Serão oferecidas 4 mil vagas gratuitas, em ciclos de cursos, para qualificação profissional e jovens de São Mateus e Conceição da Barra

 

Se o assunto é qualificação, o Senai ES está presente! A instituição é parceira no programa “Suzano nas Comunidades”, que busca qualificar e formar jovens das comunidades rurais e quilombolas de São Mateus e Conceição da Barra. A iniciativa, lançada em julho deste ano, é da Suzano e conta com o apoio do Senai São Mateus. Ao todo, serão oferecidas 4 mil vagas gratuitas em ciclos de cursos de qualificação profissional durante um ano.

O programa será dividido em ciclos e polos de estudos, de acordo com a localização de cada comunidade. Da mesma forma será com as unidades móveis do Senai ES, que serão alocadas, cuidadosamente, para que as salas de aulas estejam mais próximas possíveis dos estudantes.

Ao todo, serão oferecidos cursos de diversas áreas, como por exemplo, confeitaria em bolos clássicos, informática básica, fabricação de pães rústicos e produtos natalinos, noções de elétrica, costura industrial, modelagem e costura de bolsas, montagem de produção de veículos automotores, soldagem de processo MIG/MAG, oficinas diversas, entre outros.

Qualificação

No primeiro ciclo, em execução, foram abertos mais de 30 cursos, de 60h a 80h, na unidade Senai de São Mateus, no COCB Suzano (Centro de Operações de Conceição da Barra – Trevo), CRAS Quilombola Negro Rugério (Santana – Conceição da Barra) e nas mais diversas comunidades e assentamentos da região. A expectativa é que, em breve, novos ciclos sejam abertos.

No Senai São Mateus, os cursos realizados vão contar toda a infraestrutura da unidade, com salas e laboratórios modernos, além da frota de unidades móveis. Os alunos poderão passar por diferentes áreas da indústria da região, o que vai permitir a atualização de mão obra local e ampliação da geração de novos negócios.

Juntos, o Senai São Mateus e a Suzano desenvolvem o projeto, a fim de agregar e tornar possível a qualificação, a educação e o investimento no desenvolvimento de pessoas, não exclusivamente das comunidades, mas de toda uma região onde estão instalados.