e os cursos que serão oferecidos, assim como a documentação necessária, basta acessar a plataforma VIX CURSOS: vixcursos.vitoria.es.gov.br/ ou pelo telefone (27) 98125-0964 (whatsapp e ligação), das 9h às 17h, nos dias úteis.

Confira os cursos que serão oferecidos:

Unidade Automotiva:

  • Mecânica básica de motores de motocicletas
  • Sistema de suspensão, direção e freios
  • Manutenção de vidros, travas e alarmes
  • Manutenção no sistema de air-bag e ABS Automotiva
  • Manutenção no sistema de carga e partida

Unidade de Informática:

  • Introdução à programação Web
  • Introdução à programação Android

Unidade Cozinha Capixaba:

  • Doces para festas
  • Salgados diversos
  • Cozinha capixaba 1
  • Cozinha capixaba 2

Unidade de Panificação:

  • Noções de confeitaria
  • Noções de padeiro
  • Fabricação de salgados
  • Fabricação de pizzas
  • Fabricação de panetones especiais
  • Fabricação de produtos natalícios

Unidade Oficinas de Gastronomia:

  • Brigadeiro
  • Bolo de pote
  • Saladas/ Molhos
  • Marmita Fitness
  • Alimentação Vegana
  • Alimentação sem Glúten e sem Lactose
  • Quiche e Tortas
  • Salgados
  • Cupcake
  • Pirulito de Chocolate

 

Por Siumara Gonçalves, com informações da Prefeitura de Vitória

Read More

Conexão e oportunidade: vem aí o Mundo Senai 2023

O evento é referência nacional na promoção de conhecimento técnico e interação com jovens 

Este ano, o Mundo Senai vai acontecer nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em um formato híbrido que combina atividades presenciais e virtuais, adaptando-se às necessidades do público. O evento oferece aos jovens a oportunidade de vivenciar a educação técnica em um ambiente prático e interativo, com a possibilidade de explorar laboratórios, participar de atividades práticas e conhecer as diversas carreiras disponíveis na indústria.  

 

Programação 

 O Mundo Senai 2023 contará com uma programação diversificada, que incluirá palestras, apresentações de trabalhos, circuitos pelas salas de aula e laboratórios, oferecendo aos participantes a oportunidade de experimentar de perto a excelência da educação profissional do Senai. Além disso, no dia 26 de outubro, ônibus serão disponibilizados pelo Senai para o transporte de alunos das regiões metropolitanas de Vitória, Aracruz, Colatina, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus, garantindo a participação. 

  

No dia 27 de outubro, uma aula experimental noturna sobre noções básicas de Eletrotécnica será oferecida, com um tour pelos laboratórios e uma prática útil para o dia a dia, proporcionando uma experiência valiosa para os participantes.  Além das atividades presenciais, o evento também terá uma presença on-line, permitindo que pessoas de todo o país participem virtualmente do encontro e acessem informações sobre a programação nacional.  

  

Feira Contrate-me  

 A Feira Contrate-me acontece durante o Mundo SENAI 2023 e é o lugar onde empresas renomadas e talentos excepcionais se encontram. Mais de 10 mil vagas de emprego foram abertas na última edição e agora é a sua vez de conquistar o emprego dos seus sonhos. 

Participe e conheça as oportunidades. Faça networking e dê o próximo passo na sua trajetória profissional. Fique ligado nas datas e participe deste evento que impulsiona o desenvolvimento da indústria e do país. 

 

Clique aqui e confira a programação completa

 

 

*Por Jamilly Vaz

Read More

Senai ES oferece 5 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional

As inscrições já estão abertas e são 50 cursos distribuídos nas unidades de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória

 

No Espírito Santo, a demanda por qualificação profissional deve atingir 179 mil pessoas, sendo 39 mil em formação inicial e 140 mil em formação continuada, segundo o Mapa do Trabalho 2022-2025. Para atender esse cenário, o Senai ES tem criado oportunidades para ampliar a inserção dos capixabas no mercado de trabalho. Mais de 5 mil vagas para cursos gratuitos, presencias e a distância (EaD) serão ofertadas em todas as unidades Senai do Estado até o final do ano.

São capacitações profissionais voltadas à iniciação – destinada a jovens e adultos que estão começando no mercado de trabalho, e continuada – quem quer se qualificar mais.

