O que é a 4ª Revolução Industrial? Quais os desafios que ela traz para o setor? Como ela realmente irá contribuir para a eficiência operacional ou a geração de novos modelos de negócios? Para desmistificar os conceitos atrelados à essa nova revolução e sensibilizar a sociedade para as oportunidades presentes nesse novo contexto, o Senai promove, no dia 12 de setembro, o “Desvendar 4.0”.

Esse é um momento de informação e debate sobre os desafios e as oportunidades da nova indústria, que será realizado no auditório da Findes. Para essa conversa, foi convidado o especialista na Indústria 4.0, Silvio Meira, que realizará uma palestra via stream diretamente do Diretório Nacional, às 19 horas.

Em seguida, o “Desvendar 4.0” contará com apresentação de cases e a mesa redonda “Estratégias para a Indústria Capixaba avançar na 4ª Revolução Industrial”.

O evento é voltado para empresário, gestores, profissionais de recursos humanos, técnicos e demais interessados em compreender os impactos e as possibilidades da 4ª Revolução Industrial nos negócios e na carreira.

Workshops

Além da palestra, o Senai oferece workshops tecnológicos para desenvolver experiências criativas e práticas sobre o assunto. Com quatro horas de duração cada um, sempre no turno vespertino, os mini-cursos irão abordar os assuntos Internet das Coisas, Big Data e Introdução ao Arduíno. As palestras são voltadas para a comunidade em geral e serão realizadas no Instituto Senai de Tecnologia (IST), localizado no Senai Cetec (Beira-Mar), em Vitória.

Serviço

Desvendar 4.0

Palestra

Quando: 12/09
Horário: 19h
Onde: auditório da Findes
Confirmação de presença: https://senai40.com.br/event/desvendar-4-0/

Workshop

Internet das Coisas – Conceitos Básicos

Quando: 12/09
Horário: 13h30 às 17h30
Alunos: 30 alunos
Instrutor: Diego Nogueira
Onde: Senai Cetec – laboratório de informática
Descrição: compreender os principais conceitos da comunicação de equipamentos utilizando a internet e suas principais aplicações na indústria
Confirmação de presença: http://eventos.sistemafindes.org.br

Big Data – Conceitos Básicos

Quando: 12/09
Horário: 13h30 às 17h30
Alunos: 30 alunos
Instrutor: Edgar Segundo
Onde: Senai Cetec – sala de aula e laboratório de informática
Descrição: compreender os principais conceitos da análise de dados utilizando Big Data e suas principais aplicações na indústria
Confirmação de presença: http://eventos.sistemafindes.org.br

Introdução ao Arduíno

Quando: 12/09
Horário: 13h30 às 17h30
Alunos: 30 alunos
Instrutor: Alvimar Júnior
Onde: Senai Cetec – sala de aula e laboratório de informática
Descrição: aplicar conceitos de montagem de circuitos e programação utilizando a Plataforma de Arduíno
Confirmação de presença: http://eventos.sistemafindes.org.br

Sobre o palestrante

Silvio Meira

É um dos nomes mais importantes do País quando o assunto é inovação e empreendedorismo. Ele é PhD em computação pela University of Kent at Canterbury (Inglaterra) e professor associado da escola de Direito da FGV do Rio de Janeiro na cadeira de Inovação e Empreendedorismo. Foi, por 12 anos, cientista-chefe do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), que ajudou a criar, além de ter criado e coordenado o programa de doutoramento de ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Silvio Meira é também um dos fundadores do Porto Digital, que transformou o centro histórico do Recife, que enfrentava uma decadência de drogas e prostituição, num parque tecnológico em que empresas locais são vizinhas de multinacionais como IBM, Microsoft, Motorola e Samsung. Atualmente, o cientista se dedica à ARIES (Agência Recife para Inovação e Estratégia), desenvolvida por ele com incentivo da prefeitura de Recife, que tem como objetivo pensar a cidade a longo prazo.

Em 2007 foi eleito pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes do país e em 2011 foi escolhido pelo O Globo como a personalidade do ano na economia brasileira. Ele é autor do livro “Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor no Brasil”, publicado pela Casa da Palavra.

 

Por Fiorella Gomes