Findes
Cindes
Sesi
IEL
Ideies

Feira de Talentos Contrate-me oferece vagas de emprego para a indústria  

Um encontro que conecta a empresa aos melhores profissionais do mercado. Isso mesmo! É assim na Feira de Talentos Contrate-me, evento on-line e gratuito promovido pelo Senai, e que acontece de 23 a 25 de março.

As empresas têm a oportunidade de divulgar suas vagas de emprego e estágio para atrair os melhores profissionais do mercado. O evento de empregabilidade conta com um banco de talentos formado por mais de 30 mil perfis de todo o Brasil.

A partir da ferramenta Contrate.Me, que faz uso de inteligência artificial, será possível promover o encontro entre o candidato ideal e a empresa. Ao cadastrar a vaga, a plataforma analisa os perfis que possuem as competências técnicas e socioemocionais mais adequadas aos desafios da empresa.

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o evento.

*Por Fernanda Gomes

Read More

Mundo Senai 2020 reforça a importância da entidade para a qualificação de profissionais e desenvolvimento da indústria

Inovação, novas tecnologias, mercado de trabalho e Indústria 4.0, desafios da indústria para o futuro, Novo Ensino Médio e lifelong learning. Esses foram os temas centrais abordados pela 12ª edição Mundo Senai – Espírito Santo, que adotou o formato on-line devido a pandemia de Covid-19.

O evento, contou com cerca de oito horas de conteúdos, divididos em seis painéis, uma aula ao vivo sobre o setor Automotivo, tour pelas unidades e laboratórios da entidade no Espírito Santo, tour pelo Centro Cultural Sesi e atração cultural com a Camerata Sesi. A programação ainda pode ser conferida no canal do Youtube do Senai ES.

Durante a abertura do evento, a presidente da Findes, Cris Samorini destacou que o Senai tem sido e sempre será parceiro no processo de formação e capacitação de mão de obra para a indústria capixaba e nacional, contribuindo para o aumento da sua competitividade e produtividade.

“Esse evento é muito simbólico. Afinal, o Senai foi importantíssimo na complementação do meu conhecimento técnico do setor Gráfico. Desde a construção do meu plano de trabalho, temos dialogado muito principalmente sobre os desafios do ensino médio integrado ao curso técnico. Atualmente, apenas 10% dos jovens brasileiros se formam nessa modalidade e isso está muito distante do resultado de nações desenvolvidas. A exemplo, na Alemanha, 48% dos alunos cursam o ensino técnico”, destacou.

Entre as ações do Senai ES para modificar esse cenário, Cris apresentou a parceria da entidade com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) para operar no modelo do Novo Ensino Médio em 10 municípios do Espírito Santo.

“Estamos construindo um modelo piloto que com certeza será um exemplo para todo o Brasil. A escolha dos municípios foi do Governo do Estado, analisando a vocação regional e também a disponibilidade de estrutura. Esses cursos serão oferecidos de forma gratuita”, revelou a presidente da Federação.

A Rede Sesi e Senai é pioneira no oferecimento do Novo Ensino Médio na Região Sudeste. A adoção desse novo ensino permitirá que o jovem opte por uma formação profissional e técnica dentro da carga horária do ensino médio regular. Ao final dos três anos, o aluno será certificado no ensino médio e no curso técnico ou nos cursos profissionalizantes que escolheu.

Cris apontou ainda que a oferta desses cursos é super importante por ser uma ligação direta entre o estudante e o mercado de trabalho da indústria.

 

Confira como foi o evento:

Ações e conteúdo

Já o diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima, frisou a importância do evento e dos conteúdos apresentados ao público, além de revelar que o Mundo Senai também contou com ações em três shoppings da Grande Vitória nesta edição.

“Nós queremos que você se aproxime cada vez mais das práticas educacionais que nós temos, como a educação maker, por exemplo. Mas também queremos que você entenda as novas tecnologias e a nova realidade da indústria e o contexto da indústria 4.0, entendendo o que é manufatura enxuta, como funciona a internet das coisas nessa nova realidade, como a tecnologia vai afetar a atividade industrial tão importante para o desenvolvimento do Espírito Santo”, explicou.

