Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

Secretário de educação visita novo IST e busca informações sobre ensino profissionalizante

 

O secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, visitou nesta segunda-feira (31) o novo Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional, na Av. Beira Mar, para conhecer a estrutura do local e o trabalho desenvolvido pelo Senai no ensino profissionalizante.

O secretário disse estar preparando a rede pública para o novo Ensino Médio, que deverá vigorar a partir 2022, com os chamados itinerários formativos: parte flexível do currículo que permitirá aos estudantes aprofundar os conhecimentos em uma ou mais áreas de seu interesse. Ele demonstrou preocupação com a empregabilidade dos alunos, especialmente num cenário de economia abalada pela pandemia.

“Nós preparamos os alunos para a vida, e também para a vida profissional. Precisamos pensar na inserção deles no mundo do trabalho”, disse o secretário.

Um dos itinerários do novo Ensino Médio é a formação técnica e profissional. O secretário foi recebido pela presidente da Findes, Cris Samorini, o diretor geral da Federação, Roberto de Campos Lima, e o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi-ES, Mateus Simões.

Eles discorreram sobre a experiência do Senai, que aproxima o ensino das demandas da indústria, focando exatamente em empregabilidade.

Cris Samorini reforçou que, no Espírito Santo, seis em cada dez formados no ensino técnico do Senai estão empregados. “Além disso, pesquisas de mercado mostram o nível de satisfação do setor industrial capixaba com os egressos do Senai ES: 96,1% das empresas têm preferência por egressos da instituição na hora de contratar novos profissionais”, disse ela.

“Além de apresentar o espaço e as tecnologias modernas disponibilizadas para a indústria capixaba, aproveitamos para apresentar e debater com o secretário Vitor as ferramentas e metodologias que o Senai tem atuado no processo de ensino, dentre elas a metodologia de Projetos Integradores, por meio da qual os alunos de cursos técnicos desenvolvem seus projetos de conclusão de curso baseados em desafios reais da indústria”, observou Mateus Simões, diretor regional do Senai.

O IST, na Beira Mar, é um espaço inaugurado no fim de julho, com uma infraestrutura completa de prestação de serviços às indústrias capixabas. O Instituto atua de forma transversal a todos os setores industriais, com soluções em serviços técnicos, ensaios laboratoriais, consultorias tecnológicas e desenvolvimento de novos produtos e processos. Por meio da transferência de métodos, tecnologias e do apoio à inovação, o IST opera com soluções baseadas em quatro pilares: Produtividade, Energia, Sustentabilidade e Meio Ambiente, e Sistemas inteligentes.

Read More

Final do torneio de produtividade e palestra marcam o encerramento do Workshop de Manutenção Automotiva

O 3º Workshop de Manutenção Automotiva, realizado no Senai Vitória em parceria com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa-ES), terminou neste sábado (27) e foi um verdadeiro sucesso, atraindo um público de cerca de 5 mil pessoas, sendo 1.091 inscritos nos 18 minicursos ofertados. Além disso, o encerramento do evento revelou a dupla vencedora do Primeiro Torneio de Produtividade para os Centros Automotivos.

Durante os três dias, 30 alunos do Senai trabalham em duplas para analisar e identificar cerca de sete defeitos nos veículos que estavam localizados na oficina modelo do Senai Vitória, como peças danificadas. O torneio consistia em etapas como análise e viabilidade de diagnóstico.

“Cada dupla de aluno teve duas horas para realizar os processos necessários, que são compra de peças, preparação de ordem de serviço, análise de diagnóstico e confirmação de defeitos, passando pelas fases de manutenção, diagnóstico e geração de relatórios técnicos e procedimentos”, contou o coordenador do Workshop e instrutor do Senai, Everton Peroni.

Com o tema Lean Automotive, o torneio foi desenvolvido para que os desafiantes demonstrassem o conhecimento na aplicação das ferramentas da manufatura enxuta durante a atividade de manutenção automotiva em busca da redução de custos e de desperdícios no processo.

“A produtividade é referência hoje. Por isso, os alunos foram avaliados em quesitos como organização, postura de trabalho e clareza nas informações, análise de diagnóstico, tipo de ferramenta utilizada, equipamentos solicitados posteriormente e o controle ao utilizar as peças corretas”, explicou Peroni.

