Instituto Senai de TecnologiaSe sua indústria precisa produzir mais, com menos recursos e processos mais eficientes, o Senai-ES pode te ajudar. É que será inaugurado na próxima segunda-feira, dia 16/4, o Instituto Senai de Tecnologia (IST). Com mais de 57 unidades espalhadas pelo Brasil, o IST da capital capixaba será o pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional, ou seja, apoiar as empresas no aumento de sua produtividade.

O ambiente contará com dois serviços fundamentais: o ‘Laboratórios de Práticas Lean’, para teste e validação de ferramentas visando uma produção mais enxuta; e o ‘Laboratório Aberto’, um espaço de criatividade e inovação com foco em prototipagem e validação de novos conceitos, tecnologias e negócios. O ‘Laboratório Aberto’ será o primeiro spacemaker de Vitória, uma espécie de coworking da indústria, aberto para a sociedade. O local contará com consultores, salas de reunião, sala de treinamento executivo e espaço para equipamentos portáteis e recepção.

“Queremos ser reconhecidos como um ponto focal para as indústrias capixabas na busca de soluções tecnológicas para seus desafios e oportunidades. O IST está inserido na rede nacional e atuará conectando os diversos parceiros do ecossistema local, para desenvolver projetos e atender as empresas com foco na eficiência operacional e, consequentemente, no aumento de sua competitividade”, afirma Mateus Simões, diretor executivo de Tecnologia, Inovação e Produtividade do Senai.

Eficiência Operacional

O conceito de eficiência operacional engloba a prática de tornar os processos (atividades desempenhadas pela empresa, com o objetivo de chegar a um produto ou serviço final), melhores. Por exemplo, se a indústria não cuida adequadamente do seu estoque, pode estar perdendo insumos importantes, assim como a falta de planejamento do layout do chão de fábrica pode incorrer em perdas de energia elétrica ou de tempo de produção – itens que impactam negativamente na sua eficiência operacional. A eficiência operacional, portanto, está diretamente ligada à redução de custos de operação. Importante destacar que “custos” não quer dizer apenas dinheiro, mas também tempo, recursos humanos, entre outros.

Inauguração do Instituto Senai de Tecnologia (IST)

Data: 16 de abril

Horário: 8h
Local: Senai Beira Mar – Vitória