Alunos da 3ª série da Escola Estadual Luiz Manoel Vellozo conhecem projetos de inovação desenvolvidos por estudantes e instrutores do Senai Vila Velha

Escolas públicas e privadas, empresas, trabalhadores da indústrias, entidades governamentais e membros da comunidade estiveram nas unidades do Senai nesta quinta-feira (21) para o Mundo Senai: uma oportunidade de conhecer de perto as atividades da instituição e os projetos desenvolvidos pelos alunos da educação profissional.

Parte do calendário anual da instituição, o evento acontece simultaneamente nas unidades Senai de todo o Brasil. Aqui no Espírito Santo, a programação contou com palestras, demonstrações de cursos e até o lançamento do Senai Lab, na unidade da Serra. Esse é um espaço concebido para estimular a inovação e o pensamento empreendedor de forma diferenciada, onde o estudante é o protagonista do seu aprendizado.

De acordo com o diretor regional do Senai, Mateus de Freitas, o espaço é mais um passo na já consolidada prática de promover interação entre os projetos desenvolvidos no Senai e a possibilidade de aplicabilidade nas indústrias. “Esse é o nosso primeiro Senai Lab, ambiente que agrega ainda mais às práticas e desenvolvimento dos projetos. Nós estamos cada vez mais conectando o conhecimento que nossos meninos e meninas têm na sala de aula, nas oficinas, com as necessidades da indústria. E, com isso, estamos desenvolvendo projetos que são soluções práticas, de altíssima qualidade e aplicabilidade na sociedade e nas indústria”, explicou.

Quem passou pelo evento, ficou encantado com o que viu. Caso da estudante Taynara Guisso Marques, 18 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Adolfina Zamprogno, de Vila Velha. “Achei muito importante vir até aqui e conhecer a estrutura do Senai. Sempre escutei falar muito dos cursos oferecidos aqui, mas não sabia muito bem como funcionavam. Outro ponto legal é que com essa experiência podemos ver que não temos oportunidades apenas de cursar uma universidade, a graduação, o curso técnico também é um caminho para a profissionalização”, destacou a jovem que conheceu as instalações do Senai Vila Velha.

Um dos pontos fortes do Mundo Senai é a possibilidade de conhecer a infraestrutura das unidades, que contam com as tecnologias inovadoras da Indústria 4.0. Entender melhor como funcionam as aulas nesse lugares, que permitem os alunos da instituição aplicarem a teoria na prática, no melhor estilo “mão na massa”, aguçou o interesse de Rayssa Viana por Logística. Aos 15 anos, ela cursa o 9º ano do Ensino Fundamental II do Sesi e pensa em seguir carreira na área.

“É uma experiência bem diferente, porque poucas são as escolas que possuem uma infraestrutura como a que vimos aqui. O que mais me chamou atenção na visita foram as atividades ligadas à Logística. Eu já vinha procurando saber mais sobre essa área e fiquei ainda mais animada”, pontuou.

O Mundo Senai é voltado para apresentar a indústria e a sociedade a importância do Senai para a formação profissional de jovens e adultos, dentro do contexto da Indústria 4.0, que conta com tecnologias mais complexas e exige novas formas de trabalho, habilidades e competências. Além disso, o evento ainda apresenta aos jovens oportunidades para o seu futuro profissional e dicas sobre o mercado trabalho.

 

 

 Por Fiorella Gomes

Comentários do Facebook