Os vencedores do torneio Welbert Souza de Oliveira e Kellvin Carvalho Pereira com o instrutor do Senai e coordenador do Workshop, Everton Peroni (ao meio)

 

As duplas tiveram um mês para se prepararem para o desafio, com treinos realizados prioritariamente aos fins de semana. Os vencedores foram Welbert Souza de Oliveira, 32 anos, e Kellvin Carvalho Pereira, 22 anos, que ganharam uma caixa de ferramenta completa cada um.

E foi uma vitória baseada na superação, já que essa equipe foi reformulada pouco tempo antes do início do torneio. Um aluno acabou desistindo, por questões pessoais, sendo substituído por Kellvin.

“Foi inesperado ganhar, mas foi gratificante participar do torneio. Tenho colegas que já trabalham na área e, para mim, é tudo muito novo, o curso de Manutenção Automotiva é muito novo. Mas tenho professores ótimos e tudo que aprendemos em sala de aula, praticamos, colocando realmente a mão na massa. E isso foi o que ajudou nessa experiência”, pontuou o Welbert.

“Esse torneio agregou conhecimento para nós, pois pudemos testar o que aprendemos em sala de aula durante o curso, entender os nossos limites. Acabamos ganhando, o que foi muito bom”, afirmou Kellvin que já trabalha na área e cita que o maior contato com a prática ele tem apenas nos laboratórios do Senai.

Palestra

O encerramento do Workshop também foi marcado pela palestra do instrutor Everton Peroni sobre “Introdução a Rota 2021 Capixaba, os veículos Híbridos e Elétricos chegaram: Como funcionam e como me preparar para esta tecnologia”, que contou com um grande público atento aos conhecimentos que poderiam adquirir sobre essa nova tecnologia.

Pelo Workshop, também passaram grandes empresas nacionais e internacionais do segmento, que levaram as novidades do mercado em uma feira de exposição. Marcas como a Dimension Customs, do Emerson Calvo e Juliano Barbosa, oficina responsável por programas de personalização de automóveis como “Rides”, da Discovery Chanel, e três temporadas do quadro “Lata Velha”, do Caldeirão do Huck, exibido na TV Globo.

Por Fiorella Gomes

Read More

3º Workshop de Manutenção Automotiva movimenta o Senai Vitória

Começou nesta quinta-feira (25) e vai até sábado (27), o 3º Workshop de Manutenção Automotiva no Senai Vitória. Promovido pela instituição em parceria com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa-ES), o evento traz para estudantes, empresários e profissionais do setor automotivo três dias de muito conhecimento, atualização e aperfeiçoamento na área. O público em geral também pode participar.

“O objetivo principal do workshop é qualificar e aperfeiçoar a mão de obra capixaba, sempre prevalecendo o ensino do Senai. Hoje com a Indústria 4.0 batendo a porta, o aperfeiçoamento profissional é muito importante. E o Senai tem se preparado para essa nova realidade, sendo referência em ensino técnico em Manutenção Automotiva”, afirma o coordenador do Workshop e instrutor do Senai, Everton Peroni.

Nesta edição, o tema é Lean Automotive e os visitantes encontram uma feira de exposição de grandes empresas nacionais e internacionais do segmento, que traz as novidades do mercado. São marcas como a Dimension Customs, do Emerson Calvo e Juliano Barbosa, oficina responsável por programas de personalização de automóveis como “Rides”, da Discovery Chanel, e três temporadas do quadro “Lata Velha”, do Caldeirão do Huck, exibido na TV Globo.

O workshop também oferece 18 minicursos sobre novas tecnologias e práticas para o setor, com taxa de inscrição de R$ 10, que pode ser realizada pelo site www.sindirepa-es.org.br/. A palestra “As tendências e novas tecnologias para o setor automotivo”, ministrada por César Umhani, piloto do programa AutoEsporte da Globo, encerra esses três dias de imersão no mundo dos automóveis.

Torneio de Produtividade

Durante esses três dias de evento, ocorre o Primeiro Torneio de Produtividade para os Centros Automotivos. A dinâmica é realizada pela disputa de duplas de alunos do Senai que vão precisar solucionar desafios apresentados para eles, buscando redução de custos e de desperdícios em seus processos produtivos. A finalidade é mostrar a aplicação de ferramentas da manufatura enxuta para a melhora na produtividade automotiva, o chamado Lean Automotive 4.0.

