Unidades levam para todo o Espírito Santo cursos e atendimento em saúde

 

Unidade Móvel do Senai ES de Confecção

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo visto na rua, uma van ou carreta estacionada oferecendo algum tipo de serviço. Nada mais é do que uma unidade móvel, um veículo adaptado ou projetado para atender a necessidade de alguma empresa ou instituição – pública ou privada – na oferta de produtos ou serviços.  

Além das unidades físicas, o Sesi ES e o Senai ES contam com unidades móveis. São carretas, caminhões e vans preparadas para levar cursos, palestras e atendimentos médicos para todo o Espírito Santo.  Ao todo, são 16 unidades móveis Sesi Senai ES com foco em educação e oito direcionadas para assistência em saúde.

 

“É uma forma de levar saúde e educação para empresas ou comunidades distantes, que não contam com unidades fixas do Sesi ES, Senai ES e IEL-ES”, pontua o gestor responsável das unidades móveis do Sesi Senai ES, Uilton Simões. 


Educação do Senai ES

As 13 unidades móveis de educação do Senai ES levam até os alunos cursos de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização profissional. E as oportunidades são variadas, em áreas como alimentos, panificação, confecção, colheita florestal, soldagem, construção civil, frigorífico, informática, madeira e mobiliário e mecânica veicular. 
 
Os veículos são transformados em espaços modernos, com maquinário de ponta e inovação tecnológica. “É a oportunidade de atender os diversos públicos, desde a comunidade conforme a demanda da prefeitura para oferta de qualificação profissional e a empresa na realização de treinamentos para os colaboradores”, pontua Uilton.  

Atendimento do Sesi ES

Unidade móvel Cozinha Capixaba do Sesi ES

Já as unidades móveis do Sesi ES chegam para levar treinamentos e qualidade de vida, também de acordo com a demanda da cidade e empresa. Na área da saúde, oito unidades oferecem serviços especializados de audiometria e saúde ocupacional, visando a promoção e a preservação da saúde do trabalhador.  
 
O Sesi ES também possui três unidades voltadas para educação, com a oferta de treinamentos, cursos e oficinas. São elas: informática, Cozinha Brasil e Escola Móvel Cozinha Capixaba, com a finalidade de resgatar a culinária capixaba tradicional e valorizar a cultura e os produtos do Espírito Santo.
 

Interiorização sobre rodas

É sobre rodas que as unidades do Sesi Senai ES contribuem para a modernização dos ambientes de ensino e atualização de recursos humanos para atender as exigências das empresas no mercado atual, além da promoção da qualidade de vida e bem-estar dos profissionais.  
 
“É uma forma de agir como um agente facilitador para a manutenção dos empregos até a conquista de uma nova oportunidade, aliando a saúde e segurança do trabalhador”, frisou o gestor responsável das unidades móveis do Sesi Senai ES, Uilton Simões.  

*Por Fernanda Gomes