Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

Parceria entre Senai ES e Suzano qualifica jovens de comunidades rurais e quilombolas

Serão oferecidas 4 mil vagas gratuitas, em ciclos de cursos, para qualificação profissional e jovens de São Mateus e Conceição da Barra

 

Se o assunto é qualificação, o Senai ES está presente! A instituição é parceira no programa “Suzano nas Comunidades”, que busca qualificar e formar jovens das comunidades rurais e quilombolas de São Mateus e Conceição da Barra. A iniciativa, lançada em julho deste ano, é da Suzano e conta com o apoio do Senai São Mateus. Ao todo, serão oferecidas 4 mil vagas gratuitas em ciclos de cursos de qualificação profissional durante um ano.

O programa será dividido em ciclos e polos de estudos, de acordo com a localização de cada comunidade. Da mesma forma será com as unidades móveis do Senai ES, que serão alocadas, cuidadosamente, para que as salas de aulas estejam mais próximas possíveis dos estudantes.

Ao todo, serão oferecidos cursos de diversas áreas, como por exemplo, confeitaria em bolos clássicos, informática básica, fabricação de pães rústicos e produtos natalinos, noções de elétrica, costura industrial, modelagem e costura de bolsas, montagem de produção de veículos automotores, soldagem de processo MIG/MAG, oficinas diversas, entre outros.

Qualificação

No primeiro ciclo, em execução, foram abertos mais de 30 cursos, de 60h a 80h, na unidade Senai de São Mateus, no COCB Suzano (Centro de Operações de Conceição da Barra – Trevo), CRAS Quilombola Negro Rugério (Santana – Conceição da Barra) e nas mais diversas comunidades e assentamentos da região. A expectativa é que, em breve, novos ciclos sejam abertos.

No Senai São Mateus, os cursos realizados vão contar toda a infraestrutura da unidade, com salas e laboratórios modernos, além da frota de unidades móveis. Os alunos poderão passar por diferentes áreas da indústria da região, o que vai permitir a atualização de mão obra local e ampliação da geração de novos negócios.

Juntos, o Senai São Mateus e a Suzano desenvolvem o projeto, a fim de agregar e tornar possível a qualificação, a educação e o investimento no desenvolvimento de pessoas, não exclusivamente das comunidades, mas de toda uma região onde estão instalados.

Read More

Mais de 50 alunos capacitados pelo Senai no Programa Petrobras Jovem Aprendiz

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz capacitou mais de 50 alunos em cursos do Senai, nas unidades de Vitória, Linhares e São Mateus. | Foto: Fernando César – Banco de Imagens Petrobras

O mercado de trabalho capixaba pode contar com novos profissionais. Cerca de 50 adolescentes e jovens foram capacitados por meio do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), uma parceria da empresa com o Senai e o Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM-ES). A formatura das turmas aconteceu nesta quarta-feira (11), no auditório da Petrobrás.

Essa foi a 5ª edição do programa que promove a inclusão social por meio de qualificação profissional para jovens entre 15 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social.  A duração da capacitação é de até dois anos.

As vagas desta última edição foram para o curso de técnico em Segurança do Trabalho, ministrado nas unidades de Linhares e Vitória, e no curso de Mecânico de Manutenção na modalidade Dual, ministrado na unidade de São Mateus. Neste último, os jovens puderam realizar as práticas profissionais no ambiente da empresa – Base 61.

Transformando vidas

Ao promover a inclusão social e capacitação profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, o PPJA transforma vidas. É o que relata Gabriel Araújo Siqueira, 19 anos, que foi adotado durante o curso na unidade de São Mateus.

“Eu aprendi muita coisa nesse curso, tanto na parte social, de interação com as pessoas, quanto no conhecimento técnico. No início do programa, eu não estava indo muito bem, porque eu não tinha muita base, mas recebi apoio dos instrutores, da equipe do Senai e da Cesam-ES. Com isso, comecei a me moldar para ser uma nova pessoa. Pensava: ‘essa nova família me adotou porque gostou de mim e quer o meu melhor, então sempre vou buscar ser o melhor para eles também’”, relatou.

Lorena Passos, a mãe de Gabriel, foi oradora durante a cerimônia em nome dos pais dos formandos, e deu um depoimento emocionante sobre como o programa ajudou o filho e a família.

“O Gabriel era um menino sem perspectiva de futuro, muito acomodado. Com a aprendizagem, ele se tornou um jovem propositivo, comprometido, ciente dos seus potenciais e da necessidade de ser capacitado, de ter ética. Então, a aprendizagem entrou na minha casa para transformar o rumo que o meu filho vinha tomando”, contou.