“Os desafiantes serão avaliados quanto ao seu perfil profissional em áreas como freio, revisão preventiva, suspensão, direção, geometria e eletroeletrônica embarcada, que é o nosso carro forte hoje”, explicou Everton Peroni.

A dupla melhor avaliada será contemplada com duas caixas de ferramentas completas, sendo uma para cada componente. O resultado será divulgado neste sábado (27).

Participação

A iniciativa tem atraído a atenção dos estudantes, que mesmo de férias compareceram em grande quantidade no Senai Beira-Mar para acompanhar a abertura do evento. Caso da estudante Anna Giullya Wenceslau, 17 anos, que cursa técnico em Mecânica Industrial e tem interesse em também fazer Manutenção Automotiva no futuro.

“Muitas pessoas não tem contato com a mecânica automotiva em si, então essa iniciativa, sendo aberta ao público e não apenas para estudantes e profissionais da área, ajuda as pessoas a compreenderem melhor o funcionamento dos motores, a importância de se escolher o lubrificante correto para o seu carro. Além disso, vindo aqui hoje, consegui entender melhor desse universo e criei ainda mais interesse em cursar um técnico na área quando finalizar o meu atual”, contou.

Para o estudante técnico em Mecânica Automotiva, Lucas Nascimento Alves, 21 anos, o evento é um adicional ao conhecimento passado em sala de aula. “É bem interessante que a gente sai da rotina de sala de aula e diversifica nosso aprendizado. Além disso, com o torneio, mostramos para o público o nosso desenvolvimento enquanto estudante e a qualidade do que vamos levar para o mercado de trabalho”, apontou.

Por Fiorella Gomes

 

Read More

Crianças poderão construir robôs em workshop do IST

Seu filho já quis ter um robô? É criativo e gosta de soltar a imaginação? O Instituto Senai de Tecnologia (IST) possibilita que esse sonho vire realidade e ainda contribui para que ele desenvolva autonomia, responsabilidade, postura empreendedora e habilidades diversas por meio da tecnologia com o “Workshop Meu Primeiro Robô”.

O evento acontece no dia 26 de janeiro de 2019, das 08h às 12h, no IST do Senai Beira-Mar, em Vitória. Podem participar crianças a partir dos 8 anos de idade e a inscrição custa R$ 400. Pais ou responsáveis poderão acompanhar a criança durante o workshop, que será ministrado pelo engenheiro eletricista, Leonardo Rosseto.

Um dia para os pequenos aprenderem conceitos básicos de robótica, mecânica e programação por meio de atividades práticas, com a construção de um robô – carro controlado por smartphone, que poderá ser levado para casa pela criança.

Assim, eles podem praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em matérias afins, tais como matemática, e desenvolver habilidades como o trabalho em grupo.

Durante o workshop, eles ainda terão contato com o Arduíno, uma plataforma profissional de prototipagem eletrônica e robótica, utilizada pelas grandes empresas. A programação foi desenvolvida pelos próprios alunos do Senai.

As inscrições devem ser feitas via contato telefônico, nos números 3334-5218 e 3334-5217.

Benefícios da Robótica

Raciocínio lógico, trabalho colaborativo e criatividade. Esses são apenas alguns dos benefícios trazidos pela robótica aplicada à educação de crianças e adolescentes. O planejamento e elaboração de projetos relacionados à criação e programação de robôs de todo tipo, gera impactos na aprendizagem do aluno como um todo, indo muito além de conteúdos curriculares da área de exatas, como matemática, física e ciências. Uma oportunidade para as crianças e adolescentes aprenderem de uma maneira mais prática, facilitada e divertida.

Há algum tempo contamos aqui no site do Sistema Findes 7 benefícios da robótica educacional para o desenvolvimento do estudante. Clique aqui e relembre!

Serviço

Workshop Meu Primeiro Robô

Quando: 26/01
Horário: 08h às 12h
Local: Instituto Senai de Tecnologia (IST), Senai Beira-Mar, Vitória
Inscrições: pelos telefones 3334-5218 e 3334-5217
Taxa: R$ 400.
Quem pode participar: crianças a partir de 8 anos

Por Fiorella Gomes

Read More

Desvendar 4.0: Senai debate sobre os desafios e oportunidades na nova indústria

O que é a 4ª Revolução Industrial? Quais os desafios que ela traz para o setor? Como ela realmente irá contribuir para a eficiência operacional ou a geração de novos modelos de negócios? Para desmistificar os conceitos atrelados à essa nova revolução e sensibilizar a sociedade para as oportunidades presentes nesse novo contexto, o Senai promove, no dia 12 de setembro, o “Desvendar 4.0”.

