O 3º Workshop de Manutenção Automotiva, realizado no Senai Vitória em parceria com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa-ES), terminou neste sábado (27) e foi um verdadeiro sucesso, atraindo um público de cerca de 5 mil pessoas, sendo 1.091 inscritos nos 18 minicursos ofertados. Além disso, o encerramento do evento revelou a dupla vencedora do Primeiro Torneio de Produtividade para os Centros Automotivos.

Durante os três dias, 30 alunos do Senai trabalham em duplas para analisar e identificar cerca de sete defeitos nos veículos que estavam localizados na oficina modelo do Senai Vitória, como peças danificadas. O torneio consistia em etapas como análise e viabilidade de diagnóstico.

“Cada dupla de aluno teve duas horas para realizar os processos necessários, que são compra de peças, preparação de ordem de serviço, análise de diagnóstico e confirmação de defeitos, passando pelas fases de manutenção, diagnóstico e geração de relatórios técnicos e procedimentos”, contou o coordenador do Workshop e instrutor do Senai, Everton Peroni.

Com o tema Lean Automotive, o torneio foi desenvolvido para que os desafiantes demonstrassem o conhecimento na aplicação das ferramentas da manufatura enxuta durante a atividade de manutenção automotiva em busca da redução de custos e de desperdícios no processo.

“A produtividade é referência hoje. Por isso, os alunos foram avaliados em quesitos como organização, postura de trabalho e clareza nas informações, análise de diagnóstico, tipo de ferramenta utilizada, equipamentos solicitados posteriormente e o controle ao utilizar as peças corretas”, explicou Peroni.

Os vencedores do torneio Welbert Souza de Oliveira e Kellvin Carvalho Pereira com o instrutor do Senai e coordenador do Workshop, Everton Peroni (ao meio)

 

As duplas tiveram um mês para se prepararem para o desafio, com treinos realizados prioritariamente aos fins de semana. Os vencedores foram Welbert Souza de Oliveira, 32 anos, e Kellvin Carvalho Pereira, 22 anos, que ganharam uma caixa de ferramenta completa cada um.

E foi uma vitória baseada na superação, já que essa equipe foi reformulada pouco tempo antes do início do torneio. Um aluno acabou desistindo, por questões pessoais, sendo substituído por Kellvin.

“Foi inesperado ganhar, mas foi gratificante participar do torneio. Tenho colegas que já trabalham na área e, para mim, é tudo muito novo, o curso de Manutenção Automotiva é muito novo. Mas tenho professores ótimos e tudo que aprendemos em sala de aula, praticamos, colocando realmente a mão na massa. E isso foi o que ajudou nessa experiência”, pontuou o Welbert.

“Esse torneio agregou conhecimento para nós, pois pudemos testar o que aprendemos em sala de aula durante o curso, entender os nossos limites. Acabamos ganhando, o que foi muito bom”, afirmou Kellvin que já trabalha na área e cita que o maior contato com a prática ele tem apenas nos laboratórios do Senai.

Palestra

O encerramento do Workshop também foi marcado pela palestra do instrutor Everton Peroni sobre “Introdução a Rota 2021 Capixaba, os veículos Híbridos e Elétricos chegaram: Como funcionam e como me preparar para esta tecnologia”, que contou com um grande público atento aos conhecimentos que poderiam adquirir sobre essa nova tecnologia.

Pelo Workshop, também passaram grandes empresas nacionais e internacionais do segmento, que levaram as novidades do mercado em uma feira de exposição. Marcas como a Dimension Customs, do Emerson Calvo e Juliano Barbosa, oficina responsável por programas de personalização de automóveis como “Rides”, da Discovery Chanel, e três temporadas do quadro “Lata Velha”, do Caldeirão do Huck, exibido na TV Globo.

Por Fiorella Gomes