Amadurecimento

Para Brenda Martinelli Freitas, 18 anos, que fez o curso técnico de Segurança do Trabalho, no Senai Vitória, o programa ajudou no processo de amadurecimento. No início das aulas, ela estava com 16 anos.

“Além de trazer uma profissionalização, eu acho que o curso me trouxe muita maturidade, responsabilidade, principalmente quanto a cumprimento de horários e com as cobranças do curso. O fato de termos aulas com profissionais muito qualificados contribuiu bastante para que saíssemos preparados para o mercado”, contou.

Mercado de trabalho

Ramon Mendonça Vieira, 19 anos, também cursou o técnico de Segurança do Trabalho na unidade de Vitória. Durante o programa, ele passou por um problema de saúde e conta que teve total apoio da equipe do Senai e da Cesam.

“Eu tive um problema sério de saúde, de problemas pessoais, durante o curso. E as equipes foram uma parte significativa nisso tudo. Eu não vou esquecer o que cada um fez por mim, cada palavra que foi dita. Só tenho a agradecer por ter participado desse programa”, disse.

Ele destaca a preparação para o mercado de trabalho como primordial para a construção do seu futuro.

“Foi uma experiência muito bacana, que me proporcionou muitas experiências, ajudou na convivência com pessoas de diferentes opiniões e estilos de vida, além de abrir muitas portas para o mercado de trabalho, me qualificando profissionalmente”, ressaltou.

O Programa

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz tem duração de até dois anos. AS instituições sociais conveniadas assinam a carteira do jovem aprendiz, com pagamento de um salário mínimo, 13º salário, férias, FGTS, vale refeição e vale transporte.

Para se inscrever, o candidato precisa estar em situação de vulnerabilidade social, ter entre 15 e 21 anos e 11 meses (para vagas das áreas administrativas); ou ter entre 17 anos e 9 meses e 21 anos e 11 meses (para vagas em áreas operacionais).

*Por Fiorella Gomes

Read More

Senai firma termo de cooperação com EDP para qualificar mão de obra

Representantes do Sistema Findes, dos sindicatos patronais associados e da EDP reuniram-se na manhã desta quinta-feira (11), para a assinatura do Termo de Cooperação que beneficia toda a sociedade capixaba. O objetivo é capacitar novos profissionais para o setor de energia, principalmente nas operações realizadas pela EDP no Estado.

A iniciativa é parte do programa “Escola de Eletricista da Distribuição”, em parceria com o Senai, e contempla turmas na Grande Vitória, Norte e Sul do Estado. Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a assinatura é um importante passo rumo ao aumento de produtividade. “A Federação tem se mantido próxima da EDP para buscas constantes de melhorias de processos e ampliação da competitividade. A cooperação é um grande passo para qualificar os profissionais capixabas”, ressaltou.

O superintendente do Sesi-ES e diretor Regional do Senai-ES, Mateus de Freitas, destacou que trata-se de uma ação customizada desempenhada pelo Senai-ES. “Para atender uma demanda específica da operação desenvolvida pela EDP no Estado, firmamos uma parceria, com o grande objetivo de gerar mais oportunidades e qualificar os profissionais que já estão no mercado”.

O diretor Comercial e de Distribuição da EDP, João Brito Martins, também esteve presente e reforçou a importância da proximidade com a Federação. “A Findes já se consolida como uma parceira e tem contribuído para melhorarmos a eficiência e ampliarmos as oportunidades para a sociedade capixaba”.

Escola de Eletricista da Distribuição

Na próxima segunda-feira (17), 64 alunos já começam as aulas nas unidades Senai de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Civit. Com carga horária de 420 horas, os alunos participam de aulas teóricas e práticas. Em sala de aula, aprenderão sobre os princípios e as leis que regem o funcionamento de sistemas elétricos, por meio de instrumentos, ferramentas, procedimentos e métodos que permitem o planejamento, execução, avaliação e inspeção de redes, bem como manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas técnicas e de segurança.

A parte prática do curso acontece no Centro de Treinamento da Distribuidora, localizado em Carapina, na Serra. Por meio de simulações, os alunos realizam a execução de procedimentos, como construir, manter uma rede elétrica e atender às demandas, dentro dos padrões de qualidade e segurança da EDP.

Com a capacitação, os profissionais estarão aptos para executarem atividades de eletricista de rede de distribuição de energia elétrica com ênfase em construção, medição, manutenção, operação e inspeção.

A Escola de Eletricistas é tradição desde 1987, quando a Distribuidora passou a oferecer o treinamento, e vai além de uma ação social junto à comunidade. O objetivo é possibilitar o aperfeiçoamento dos candidatos para que consigam uma colocação no mercado de trabalho, seja como futuro colaborador da EDP ou das empresas prestadoras de serviços.

