Por meio do Sesi-ES, Senai-ES e IEL-ES, o Sistema Findes contribuirá com a recuperação do Rio Doce e dos municípios no entorno
O presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, e o diretor-presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, assinaram nessa segunda-feira, dia 26 de junho, um termo de cooperação. Por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-ES), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) poderá contribuir para a execução dos programas previstos no Termo de Transação de Ajustamento de Conduta (TTAC), geridos pela Fundação Renova.
A Fundação desenvolve, desde 2016, ações de reparação, de restauração e de reconstrução das regiões impactadas pelo rompimento da Barragem de Fundão – ocorrido em 2015, em Mariana (MG), afetando os municípios capixabas de Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares. Com foco no desenvolvimento socioambiental e socioeconômico das regiões atingidas, o TTAC prevê ações de saúde, de cultura, de infraestrutura, de educação ambiental, de inovação, de estímulo à contratação local, entre outras.
“Nosso trabalho não é apenas recuperar o meio ambiente, mas levar novas perspectivas para a população das regiões afetadas. Queremos, acima de tudo, formar cidadãos que possam escolher seu próprio caminho”, enfatizou o presidente do Sistema Findes. “Nós, do Sistema Findes, sempre nos colocamos à disposição para ajudar. Ainda em 2016, firmamos uma parceria para atendimento de saúde na região por meio do Sesi. O termo de cooperação com a Fundação Renova vem ampliar essas possibilidades”, explicou Guerra.
O diretor-presidente da Fundação Renova, Roberto Waack, destacou a excelência das entidades do Sistema Findes
O diretor-presidente da Fundação Renova destacou a excelência dos serviços prestados por Sesi e Senai. “Nosso primeiro objetivo é colocar as pessoas no centro das ações, embora estejamos tratando de uma questão ambiental. Um dos aspectos mais importantes é a excelência técnica, porque lidamos com algo totalmente novo e desafiador. A construção conjunta de soluções exigirá a parceria entre a academia, a mobilização local e o conhecimento técnico, algo que o Sistema Findes pode nos ofertar com excelência”, afirmou Waack.
Com a assinatura do termo de cooperação, Sesi-ES, Senai-ES e IEL-ES discutirão planos de trabalho específicos para cada um dos programas desenvolvidos pela Fundação Renova. Segundo o diretor de Programas, Marcelo Figueiredo, será possível “colocar ações em campo em curtíssimo prazo”, em razão da “agilidade e competência” do Sistema Findes. Para o superintendente do Sesi-ES e diretor regional do Senai-ES, Luis Carlos Vieira, Sesi e Senai são respeitados por sua capacidade de realizar. “Conhecemos a teoria, mas nossa história é ligada à realidade da sociedade. Se fomos convidados, é porque seremos capazes de colocar a mão e fazer o melhor possível, com velocidade e eficiência”, pontuou.
Por Rafael Porto