Os estudantes participam ativamente da construção do conhecimento durante a aula
Uma sala de aula sem o modelo tradicional de professor à frente da classe e alunos sentados, ouvindo a explicação da matéria. Na metodologia de sala de aula invertida, a turma participa ativamente da construção do conhecimento, contribuindo, debatendo e compartilhando o assunto estudado. Nesse sentido, o professor passa a ser o tutor dos alunos e incentiva a autonomia, colaboratividade e senso crítico.
A estratégia de ensino é adotada pelos professores e instrutores do Ensino Médio com Itinerário de Formação Técnica (Emiep), uma modalidade de ensino que segue as premissas da reforma do Ensino Médio e mescla disciplinas do ensino básico e profissionalizante.
Os profissionais à frente da turma do #EnsinoProfissa participam de formação continuada para aprimorar as habilidades em sala de aula, e não foi diferente na última semana, quando um grupo de cerca de 20 professores de quatro áreas do conhecimento vivenciaram as etapas de uma sala de aula invertida e elaboraram um planejamento de aula, para aplicar, na prática, com suas turmas. O treinamento foi ministrado por Fábio Campos, instrutor de Educação Profissional e técnico do Centro Integrado Sesi/Senai.
Como funciona a metodologia
Com a metodologia da sala de aula invertida, os professores planejam conteúdo em texto, vídeo, etc., que deve ser estudado em casa pelos alunos. Na sala de aula são formados grupos de estudo e debate direcionados pelos tutores e, ao final, todos socializam o conhecimento adquirido.
Por Elaine Maximiniano