A capacitação realizada pela Companhia, busca nos candidatos o alinhamento com o princípio da EDP “Ética e a busca do melhor para todos”, uma relação de confiança para levar ao bem comum.

Por Cinthia Pimentel

Read More

Indústria de miniônibus da Volare contrata alunos do Senai em São Mateus

A expectativa da indústria é gerar 300 empregos em 2016

 

Formar mão de obra com o padrão de qualidade e produtividade exigido pela Volare – unidade de negócios da Marcopolo implantada em São Mateus e operando em caráter experimental desde 2013 –, levou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Espírito Santo (Senai-ES) a firmar parceria com a montadora de miniônibus. O acordo visa a oferecer cursos de qualificação profissional com foco no setor automotivo gerando, assim, oportunidades de emprego para os moradores da região.

Prevista para ser inaugurada ainda neste semestre, a montadora conta atualmente com 150 empregados e a tendência, até o final deste ano, é chegar a 300 postos de trabalho segundo o diretor do Negócio Volare, Gelson Luiz.

Com a demanda, o Senai-ES formulou cursos para atender diretamente ao setor. São cinco turmas de “Operador de Montagem de Veículos Automotores”, duas de “Eletricista Automotivo”, duas de “Soldador no Processo Mig Mag” e uma de “Preparador de Superfície para Pintura”. Desses alunos, formados no início de 2015, 60 profissionais foram contratados pela Volare.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Senai-ES São Mateus, Alecia Maria de Almeida Toscano, a unidade é a extensão da indústria. “Atendemos de acordo com a demanda da montadora. Se no decorrer deste ano eles precisarem de mais mão de obra, o Senai-ES está pronto para qualificar mais profissionais com a sua qualidade de ensino e auxílio de equipamentos modernos que foram cedidos pela empresa em regime de comodato”, explicou.

Volare

A Unidade de Negócios LCV – Veículos Comerciais Leves, pertencente à Marcopolo S.A., é responsável pelo desenvolvimento e comercialização de produtos da marca Volare, que tem fabricação em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Nascida em 1998, a Volare possui hoje uma linha completa de miniônibus no mercado nacional.

A Marcopolo é uma das maiores empresas fabricantes de ônibus do mundo, com unidades fabris em sete países: Brasil, Colômbia, Argentina, México, Índia, Egito e África do Sul. Foi fundada há 63 anos e hoje possui receita de R$ 3,6 bilhões por ano. É uma multinacional brasileira líder no mercado nacional.

 

Read More

Alunos do Senai São Mateus se formam e conquistam emprego na empresa Agrale

Dos 20 estudantes da turma de Montador Multifuncional do Senai São Mateus que se formaram no último dia 14 de setembro, 17 já estão com emprego garantido. Por meio de uma parceria do Senai-ES com a empresa Agrale, os alunos receberam qualificação e capacitação profissional para trabalhar no Departamento de Produção da indústria.

 

Os formandos frequentaram o curso, com duração de 240 horas, entre os meses de julho e setembro. Além das disciplinas teóricas, eles tiveram aulas práticas na própria unidade do Senai, onde foi montada uma pequena linha de produção com dois chassis completos para montagem e desmontagem.

 

 

Uma pequena linha de produção foi montada no Senai São Mateus, possibilitando aulas práticas ainda mais consistentes

 

“A Agrale cedeu alguns equipamentos da empresa que foram essenciais para o aprendizado dos alunos durante as aulas práticas. Tenho certeza que, com um curso novo dentro do Senai São Mateus (essa foi a primeira turma de Montador Multifuncional no município), todos saíram ganhando: tanto os alunos, com uma capacitação e um novo emprego; como a empresa, que obteve mão de obra qualificada na Cidade”, declarou o gerente da unidade, Paulo Roberto Sutério Alves.

 

A cerimônia de formatura contou com a participação do vice-presidente institucional da Findes em São Mateus, Nerzy Dalla Bernadina; do diretor adjunto da Findes em São Mateus e região, Cássio Caldeira; do diretor de Implantação da Agrale, Ivan Vergani; do prefeito do município, Amadeu Boroto; além dos discentes e seus familiares e diversas autoridades.

 

“Considero essas parcerias uma vitória para a região de São Mateus. Na atual conjuntura do País, com o aumento do desemprego, nós temos o privilégio de capacitar e de oferecer emprego aos formandos graças às empresas que estão se instalando no Estado. Qualificar a mão de obra é fundamental para atrair novas indústrias e gerar desenvolvimento”, ressaltou Bernadina.

 

Os alunos contratados começaram a trabalhar já no dia seguinte a formatura, quando a empresa Agrale iniciou as operações em São Mateus, produzindo chassis para a empresa Marcopolo Volare.

Read More