Esse é um momento de informação e debate sobre os desafios e as oportunidades da nova indústria, que será realizado no auditório da Findes. Para essa conversa, foi convidado o especialista na Indústria 4.0, Silvio Meira, que realizará uma palestra via stream diretamente do Diretório Nacional, às 19 horas.

Em seguida, o “Desvendar 4.0” contará com apresentação de cases e a mesa redonda “Estratégias para a Indústria Capixaba avançar na 4ª Revolução Industrial”.

O evento é voltado para empresário, gestores, profissionais de recursos humanos, técnicos e demais interessados em compreender os impactos e as possibilidades da 4ª Revolução Industrial nos negócios e na carreira.

Workshops

Além da palestra, o Senai oferece workshops tecnológicos para desenvolver experiências criativas e práticas sobre o assunto. Com quatro horas de duração cada um, sempre no turno vespertino, os mini-cursos irão abordar os assuntos Internet das Coisas, Big Data e Introdução ao Arduíno. As palestras são voltadas para a comunidade em geral e serão realizadas no Instituto Senai de Tecnologia (IST), localizado no Senai Cetec (Beira-Mar), em Vitória.

Serviço

Desvendar 4.0

Palestra

Quando: 12/09
Horário: 19h
Onde: auditório da Findes
Confirmação de presença: https://senai40.com.br/event/desvendar-4-0/

Workshop

Internet das Coisas – Conceitos Básicos

Quando: 12/09
Horário: 13h30 às 17h30
Alunos: 30 alunos
Instrutor: Diego Nogueira
Onde: Senai Cetec – laboratório de informática
Descrição: compreender os principais conceitos da comunicação de equipamentos utilizando a internet e suas principais aplicações na indústria
Confirmação de presença: http://eventos.sistemafindes.org.br

Big Data – Conceitos Básicos

Quando: 12/09
Horário: 13h30 às 17h30
Alunos: 30 alunos
Instrutor: Edgar Segundo
Onde: Senai Cetec – sala de aula e laboratório de informática
Descrição: compreender os principais conceitos da análise de dados utilizando Big Data e suas principais aplicações na indústria
Confirmação de presença: http://eventos.sistemafindes.org.br

Introdução ao Arduíno

Quando: 12/09
Horário: 13h30 às 17h30
Alunos: 30 alunos
Instrutor: Alvimar Júnior
Onde: Senai Cetec – sala de aula e laboratório de informática
Descrição: aplicar conceitos de montagem de circuitos e programação utilizando a Plataforma de Arduíno
Confirmação de presença: http://eventos.sistemafindes.org.br

Sobre o palestrante

Silvio Meira

É um dos nomes mais importantes do País quando o assunto é inovação e empreendedorismo. Ele é PhD em computação pela University of Kent at Canterbury (Inglaterra) e professor associado da escola de Direito da FGV do Rio de Janeiro na cadeira de Inovação e Empreendedorismo. Foi, por 12 anos, cientista-chefe do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), que ajudou a criar, além de ter criado e coordenado o programa de doutoramento de ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Silvio Meira é também um dos fundadores do Porto Digital, que transformou o centro histórico do Recife, que enfrentava uma decadência de drogas e prostituição, num parque tecnológico em que empresas locais são vizinhas de multinacionais como IBM, Microsoft, Motorola e Samsung. Atualmente, o cientista se dedica à ARIES (Agência Recife para Inovação e Estratégia), desenvolvida por ele com incentivo da prefeitura de Recife, que tem como objetivo pensar a cidade a longo prazo.

Em 2007 foi eleito pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes do país e em 2011 foi escolhido pelo O Globo como a personalidade do ano na economia brasileira. Ele é autor do livro “Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil”, publicado pela Casa da Palavra.

 

Por Fiorella Gomes

Read More

Senai Vitória oferece o primeiro curso técnico em mecatrônica do Estado

Atendendo às demandas da Indústria 4.0, sobretudo em inovação tecnológica no campo de automação, controle e tecnologia da informação, o Senai Vitória traz para o Espírito Santo o curso de técnico em mecatrônica. As matrículas estão abertas e seguem até o dia 13 de julho, na unidade de ensino.

