Destacamos as principais áreas para você ficar de olho neste ano. As maiores demandas são na área industrial, em especial metalmecânica, e tecnologia. 

Desde que a internet surgiu e se tornou algo massivo, ou seja, acessada por grande parte das pessoas, uma verdadeira revolução se iniciou. Isso porque a forma como nos comunicamos, consumimos conteúdos, compramos, trabalhamos e nos relacionamos foi completamente impactada por este recurso.

O cenário profissional sentiu este impacto de diversas formas, sendo que muitos benefícios surgiram, como por exemplo, a ampliação de público, estudos de mercado mais precisos, novos tipos de negócio, relacionamento próximo com o cliente, marketing digital e muito mais!

Neste cenário, profissões tradicionais como medicina, advocacia e engenharia não necessariamente perderam seus espaços. Contudo, novas profissões surgiram em alta, por oferecerem resultados rentáveis. Além disso, houve a pandemia do coronavírus, que deu uma nova balanceada no jogo. Mudou hábitos e reestruturou os modelos de negócios, o que permitiu um novo olhar e oportunidade para o mercado de trabalho.

Exemplo dessa nova realidade são os cursos técnicos que voltaram com força total, principalmente, os de formação na área industrial e de tecnologia. “O Espírito Santo é forte na área de metalmecânica, logo, os cursos de Mecânica e Eletrotécnica estão entre os cursos mais demandados”, aponta o coordenador de Tecnologias Educacionais do Senai, Erick Thadeu.

Pensando em tudo isso, destacamos as 7 principais profissões técnicas para ficar de olho neste ano. 

O profissional técnico é preparado para instalar, manter e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência para indústria de transformação, concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações.

O profissional técnico é preparado para apoiar a gestão da montagem e da manutenção de sistemas mecânicos, elétricos e automatizados e atuar no desenvolvimento de projetos de sistemas eletromecânicos de máquinas e equipamentos industriais.

O profissional técnico é preparado para integrar sistemas e tecnologias e desenvolver soluções para o acionamento de dispositivos, a medição e o controle de variáveis em processos industriais, tais como linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico.

O profissional técnico desenvolve e programa sistemas computacionais em departamento de desenvolvimento, tecnologia e de software de empresas comerciais, de consultoria, telecomunicações e indústrias.

O profissional técnico é capaz de atuar na manutenção corretiva e preventiva das máquinas de toda cadeia produtiva industrial.

A formação ensina o profissional a aprender a desenvolver soluções com sistemas embarcados e a implementar sensoriamento para o monitoramento e controle automatizado de processos.

A atuação desse profissional é voltada para garantir a segurança de dados das empresas, assegurando a proteção das informações.

Se interessou por algum curso? Então venha fazer parte do time do Senai ES.

O ensino é mão na massa, tendo o foco na aprendizagem prática, realizada na maior infraestrutura em laboratórios do Estado. Além disso, os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e o certificado de conclusão possui validade nacional.

É a partir dessa formação profissional que as indústrias capixaba e brasileira têm a oportunidade de absorver mão de obra qualificada e preparada para os desafios do mercado.

Chegou a sua vez de colocar a mão na massa! Confira aqui os nossos cursos!

*Por Fernanda Gomes

 

— Leia também: Conheça as vantagens de fazer um curso técnico!