Missão Senai

Qualificar pessoas e levar educação profissional conectada ao mundo do trabalho. Essa é a grande missão da entidade, conforme ressaltou o diretor regional do Senai ES, Mateus de Freitas.

“Nossa missão é levar empregabilidade para a sociedade. Não apenas oferta de cursos, mas uma oferta de cursos conectada às necessidades do mercado de trabalho, das indústrias, do nosso Estado e do nosso país. Nossa entidade vem evoluindo ao longo do tempo, assim como a indústria vem se modernizando, vem adotando tecnologias digitais, o Senai também vem se preparando e está preparado para formar profissionais para esse novo mundo digital, a indústria 4.0”, frisou o diretor regional.

Ainda de acordo com Mateus, o Senai tem um histórico de sucesso nos cursos que oferece. Sete em cada dez alunos que passam pelo Senai terminam o curso trabalhando, seja empregado em uma empresa ou seja empreendendo.

 

 

Encerramento

Para fechar com chave de ouro em todo o país, o Senai Nacional convidou Murilo Gun, um dos pioneiros da internet no Brasil, para compartilhar técnicas e aprendizagens sobre como aprender mais e melhor. Com uma abordagem divertida, a palestra “Como aprender aprendendo” ressalta a filosofia do lifelong learning, ou seja, a importância de nunca parar de estudar.

* Por Fiorella Gomes

Read More

Confira como foi o Mundo Senai 2019

Alunos da 3ª série da Escola Estadual Luiz Manoel Vellozo conhecem projetos de inovação desenvolvidos por estudantes e instrutores do Senai Vila Velha

Escolas públicas e privadas, empresas, trabalhadores da indústrias, entidades governamentais e membros da comunidade estiveram nas unidades do Senai nesta quinta-feira (21) para o Mundo Senai: uma oportunidade de conhecer de perto as atividades da instituição e os projetos desenvolvidos pelos alunos da educação profissional.

Parte do calendário anual da instituição, o evento acontece simultaneamente nas unidades Senai de todo o Brasil. Aqui no Espírito Santo, a programação contou com palestras, demonstrações de cursos e até o lançamento do Senai Lab, na unidade da Serra. Esse é um espaço concebido para estimular a inovação e o pensamento empreendedor de forma diferenciada, onde o estudante é o protagonista do seu aprendizado.

De acordo com o diretor regional do Senai, Mateus de Freitas, o espaço é mais um passo na já consolidada prática de promover interação entre os projetos desenvolvidos no Senai e a possibilidade de aplicabilidade nas indústrias. “Esse é o nosso primeiro Senai Lab, ambiente que agrega ainda mais às práticas e desenvolvimento dos projetos. Nós estamos cada vez mais conectando o conhecimento que nossos meninos e meninas têm na sala de aula, nas oficinas, com as necessidades da indústria. E, com isso, estamos desenvolvendo projetos que são soluções práticas, de altíssima qualidade e aplicabilidade na sociedade e nas indústria”, explicou.

Quem passou pelo evento, ficou encantado com o que viu. Caso da estudante Taynara Guisso Marques, 18 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Adolfina Zamprogno, de Vila Velha. “Achei muito importante vir até aqui e conhecer a estrutura do Senai. Sempre escutei falar muito dos cursos oferecidos aqui, mas não sabia muito bem como funcionavam. Outro ponto legal é que com essa experiência podemos ver que não temos oportunidades apenas de cursar uma universidade, a graduação, o curso técnico também é um caminho para a profissionalização”, destacou a jovem que conheceu as instalações do Senai Vila Velha.

Um dos pontos fortes do Mundo Senai é a possibilidade de conhecer a infraestrutura das unidades, que contam com as tecnologias inovadoras da Indústria 4.0. Entender melhor como funcionam as aulas nesse lugares, que permitem os alunos da instituição aplicarem a teoria na prática, no melhor estilo “mão na massa”, aguçou o interesse de Rayssa Viana por Logística. Aos 15 anos, ela cursa o 9º ano do Ensino Fundamental II do Sesi e pensa em seguir carreira na área.

