Foco do projeto é a qualificação e capacitação de mulheres como eletricistas de redes de distribuição. O lançamento das novas turmas foi realizado nesta terça-feira (31), no Senai Civit, na Serra.

Mais um passo importante para a quebra de paradigmas no setor de energia elétrica. O Senai ES e a EDP inauguraram nesta terça-feira (31), no Senai Civit, duas turmas do curso de Eletricista para mulheres. O foco é a qualificação e capacitação de mulheres como eletricistas de redes de distribuição.

A aula inaugural do curso, que marca o começo das aulas, contou com a participação do diretor de Distribuição da EDP, Fernando Saliba, e do diretor de Educação do Sesi/Senai, Erick Thadeu.

“Tenho muito orgulho em participar desse projeto e ser parceiro do propósito de transformar vidas através da educação. O Senai oferece ótima estrutura, bons profissionais e um campo preparado para que possam aprender essa nova profissão”, destacou o diretor de Educação do Sesi/Senai, Erick Thadeu.

A proposta é capacitar essas mulheres para atuar nos trabalhos da EDP, como eletricista. Para isso, a qualificação das alunas ficará a cargo do Senai ES, que oferece toda a infraestrutura de suas unidades para um ensino mão na massa.

“Ainda é muito necessário que as empresas façam as ações afirmativas de inclusão das mulheres, dos negros e da população LGBTQIA+. Falar em diversidade já é um tema que algumas pessoas têm dificuldade, e na verdade, é uma oportunidade de sermos melhores. Mas a concretização de diversidade é através da inclusão”, disse Fernando Saliba, diretor de Distribuição da EDP.

 

Depoimentos

Tatiele Jesus, 30 anos
Aluna do curso de eletricista do Senai em 2021

“Fazer o curso de eletricista foi uma experiência única que eu agarrei com todas as minhas forças. É um sonho que está sendo realizado! No primeiro dia que fiz a minha inscrição comecei a sonhar. A estrutura do Senai e os professores, me ajudaram muito. Não só na parte técnica e profissional, mas também no pessoal. Hoje, ter essa profissão é uma realização. Assim que me formei, já entrei na EDP como eletricista de rede júnior”.

Thienny Patrocinio, 32 anos
Aluna do curso de eletricista do Senai em 2022

“Sempre tive interesse no setor de elétrica, sou apaixonada por eletrotécnica também, então essa oportunidade de fazer o curso já é um sonho. Meu foco é me formar e conseguir entrar na EDP, e absorver o máximo que eu puder. Para além da qualificação, é uma realização pessoal”.

 

O curso

As aulas teóricas e práticas da Escola de Eletricistas para Mulher são ministradas no Senai Civit, localizado no município de Serra. O programa contempla bolsa-auxílio durante o período do curso, material didático, uniformes, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e lanche no local.

Durante esse período, elas irão aprender sobre os procedimentos e as técnicas necessárias para planejamento, execução, avaliação e inspeção das redes, bem como sobre manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas técnicas e de segurança.

Para isso, o curso conta com módulos técnicos e operacionais, aborda as normas regulamentadoras e trabalha também as competências comportamentais – as chamadas soft skills -, de acordo com a cultura organizacional da EDP.

As mulheres que concluírem a qualificação recebem certificado chancelado pelo Senai e permanecerão no banco de talentos da EDP, podendo participar futuramente de processos seletivos para vagas efetivas.

 

*Por Raianne Trevelin