O Instituto Senai de Tecnologia (IST) está prestes a dar um novo passo para apoiar a indústria capixaba em seu processo de modernização tecnológica. Na próxima terça-feira (06), às 9h, será inaugurado o bloco de Tecnologia da Informação e Automação, localizado na unidade do Senai Vitória.

Com uma estrutura moderna e tecnológica, o novo bloco do IST contará com laboratório de instrumentação – nível e pressão, laboratório de instrumentação – vazão e temperatura, laboratório de válvulas industriais, laboratório de analisadores industriais, laboratório de pneumática, robótica colaborativa, controlador lógico programável, laboratório de mecatrônica, cibersegurança, cabeamento estruturado, e o Senai Lab.

O novo espaço também terá foco no desenvolvimento e qualificação de profissionais nas áreas de tecnologia da informação com foco em segurança cibernética ou desenvolvimento de sistemas, gestão industrial, instrumentação, automação e mecatrônica ou que busquem um ambiente para desenvolvimento colaborativo baseado na cultura maker.

O evento também marcará uma parceria entre a Findes e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). As entidades irão assinar um acordo de cooperação técnica com para desenvolver ações de mútuo interesse voltadas ao fortalecimento do setor produtivo do Espírito Santo. Esse é um órgão de articulação dos diversos atores públicos e privados envolvidos na formulação e execução de ações e medidas para o aumento da competitividade do setor produtivo brasileiro, com foco na inovação, transformação digital e produtividade.

* Por Fiorella Gomes