Você tem a sensação de que sua empresa poderia produzir mais e gastar menos? Vem dedicando horas pensando em como tornar os processos e gastos do seu empreendimento mais enxutos? E se nós te dissermos que existe uma solução amplamente adotada por empresas capixabas e que é capaz de aumentar a produtividade de processos em mais de 120%?

É o ES Mais Produtivo, programa do Senai ES em parceria com o Sebrae ES, e que já atendeu quase 150 empresas com um trabalho e consultoria completo, que envolve toda a parte de identificação de desperdícios e oportunidades de otimização por meio da aplicação de metodologia Lean Manufacturing.

Mas o que é Lean Manufacturing?

O nome parece complicado e inacessível, mas não é! A Manufatura Enxuta, ou Sistema Toyota de Produção é uma filosofia de gestão que foca na redução de sete tipos de desperdício: super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

Basta contar com os profissionais certos (já sabe que é só procurar o Senai, né?), que podem identificar todos esses gargalos e também as oportunidades de melhora. O resultado são produtos e serviços com mais qualidade e menor tempo e custo de produção.

E foi exatamente o que as empresas que você conhece agora fizeram!

Confira:

A Ecopremium é especializada na fabricação de colchões de linha média e alta. A empresa atende, hoje, o ES e a Região Sudeste. Com o ES Mais Produtivo, a indústria aumentou a produtividade, os lucros e reduziu vários desperdícios:

ES Mais Produtivo - Ecopremium

Agora você conhece o André Guerra, diretor de produção da Espiral Engenharia. Ele vai te contar como o ES Mais Produtivo preparou a empresa para, além de aumentar a produtividade, entrar de vez na era da Indústria 4.0:

ES Mais Produtivo - Espiral Engenharia

A Nutriave também otimizou os processos com o ES Mais Produtivo. Dá uma olhadinha no que o Pablo Victor Malini, gerente da empresa,  conta sobre a experiência com  o programa do Senai:

ES Mais Produtivo - Nutriave

Ah! E a experiência da Nutriave foi tão boa que eles já estão desenvolvendo um outro projeto junto ao Senai. Vem novidade muito bacana por aí, mas isso é assunto pra outra hora…

Por Elaine Maximiniano