Luiz Guilherme e a formação técnica antes da graduação
Luiz Guilherme, 19 anos, segue a tendência dos jovens que buscam primeiro o conhecimento técnico e prático oferecido pelos cursos técnicos, para só depois buscar a vida acadêmica.
O que fazer quando terminar o Ensino Médio: curso técnico ou graduação? Você já teve essa dúvida?
Muitas pessoas acreditam que, após terminar o Ensino Médio, o caminho natural é seguir para uma graduação e, depois, ingressar no mercado de trabalho.
Para muitos outros, esse pode ser um caminho longo demais e, então, o curso técnico aparece como uma solução para o rápido ingresso no mundo profissional, possibilitando a realização também profissional do estudante.
E essa tem sido cada vez mais uma escolha dos jovens, como aponta uma pesquisa realizada pela Universidade de Vila Velha (UVV), em parceria com o jornal A Tribuna: 40% das pessoas preferem ingressar em uma formação técnica, ao invés de um curso superior.
O levantamento mostra ainda o aumento da procura pela formação técnica em comparação com a pesquisa realizada em 2019, que apontava o interesse de apenas 20% dos entrevistados.
Esse foi o caminho percorrido pelo Luiz Guilherme Oliveira Vieira, 19 anos, aluno egresso do curso de Mecânica do Senai ES. O jovem ingressou na faculdade já com um bom grau de conhecimento sobre o mercado de trabalho.
Formado há seis meses, ele conheceu os cursos técnicos do Senai ES por meio do programa EBEP – Educação Básica com Educação Profissional, uma parceria do Senai com o Sesi. Na época, ele era estudante na unidade de Jardim da Penha.
Estar em um curso técnico, despertou o interesse do estudante pela área de exatas.
“No Ensino Médio, eu era um pouco ruim nessa área. Mas, a partir do curso de Mecânica, passei a gostar mais dessas matérias e da física aplicada. Agora, estou aproveitando todo o aprendizado na faculdade”, ressaltou.
Luiz Guilherme hoje cursa graduação no ramo da tecnologia.
Por que fazer um curso técnico?
Os cursos técnicos são uma ótima opção para quem quer uma rápida inserção no mercado de trabalho. Isso porque eles oferecem todas as ferramentas para qualificar mão de obra especializada e preparar para atender as empresas, conhecendo as rotinas técnicas e os processos
No Senai ES, o aluno vai além, desenvolvendo também as chamadas soft skills, ajudando o profissional no relacionamento interpessoal, ao desenvolver um trabalho em equipe.
Além disso, os cursos técnicos são conhecidos por terem um investimento mais acessível do que uma graduação. Não à toa, a procura pela formação técnica é a escolha de 40% dos alunos que estão prestes a decidir pelo futuro profissional. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Universidade de Vila Velha (UVV), em parceria com o jornal A Tribuna.
Saiba como se inscrever
O Senai ES está com vagas abertas em todo o Estado para o primeiro semestre de 2022. As turmas são presenciais com até 20% das aulas sendo realizadas no Ensino a Distância (EaD).
As oportunidades são para as áreas de Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Manutenção Automotiva, Produção de Moda, Refrigeração e Climatização e Vestuário.
Para mais informações, é só entrar em contato com o SAC pelo telefone 0800 102 0880.
* Por Kamily Rodrigues
Edição: Fiorella Gomes