“É uma experiência bem diferente, porque poucas são as escolas que possuem uma infraestrutura como a que vimos aqui. O que mais me chamou atenção na visita foram as atividades ligadas à Logística. Eu já vinha procurando saber mais sobre essa área e fiquei ainda mais animada”, pontuou.

O Mundo Senai é voltado para apresentar a indústria e a sociedade a importância do Senai para a formação profissional de jovens e adultos, dentro do contexto da Indústria 4.0, que conta com tecnologias mais complexas e exige novas formas de trabalho, habilidades e competências. Além disso, o evento ainda apresenta aos jovens oportunidades para o seu futuro profissional e dicas sobre o mercado trabalho.

 

 

 Por Fiorella Gomes

Read More

Mundo Senai apresenta profissões e oportunidades da Indústria 4.0

Unidades abrem suas portas e apresentam suas atividades para alunos de escolas públicas e privadas, familiares de alunos, trabalhadores da indústria, empresas e comunidade. É nessa quinta (21), das 8h às 18h 

 

Mundo Senai é voltado para todos aqueles que querem conhecer mais sobre a instituição. Entrada é gratuita!

As unidades do Senai vão abrir suas portas na próxima quinta-feira (21), das 8h às 18h, para a 11ª edição do Mundo Senai. Anual, o evento ocorre simultaneamente nas unidades de todo o país e apresenta todas as oportunidades da instituição para alunos de escolas públicas e particulares a partir do 9º ano do Ensino Fundamental II, alunos egressos, trabalhadores da indústria, empresas e a comunidade em geral. A entrada é gratuita.

Aqui no Espírito Santo, as visitas podem ser realizadas nas unidades de Aracruz, Araçás (em Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit ( em Serra), Colatina, Linhares e São Mateus. Apenas o Senai Vitória não recebe o evento devido às obras de modernização.

Durante os dois dias, o público poderá conhecer a importância do Senai para a formação profissional de jovens e adultos, dentro do contexto da Indústria 4.0, que conta com tecnologias mais complexas e exige novas formas de trabalho, habilidades e competências. Para isso, são realizadas demonstrações práticas das profissões industriais e apresentações dos projetos desenvolvidos pelos estudantes técnicos.

Voltado para a interação do jovem com o conhecimento e para ampliar sua percepção sobre educação profissional, mercado, inovação, serviços técnicos e tecnológicos, o cronograma de algumas unidades conta ainda com palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional, visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria e muito mais.

Novidade

E tem novidade durante o Mundo Senai na unidade do Civit, que lança o seu espaço maker: o ‘Senailab’, que tem como objetivo proporcionar um ambiente de aprendizagem multidisciplinar aos alunos.

Senai Civit será o primeiro do estado a contar com um Espaço Maker, que será estendido para as demais unidades

“O Senailab é mais uma conquista importante para a nossa unidade. Além de possibilitar o desenvolvimento de novos projetos, o espaço é mais um passo para estarmos alinhados às novas demandas da Indústria 4.0”, destacou Mariana Fonseca De Mendonça Gomes, diretora escolar do Sesi e Senai Civit.

Do movimento maker na Educação – ou “faça você mesmo” -, o espaço foi desenvolvido para estimular a inovação e o pensamento empreendedor de forma diferenciada, onde o estudante é o protagonista. Dessa forma, a ideia é proporcionar aos alunos e instrutores um local para planejamento, desenvolvimento, prototipação e apresentação dos principais projetos realizados pelas unidades de ensino, como Grand Prix, Desafio Senai de Projetos Integradores, Inova Senai e os projetos de conclusão de curso.

As demais unidades Senai no estado também contarão com seu próprio “Senailab”. Conforme cronograma, as próximas localidades a receberem este espaço são Araçás, em Vila Velha; e Aracruz. Em seguida, segundo o planejamento, serão as de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus. Devido às obras, a Unidade Cetec, em Vitória, só receberá este espaço ao final da reforma no local.

O Mundo Senai reserva muita atividade e coisa bacana, não é mesmo? Então, não perca a chance e participe na unidade mais próxima. E, caso não seja possível, fique ligado em nossas redes sociais para acompanhar a cobertura completa.

