O desenvolvimento sustentável é a pauta mais urgente quando o assunto é Meio Ambiente. Adotar práticas alternativas que não impactem os recursos naturais do planeta é uma tendência no setor industrial, como mostra o ciclo de palestras e oficinas promovido pelo Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional, que acontece de 14 a 17 de maio, na sede da entidade, em Vitória.

Voltado aos empresários das indústrias, aos profissionais do setor e à sociedade, o evento irá orientar quanto às exigências, às tendências e às soluções ambientais relacionadas ao melhor uso dos recursos e à gestão adequada dos insumos e resíduos. A entrada é gratuita com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no endereço: http://bit.ly/PalestrasIST.

Tema relevante nos dias atuais, a reutilização dos recursos hídricos será o tema de abertura da programação, com a palestra “Reuso de água na indústria Capixaba: Estudo de Caso-Vale”, ministrada pela engenheira e responsável pela gestão de recursos hídricos em Tubarão, Vancleide Bof.

Os debates também se estendem à regularização do uso de água subterrânea, licenciamento ambiental e a Política Política Estadual de Resíduos Sólidos e Logística reversa. Além disso, uma equipe tirará dúvidas das empresas quanto às questões relacionadas às conformidades ambientais das empresas, realizando uma análise de cada situação.

IST

O Instituto Senai de Tecnologia – IST foi inaugurado no dia 16 de abril. Com unidade sediada na Avenida Beira Mar, em Vitória, é pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional com foco no aumento da produtividade e competitividade das empresas.

O espaço, que possui mais de 83 centros pelo país, conta com dois serviços fundamentais: ‘Laboratório de Práticas Lean’, para teste e validação de ferramentas visando uma produção mais enxuta; e o ‘Laboratório Aberto’, um ambiente de criatividade e inovação com foco em prototipagem e validação de novos conceitos, tecnologias e negócios. O ‘Laboratório Aberto’ será o primeiro spacemaker de Vitória, uma espécie de coworking da indústria e será aberto para a sociedade. O local oferece consultores, salas de reunião, sala de treinamento executivo e espaço para equipamentos portáteis.

Serviço

Ciclo de Palestras IST

– “Reuso de água na indústria Capixaba: Estudo de Caso – Vale”

Palestrante: Vancleide Bof – Engenheira e responsável pela gestão de recursos hídricos em Tubarão

Data: 14/05

Horário: 18h

– “O que é água subterrânea? Como regularizar seu uso?”

Palestrante: Anderson Silva, engenheiro de Minas da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH)

Data: 15/05

Horário: 18h

– “Licenciamento Ambiental: conformidade ambiental das empresas

Palestrante: Rafaela Soares Costa Proti, engenheira ambiental, mestre em geologia e consultora do Senai/IST

Data: 16/05

Horário: 18h

– “Tendência Ambiental: Política Estadual de Resíduos Sólidos e Logística Reversa.”

Palestrantes: Romário José Correa de Araújo, diretor de Relações  Institucional do Sinrecicle – Sindicato das Empresas de Reciclagem do ES

Data: 17/05

Horário: 18h

– Clínica

“Conformidade ambiental da sua empresa”

 

Inscrições: http://bit.ly/PalestrasIST

Local: Laboratório Aberto, no IST – Instituto Senai de Tecnologia – Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2235 – Bento Ferreira- Vitória – Unidade Senai Vitória.

 

Por Fiorella Gomes