Unidades abrem suas portas e apresentam suas atividades para alunos de escolas públicas e privadas, familiares de alunos, trabalhadores da indústria, empresas e comunidade. É nessa quinta (21), das 8h às 18h 

 

Mundo Senai é voltado para todos aqueles que querem conhecer mais sobre a instituição. Entrada é gratuita!

As unidades do Senai vão abrir suas portas na próxima quinta-feira (21), das 8h às 18h, para a 11ª edição do Mundo Senai. Anual, o evento ocorre simultaneamente nas unidades de todo o país e apresenta todas as oportunidades da instituição para alunos de escolas públicas e particulares a partir do 9º ano do Ensino Fundamental II, alunos egressos, trabalhadores da indústria, empresas e a comunidade em geral. A entrada é gratuita.

Aqui no Espírito Santo, as visitas podem ser realizadas nas unidades de Aracruz, Araçás (em Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit ( em Serra), Colatina, Linhares e São Mateus. Apenas o Senai Vitória não recebe o evento devido às obras de modernização.

Durante os dois dias, o público poderá conhecer a importância do Senai para a formação profissional de jovens e adultos, dentro do contexto da Indústria 4.0, que conta com tecnologias mais complexas e exige novas formas de trabalho, habilidades e competências. Para isso, são realizadas demonstrações práticas das profissões industriais e apresentações dos projetos desenvolvidos pelos estudantes técnicos.

Voltado para a interação do jovem com o conhecimento e para ampliar sua percepção sobre educação profissional, mercado, inovação, serviços técnicos e tecnológicos, o cronograma de algumas unidades conta ainda com palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional, visitas aos laboratórios que simulam o dia a dia da indústria e muito mais.

Novidade

E tem novidade durante o Mundo Senai na unidade do Civit, que lança o seu espaço maker: o ‘Senailab’, que tem como objetivo proporcionar um ambiente de aprendizagem multidisciplinar aos alunos.

Senai Civit será o primeiro do estado a contar com um Espaço Maker, que será estendido para as demais unidades

“O Senailab é mais uma conquista importante para a nossa unidade. Além de possibilitar o desenvolvimento de novos projetos, o espaço é mais um passo para estarmos alinhados às novas demandas da Indústria 4.0”, destacou Mariana Fonseca De Mendonça Gomes, diretora escolar do Sesi e Senai Civit.

Do movimento maker na Educação – ou “faça você mesmo” -, o espaço foi desenvolvido para estimular a inovação e o pensamento empreendedor de forma diferenciada, onde o estudante é o protagonista. Dessa forma, a ideia é proporcionar aos alunos e instrutores um local para planejamento, desenvolvimento, prototipação e apresentação dos principais projetos realizados pelas unidades de ensino, como Grand Prix, Desafio Senai de Projetos Integradores, Inova Senai e os projetos de conclusão de curso.

As demais unidades Senai no estado também contarão com seu próprio “Senailab”. Conforme cronograma, as próximas localidades a receberem este espaço são Araçás, em Vila Velha; e Aracruz. Em seguida, segundo o planejamento, serão as de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus. Devido às obras, a Unidade Cetec, em Vitória, só receberá este espaço ao final da reforma no local.

O Mundo Senai reserva muita atividade e coisa bacana, não é mesmo? Então, não perca a chance e participe na unidade mais próxima. E, caso não seja possível, fique ligado em nossas redes sociais para acompanhar a cobertura completa.

Serviço

MUNDO SENAI 2019

Quando: quinta-feira (21)
Horário: 08h às 18h
Onde: Unidades Senai de Aracruz, Araçás (em Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit ( em Serra), Colatina, Linhares e São Mateus

Por Fiorella Gomes e Thaíssa Dilly