Serviço

MUNDO SENAI 2019

Quando: quinta-feira (21)
Horário: 08h às 18h
Onde: Unidades Senai de Aracruz, Araçás (em Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit ( em Serra), Colatina, Linhares e São Mateus

Por Fiorella Gomes e Thaíssa Dilly

Read More

#MundoSenai: Alunos de várias escolas visitam laboratórios do Senai

As unidades do Senai de todo o Brasil abriram suas portas nesta quinta-feira (8) para o #MundoSenai, evento anual que apresenta todas as oportunidades da instituição para alunos de escolas públicas e particulares a partir do nono ano do ensino Fundamental. No Espírito Santo, a programação contou com visitas aos laboratórios, bate papo com instrutores, oficinas e palestras com empresários de diversos ramos industriais para falar sobre carreira e mercado de trabalho.

No Senai Araçás, cerca de 300 alunos de seis escolas, entre concluintes do Ensino Fundamental e alunos do Ensino Médio, visitaram as instalações dos cursos Técnico em Vestuário, Técnico em Móveis, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Edificações para conferir o funcionamento de alguns equipamentos e saber um pouco mais sobre a dinâmica das aulas.

Em um tour guiado pelos próprios alunos do Senai, com acompanhamento de coordenadores e instrutores dos cursos, os visitantes tiraram dúvidas, descobriram curiosidades e se informaram mais sobre os cursos técnicos, que, inclusive, estão com matrículas abertas para 2019.

Veja as fotos do evento em nosso Flickr:

Read More
alt

Mundo Senai apresenta equipamentos e técnicas da área industrial

alt

Conhecer novas profissões, saber sobre o mercado de trabalho, trocar ideias com instrutores e alunos, entrar em contato com o que há de mais moderno em equipamentos e técnicas da área industrial. Esses foram alguns dos atrativos do Mundo Senai, realizado nessa quinta-feira (14), em 13 unidades do Senai no Espírito Santo.

Gabriel Ferreira, de 14 anos, chegou ao evento com a certeza de que queria seguir carreira na área da informática, mas ao conhecer todos os cursos que o Senai oferece, mudou de ideia. “Não tinha noção sobre todas essas áreas técnicas do Senai. Me surpreendi com a estrutura de Mecânica e pretendo fazer esse curso”, disse o estudante do Sesi Laranjeiras.

Durante o Mundo Senai, alunos de escolas particulares e públicas e a população puderam conhecer novos ambientes educacionais, como os laboratórios que simulam situações reais da indústria. Além disso, foi apresentado o aplicativo para celular “Meu curso Senai-ES”, onde é possível saber detalhes de cada formação que a entidade oferece.

Mais de 2.000 pessoas visitaram as 13 unidades do Senai-ES. O Senai Serra, por exemplo, recebeu aproximadamente 300 alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, que puderam conhecer as áreas de Redes de Computadores, Segurança e Saúde do Trabalho, Medidas e Ensaios Elétricos, Tornearia, Ferramentaria, Manufatura de Plásticos, entre outras.

O estudante Henrique Breda, do 8º ano do Sesi Laranjeiras, pretende futuramente ser criador de games. “Acredito que se eu fizer o curso de Tecnologia da Informação vou aprimorar as técnicas de informática e conseguirei desenvolver os jogos”, contou.

O Mundo Senai foi criado em 2009 e nesses oito anos recebeu aproximadamente 2,5 milhões de visitantes em todo o Brasil.

alt

Por: Natália Magalhães

Read More

Mundo Senai será realizado em 13 unidades do Espírito Santo no próximo dia 14

Dez unidades operacionais e três unidades móveis estarão de portas abertas no próximo dia 14 de setembro, em mais uma edição do Mundo Senai. Em sua nona edição, o evento abre as portas para o público, especialmente os jovens que cursam o Ensino Médio, visando apresenta-lo às profissões industriais e desenvolver a indústria da região.

As unidades, localizadas em 13 municípios, estarão com uma programação ativa entre 8 e 12h e das 13h30m às 17h, com atividades variadas desenvolvidas em cada escola. A iniciativa é importante pois proporciona aos estudantes e interessados o conhecimento de diversas profissões e carreiras, além de terem contato com instalações e laboratórios e poderem interagir com instrutores e alunos do Senai.