“A falta de mão de obra qualificada não é um problema exclusivo do ES, mas acontece em todo o Brasil. O Senai se empenha para aprimorar a oferta de cursos com base na demanda das empresas e nos locais onde acontecerão os investimentos de grandes empreendimentos. É uma oportunidade única, gratuita, que estamos ofertando à população, para que vidas sejam transformadas e, em paralelo, gere mão de obra qualificada para atender as demandas da indústria, contribuindo com o desenvolvimento do Estado”, disse o diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima.

As vagas, destinadas às pessoas de baixa renda, serão ofertadas nas unidades do Senai ES: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

“Gerar oportunidades para que as pessoas consigam se qualificar e, assim, aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho. São cursos que variam entre 30h e 240h, nos turnos matutino, vespertino e noturno. Queremos facilitar para que todos tenham a possibilidade de se qualificar”, afirma Tatiane Franco, gerente executiva de Educação.

São oportunidades para 50 cursos de: Alfaiate; Almoxarife; Aplicadas ao Setor Moveleiro; Assistente Administrativo; Assistente de Controle de Qualidade; Assistente de Logística; Auto Cad 2 D; Auxiliar de cozinheiro; Auxiliar em Processamento de Rochas Ornamentais; Cad inventor; Caldeireiro; Climatização Automotiva; Comandos Pneumáticos e Eletropneumáticos (Aperfeiçoamento); Confeiteiro; Controlador e Programador de Produção; Costureiro Industrial do Tecido Malha; Costureiro Industrial do Tecido Plano; Desenho técnico mecânico (aperfeiçoamento); Desenvolvimento de Liderança; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Eletricista Instalador Residencial; Excel Avançado; Inspetor de Qualidade; Instalador Hidráulico; Lean Manufacturing; Leitura e Interpretação de Desenho de Caldeiraria e Tubulação Industrial; Magarefe; Marceneiro de Móveis Personalizados; Mecânico de Freios, Suspensão e Direção de Veículos Leves; Mecânico de Maquinas de Costura; Mecânico de Válvulas Industriais; Modelista; Modelista de Roupas; Montador de Veículos Automotores; Montagem de Sistemas Fotovoltaicos (Aperfeiçoamento); Movimentador de Cargas; Operação de Torno CNC; Operador de Computador; Oxicorte a mão e máquina; Padeiro; Pintor de Obras Imobiliárias; PLC; Programador de Sistemas; Programador Web; Sistema de construção a seco – Drywall; Sistema de Injeção Eletrônica; Soldador no Processo Eletrodo Revestido; Soldador no Processo MAG; Técnicas de Controle da Qualidade; Técnicas de Controle Dimensional.

A matrícula do candidato poderá ser realizada de forma presencial na unidade Senai de interesse ou on-line no endereço eletrônico: https://loja.senaies.com.br/ (localizar o curso de Qualificação Profissional em que deseja se matricular, e clicar em “Matricule-se”).

 

Endereço das Unidades:

 

Senai Cachoeiro

Rua Jones dos Santos Neves, nº 975, Alto Monte Cristo, Cachoeiro de

Itapemirim/ES

Tel: (28) 3515-2150

 

Senai Vila Velha

Rodovia Darly Santos, 2655, Polo Empresarial Novo México, Vila

Velha/ES

Tel: (27) 3399-5812

 

Senai Vitória

Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, nº 2235, Bento Ferreira,

Vitória/ES

Tel: (27) 3334-5201

 

Senai Serra

Avenida Paulo Miguel Bohomoletz, nº 520, Civit I, Serra/ES

Tel: (27) 3298-7800

 

Senai Aracruz

Avenida Epifânio Pontin, nº 985, Vila Nova, Aracruz/ ES

Tel: (27) 3256-9950

 

Senai Colatina

Rodovia Gether Lopes de Farias, Nº175, São Silvano, Colatina/ES Tel:

(27) 3770-5301

 

Senai Linhares

Avenida Filogônio Peixoto, nº 728, Aviso, Linhares/ES

Tel: (27) 3264-1310

 

Senai São Mateus

Avenida Dom José Dalvit, nº 100, Santo Antonio, São Mateus/ES

Tel: (27) 3767-9343

 

 

*Por Natália Magalhães

Read More