Começou nesta quinta-feira (25) e vai até sábado (27), o 3º Workshop de Manutenção Automotiva no Senai Vitória. Promovido pela instituição em parceria com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa-ES), o evento traz para estudantes, empresários e profissionais do setor automotivo três dias de muito conhecimento, atualização e aperfeiçoamento na área. O público em geral também pode participar.

“O objetivo principal do workshop é qualificar e aperfeiçoar a mão de obra capixaba, sempre prevalecendo o ensino do Senai. Hoje com a Indústria 4.0 batendo a porta, o aperfeiçoamento profissional é muito importante. E o Senai tem se preparado para essa nova realidade, sendo referência em ensino técnico em Manutenção Automotiva”, afirma o coordenador do Workshop e instrutor do Senai, Everton Peroni.

Nesta edição, o tema é Lean Automotive e os visitantes encontram uma feira de exposição de grandes empresas nacionais e internacionais do segmento, que traz as novidades do mercado. São marcas como a Dimension Customs, do Emerson Calvo e Juliano Barbosa, oficina responsável por programas de personalização de automóveis como “Rides”, da Discovery Chanel, e três temporadas do quadro “Lata Velha”, do Caldeirão do Huck, exibido na TV Globo.

O workshop também oferece 18 minicursos sobre novas tecnologias e práticas para o setor, com taxa de inscrição de R$ 10, que pode ser realizada pelo site www.sindirepa-es.org.br/. A palestra “As tendências e novas tecnologias para o setor automotivo”, ministrada por César Umhani, piloto do programa AutoEsporte da Globo, encerra esses três dias de imersão no mundo dos automóveis.

Torneio de Produtividade

Durante esses três dias de evento, ocorre o Primeiro Torneio de Produtividade para os Centros Automotivos. A dinâmica é realizada pela disputa de duplas de alunos do Senai que vão precisar solucionar desafios apresentados para eles, buscando redução de custos e de desperdícios em seus processos produtivos. A finalidade é mostrar a aplicação de ferramentas da manufatura enxuta para a melhora na produtividade automotiva, o chamado Lean Automotive 4.0.

“Os desafiantes serão avaliados quanto ao seu perfil profissional em áreas como freio, revisão preventiva, suspensão, direção, geometria e eletroeletrônica embarcada, que é o nosso carro forte hoje”, explicou Everton Peroni.

A dupla melhor avaliada será contemplada com duas caixas de ferramentas completas, sendo uma para cada componente. O resultado será divulgado neste sábado (27).

Participação

A iniciativa tem atraído a atenção dos estudantes, que mesmo de férias compareceram em grande quantidade no Senai Beira-Mar para acompanhar a abertura do evento. Caso da estudante Anna Giullya Wenceslau, 17 anos, que cursa técnico em Mecânica Industrial e tem interesse em também fazer Manutenção Automotiva no futuro.

“Muitas pessoas não tem contato com a mecânica automotiva em si, então essa iniciativa, sendo aberta ao público e não apenas para estudantes e profissionais da área, ajuda as pessoas a compreenderem melhor o funcionamento dos motores, a importância de se escolher o lubrificante correto para o seu carro. Além disso, vindo aqui hoje, consegui entender melhor desse universo e criei ainda mais interesse em cursar um técnico na área quando finalizar o meu atual”, contou.

Para o estudante técnico em Mecânica Automotiva, Lucas Nascimento Alves, 21 anos, o evento é um adicional ao conhecimento passado em sala de aula. “É bem interessante que a gente sai da rotina de sala de aula e diversifica nosso aprendizado. Além disso, com o torneio, mostramos para o público o nosso desenvolvimento enquanto estudante e a qualidade do que vamos levar para o mercado de trabalho”, apontou.

Por Fiorella Gomes