“Somos uma escola que utilizamos a metodologia do aprender fazendo. Para a preparação do Mundo Senai, nós incentivamos os nossos alunos a colocar em prática o que eles aprenderam em sala de aula.  Com essa lógica, eles prepararam um vídeo institucional, brindes e materiais sobre o curso que estudam. A ideia é que eles se sintam parte do processo e transmitam essa motivação para os estudantes das outras escolas, convidando-os a fazer parte do Senai”, explicou o instrutor facilitador do Senai Civit, Jonas Nunes.

Na programação constam minicursos, oficinas e visitas guiadas aos laboratórios, que simulam o dia a dia da indústria, palestras, demonstração de impressoras 3D, Lego Robótica e robôs produzidos por alunos do Senai. Os visitantes podem conhecer também a teoria e a prática de alguns cursos da instituição, conteúdos tecnológicos e interativos, além de atividades voltadas para a saúde e segurança do trabalho.

 

Confira as unidades em que acontecerá o Mundo Senai no Espírito Santo:

  • Vitória
  • Vila Velha
  • Serra
  • São Mateus
  • Nova Venécia
  • Linhares
  • Colatina
  • Aracruz
  • Anchieta
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Escola Móvel em Cariacica
  • Escola Móvel em São Gabriel da Palha
  • Escola Móvel em Alto Rio Novo

Por: Cintia Dias

Read More
alt

Senai-ES abre as portas para apresentar cursos a estudantes

alt

E quem ainda está indeciso quanto à escolha da profissão que pretende seguir terá uma nova oportunidade para pensar no futuro. É que o Senai-ES vai realizar, nos dias 10 e 11 de setembro, o evento “Mundo Senai” apresentando as diversas possibilidades de formação profissional que a entidade oferece aos alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino.

O “Mundo Senai”, que acontece em todo país, será realizado nas unidades das seguintes cidades capixabas: Vitória, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Linhares, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Presidente Kennedy e Santa Maria de Jetibá.

Durante os dois dias, os visitantes serão recepcionados por alunos e professores da instituição para visitas monitoradas por laboratórios, salas de aulas e demais espaços das unidades. A programação inclui também palestras sobre as formações que a indústria capixaba mais demanda.

Os monitores também vão tirar dúvidas sobre a duração dos cursos, estrutura laboratorial, oportunidades no mercado de trabalho e segmentos industriais atendidos pela entidade, entre outras. Vale lembrar que o evento é aberto a comunidade, apesar da parceria com as escolas da rede pública.

Confira abaixo a relação dos laboratórios que poderão ser visitados em algumas unidades:

Vitória

Laboratórios de Informática, Laboratórios de Automação Industrial, Laboratório de Lubrificação, Laboratório de Mecânica de Automóveis, Laboratórios de Mecânica de Manutenção Industrial, Laboratório de Mecatrônica, Laboratório de Planta Piloto, Laboratório de Segurança, Laboratório de Solda, Laboratório de Tecnologia do Gás, Laboratório de Usinagem e Ajustagem, Laboratório de Válvulas, Laboratório de Eletricidade Industrial, Laboratório de Eletricidade Predial, Laboratório de Eletrônica Aplicada, Laboratório de Hidráulica e Pneumática

Araçás

Laboratórios de Informática, Laboratório de Vestuário, Sala de Desenho, Lab. de Comandos Elétricos, Lab. de Ensaios de Materiais, Lab. de Instalações Hidráulicas, Lab. de Marcenaria, Laboratório do LEGO

Civit

Laboratório de Manutenção Mecânica, Laboratório de Ajustagem, Laboratório de Soldagem, Laboratório de Ferramentaria, Laboratório de Ensaios do Plástico, Laboratório de Manufatura do Plástico, Laboratório de Refrigeração e Climatização, Laboratório de Redes de Computadores, Laboratório de Elétrica Industrial, Laboratório de Elétrica Predial, Laboratório de Eletrônica

Aracruz

Laboratório de Robótica, Laboratório de Solda, Laboratório de Pneumática, Laboratório de Mecânica, Laboratório de Elétrica

Read More