Essa é a primeira vez que os capixabas contarão com a oportunidade de aprendizado em uma área que  aumenta a produção e o desempenho, reduz custos e acirra a competitividade do setor industrial, segundo o especialista técnico da divisão de Educação Profissional, Erick Miranda.

“O mercado tem evoluído para essa área, ainda mais com essa onda da indústria 4.0. A nova Diretoria da Findes vislumbrou essa oportunidade e nos deu a incumbência de pensar no desenvolvimento desse curso, verificar a demanda de mercado, e o que percebemos é que, na parte técnica, nós não tínhamos ninguém que a execute aqui no Estado. O que temos é sempre no ensino superior”, pontuou.

Unindo as áreas de mecânica, eletrônica e informática, o curso técnico de mecatrônica prepara o aluno para o desenvolvimento dos sistemas automatizados de manufatura, ou seja, para a criação de máquinas inteligentes controladas por computador que atuarão nos processos industriais, além da parte de implementação e a manutenção das máquinas e equipamentos automatizados.

Entre as áreas de conhecimento estão: fundamentos da eletrotécnica, da mecânica, e da comunicação; acionamento de dispositivos atuadores, processamentos de sinais, gestão da manutenção, implementação de máquinas e equipamentos, manutenção de máquinas e equipamentos, processos de usinagem, desenvolvimento de sistemas automatizados, sistemas automatizados de produção e sistemas lógicos programáveis de manufatura.

Para as turmas do curso de mecatrônica, o Senai Vitória disponibilizará novos equipamentos, mas também aproveitará parte da estrutura já existente para o curso técnico em automação industrial. Miranda destacou os diferenciais da entidade para a nova modalidade.

“O diferencial do Senai é prezar pela prática do aluno, auxiliando-o na compreensão de toda a problemática que encontrará na futura ocupação, além de desenvolver projetos que interagem com o mundo do trabalho e as necessidades da indústria”, pontuou.

O curso técnico de mecatrônica no Senai Vitória será um projeto piloto, mas já há estudos para a implementação em outras regionais. Ao todo são 40 vagas, sendo 20 no turno vespertino, das 13h30 às 17h30, e 20 no noturno, das 18h30 às 22 horas.  A carga horária é de 1.360 horas. A unidade fica na Avenida Beira-Mar, 2235, no bairro Bento Ferreira.

Conheça outros cursos técnicos do Senai

Mercado de trabalho

O leque de oportunidades de trabalho para um técnico em mecatrônica é amplo, já que as atividades desenvolvidas por ele são necessárias em praticamente todo tipo de indústria que utilize máquinas controladas por computador, podendo ser destacadas as automobilísticas e de metalmecânica, fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados e setores eletroeletrônicas. As empresas de economia mista, alguns órgãos públicos, laboratórios de pesquisa e de controle de qualidade também demandam esse tipo de serviço.

Segundo o Guia de Profissões, do Senai Nacional, a média salarial de um técnico em mecatrônica no Brasil é de R$ 3.153,80. A boa notícia é que a remuneração para a categoria no Espírito Santo supera a média nacional, chegando a R$ 3.551,91.

Uma pesquisa elaborada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) indica que o técnico em mecatrônica é uma das nove profissões do futuro. Foram consultadas 402 indústrias de todo o Brasil e a expectativa é de que o mercado esteja em alta pelo menos até 2020.

Existem no Brasil cerca de 12,3 mil profissionais técnicos em mecatrônica registrados nos CREAs, segundo dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Matrículas

Os interessados em estudar no Senai e se profissionalizar para o mercado de trabalho no setor industrial devem estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio ou comprovar a conclusão das atividades escolares.

O candidato deve preencher o requerimento de matrícula e entregar os documentos na secretaria da unidade do Senai escolhida. Para menores de 18 anos, é necessário o acompanhamento de um responsável, portando documento de identificação.

O calendário escolar prevê o início das aulas de 19 de julho de 2018.

Informações podem ser obtidas nas unidades de ensino do SENAI-ES de segunda a sexta-feira das 8h às 20h. Contatos no Senai Vitória devem ser feitos pelo telefone (27) 3334-5200 ou pelo e-mail [email protected].

Ainda tem dúvidas?  Saiba mais

Técnico em Mecatrônica

O que faz

Auxilia engenheiros em projetos, programas, controle, instalação e manutenção de sistemas de automação. Realiza manutenção em robôs industriais e linhas de produção automatizadas.

