O Programa Petrobras Jovem Aprendiz capacitou mais de 50 alunos em cursos do Senai, nas unidades de Vitória, Linhares e São Mateus. | Foto: Fernando César – Banco de Imagens Petrobras

O mercado de trabalho capixaba pode contar com novos profissionais. Cerca de 50 adolescentes e jovens foram capacitados por meio do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), uma parceria da empresa com o Senai e o Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador (CESAM-ES). A formatura das turmas aconteceu nesta quarta-feira (11), no auditório da Petrobrás.

Essa foi a 5ª edição do programa que promove a inclusão social por meio de qualificação profissional para jovens entre 15 e 21 anos em situação de vulnerabilidade social.  A duração da capacitação é de até dois anos.

As vagas desta última edição foram para o curso de técnico em Segurança do Trabalho, ministrado nas unidades de Linhares e Vitória, e no curso de Mecânico de Manutenção na modalidade Dual, ministrado na unidade de São Mateus. Neste último, os jovens puderam realizar as práticas profissionais no ambiente da empresa – Base 61.

Transformando vidas

Ao promover a inclusão social e capacitação profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, o PPJA transforma vidas. É o que relata Gabriel Araújo Siqueira, 19 anos, que foi adotado durante o curso na unidade de São Mateus.

“Eu aprendi muita coisa nesse curso, tanto na parte social, de interação com as pessoas, quanto no conhecimento técnico. No início do programa, eu não estava indo muito bem, porque eu não tinha muita base, mas recebi apoio dos instrutores, da equipe do Senai e da Cesam-ES. Com isso, comecei a me moldar para ser uma nova pessoa. Pensava: ‘essa nova família me adotou porque gostou de mim e quer o meu melhor, então sempre vou buscar ser o melhor para eles também’”, relatou.

Lorena Passos, a mãe de Gabriel, foi oradora durante a cerimônia em nome dos pais dos formandos, e deu um depoimento emocionante sobre como o programa ajudou o filho e a família.

“O Gabriel era um menino sem perspectiva de futuro, muito acomodado. Com a aprendizagem, ele se tornou um jovem propositivo, comprometido, ciente dos seus potenciais e da necessidade de ser capacitado, de ter ética. Então, a aprendizagem entrou na minha casa para transformar o rumo que o meu filho vinha tomando”, contou.

Amadurecimento

Para Brenda Martinelli Freitas, 18 anos, que fez o curso técnico de Segurança do Trabalho, no Senai Vitória, o programa ajudou no processo de amadurecimento. No início das aulas, ela estava com 16 anos.

“Além de trazer uma profissionalização, eu acho que o curso me trouxe muita maturidade, responsabilidade, principalmente quanto a cumprimento de horários e com as cobranças do curso. O fato de termos aulas com profissionais muito qualificados contribuiu bastante para que saíssemos preparados para o mercado”, contou.

Mercado de trabalho

Ramon Mendonça Vieira, 19 anos, também cursou o técnico de Segurança do Trabalho na unidade de Vitória. Durante o programa, ele passou por um problema de saúde e conta que teve total apoio da equipe do Senai e da Cesam.

“Eu tive um problema sério de saúde, de problemas pessoais, durante o curso. E as equipes foram uma parte significativa nisso tudo. Eu não vou esquecer o que cada um fez por mim, cada palavra que foi dita. Só tenho a agradecer por ter participado desse programa”, disse.

Ele destaca a preparação para o mercado de trabalho como primordial para a construção do seu futuro.

“Foi uma experiência muito bacana, que me proporcionou muitas experiências, ajudou na convivência com pessoas de diferentes opiniões e estilos de vida, além de abrir muitas portas para o mercado de trabalho, me qualificando profissionalmente”, ressaltou.

O Programa

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz tem duração de até dois anos. AS instituições sociais conveniadas assinam a carteira do jovem aprendiz, com pagamento de um salário mínimo, 13º salário, férias, FGTS, vale refeição e vale transporte.

Para se inscrever, o candidato precisa estar em situação de vulnerabilidade social, ter entre 15 e 21 anos e 11 meses (para vagas das áreas administrativas); ou ter entre 17 anos e 9 meses e 21 anos e 11 meses (para vagas em áreas operacionais).

*Por Fiorella Gomes