Ele aparece das mais variadas formas em nossos objetos eletrônicos, tela azul, travamentos e por aí vai. Às vezes nas horas mais impróprias, enquanto você assististe àquela sua serie favorita, ou enquanto precisa responder aquele e-mail do seu chefe.
Todos esses problemas do nosso cotidiano atendem pelo mesmo nome: bug! Mas você conhece a origem desse termo? Não há um consenso sobre a primeira vez que ele foi usado para designar erros em objetos eletrônicos, porem há uma versão bem aceita e curiosa que você vai conferir agora!
O Significado da palavra
Para começar, o que significa “bug”? A palavra bug vem do inglês e significa inseto. Sim, literalmente aquele inseto que você vê por aí no seu cotidiano. Não se sabe ao certo o motivo de associarem o Bug as falhas apresentadas por dispositivos eletrônicos, mas há uma versão bem aceita do início dessa história!
Essa história começa dentro de um navio
Tudo começa dentro de uma embarcação da Marinha dos Estados Unidos, em 9 de setembro de 1947, no computador Mark II e operado por William Burke. Ele notou que o computador o qual utilizava apresentava falhas, então resolveu abrir a máquina e inspecionar o que causava o mau funcionamento do equipamento.
O primeiro bug
Ao investigar, ele descobriu a causa: uma mariposa presa nos fios! Sim, um inseto de verdade que causou o mau funcionamento do computador Mark II. Após esse esse episódio, William Burke registou em seu diário de bordo o caso do bug, encontrado na máquina. Desde então o termo entrou no vocabulário do mundo da tecnologia.