Onde trabalha

Em diversas áreas como, por exemplo, a automobilística, eletrônica, mecânica e química.

O que as empresas esperam de você

– Realizar manutenções preditivas, corretivas e preventivas de máquinas, equipamentos industriais, sensores, CLP e sistemas eletrônicos.
– Montar painéis elétricos, eletrônicos e de automação.
– Interpretar esquemas elétricos, desenhos mecânicos, hidráulicos e pneumáticos.
– Inglês básico.
– Informática básica.

Este curso prepara o profissional para…

Projetar, instalar, manter e operar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, de acordo com os limites legais aplicáveis, cumprindo as normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e de preservação ambiental.

Participa no desenvolvimento de projetos de máquinas, dispositivos e equipamentos de automação e sistemas robotizados. Realiza manutenção, medições e testes e integra processos mecânicos e eletrônicos, aplicando programas de computação.

Por Fiorella Gomes

Read More

IST debate tendências para o desenvolvimento sustentável das indústrias

O desenvolvimento sustentável é a pauta mais urgente quando o assunto é Meio Ambiente. Adotar práticas alternativas que não impactem os recursos naturais do planeta é uma tendência no setor industrial, como mostra o ciclo de palestras e oficinas promovido pelo Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional, que acontece de 14 a 17 de maio, na sede da entidade, em Vitória.

Voltado aos empresários das indústrias, aos profissionais do setor e à sociedade, o evento irá orientar quanto às exigências, às tendências e às soluções ambientais relacionadas ao melhor uso dos recursos e à gestão adequada dos insumos e resíduos. A entrada é gratuita com vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no endereço: http://bit.ly/PalestrasIST.

Tema relevante nos dias atuais, a reutilização dos recursos hídricos será o tema de abertura da programação, com a palestra “Reuso de água na indústria Capixaba: Estudo de Caso-Vale”, ministrada pela engenheira e responsável pela gestão de recursos hídricos em Tubarão, Vancleide Bof.

Os debates também se estendem à regularização do uso de água subterrânea, licenciamento ambiental e a Política Política Estadual de Resíduos Sólidos e Logística reversa. Além disso, uma equipe tirará dúvidas das empresas quanto às questões relacionadas às conformidades ambientais das empresas, realizando uma análise de cada situação.

IST

O Instituto Senai de Tecnologia – IST foi inaugurado no dia 16 de abril. Com unidade sediada na Avenida Beira Mar, em Vitória, é pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional com foco no aumento da produtividade e competitividade das empresas.

O espaço, que possui mais de 83 centros pelo país, conta com dois serviços fundamentais: ‘Laboratório de Práticas Lean’, para teste e validação de ferramentas visando uma produção mais enxuta; e o ‘Laboratório Aberto’, um ambiente de criatividade e inovação com foco em prototipagem e validação de novos conceitos, tecnologias e negócios. O ‘Laboratório Aberto’ será o primeiro spacemaker de Vitória, uma espécie de coworking da indústria e será aberto para a sociedade. O local oferece consultores, salas de reunião, sala de treinamento executivo e espaço para equipamentos portáteis.

Serviço

Ciclo de Palestras IST

– “Reuso de água na indústria Capixaba: Estudo de Caso – Vale”

Palestrante: Vancleide Bof – Engenheira e responsável pela gestão de recursos hídricos em Tubarão

Data: 14/05

Horário: 18h

– “O que é água subterrânea? Como regularizar seu uso?”

Palestrante: Anderson Silva, engenheiro de Minas da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH)

Data: 15/05

Horário: 18h

– “Licenciamento Ambiental: conformidade ambiental das empresas

Palestrante: Rafaela Soares Costa Proti, engenheira ambiental, mestre em geologia e consultora do Senai/IST

Data: 16/05

Horário: 18h

– “Tendência Ambiental: Política Estadual de Resíduos Sólidos e Logística Reversa.”

Palestrantes: Romário José Correa de Araújo, diretor de Relações  Institucional do Sinrecicle – Sindicato das Empresas de Reciclagem do ES

Data: 17/05

Horário: 18h

– Clínica

“Conformidade ambiental da sua empresa”

 

Inscrições: http://bit.ly/PalestrasIST

Local: Laboratório Aberto, no IST – Instituto Senai de Tecnologia – Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2235 – Bento Ferreira- Vitória – Unidade Senai Vitória.

 

Por Fiorella Gomes

Read More