No dia 16/10, Dia Mundial da Alimentação, também se comemora o dia do Engenheiro de Alimentos. Uma alimentação adequada é essencial à população e para isso este profissional se dedica a garantir a produção e a qualidade dos alimentos e bebidas que consumimos.
A profissão foi criada com 1967, no Brasil, com o objetivo de unir os conhecimentos de engenharia com a ciência dos alimentos. Ao longo do tempo diversas mudanças econômicas, hábitos alimentares e o aumento do interesse do consumidor moderno por produtos mais saudáveis e diversificados torna crescente a necessidade de profissionais com conhecimento na área.
Os dados econômicos do segmento são positivos com um crescimento no volume de produção e faturamento que resultam em um aumento de 10,5% do PIB Nacional no Brasil em 2020 (AGÊNCIA BRASIL, 2021). No Espírito Santo a indústria de alimentos está presente em mais de 70 municípios gerando emprego e renda com oportunidades de trabalho para o engenheiro de alimentos (IDEIES, 2021).
Na indústria, este profissional atua desde o recebimento de materiais, produção, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos, tecnologias de conservação até o armazenamento e transporte ao consumidor.
Buscando aumentar a competitividade deste segmento industrial, o Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional do ES atua na cadeia produtiva por meio de um portfólio de serviços voltados ao cumprimento de normas e legislações, melhoria do processo produtivo, certificações bem como pesquisa e desenvolvimento em alimentos e bebidas.
Para a indústria estes serviços são fundamentais para:
  • Controle e melhoria dos padrões de qualidade dos produtos;
  • Desenvolvimento e capacitação da equipe de trabalho;
  • Aprimoramento e adequação de documentos técnicos;
  • Cumprimento de requisitos legais;
  • Melhoria contínua dos programas e cultura de segurança de alimentos;
  • Redução de custos operacionais e aumento da produtividade;
  • Melhoria do ambiente de trabalho;
  • Aumento do número de clientes atendidos;
  • Valorização da marca;
  • Aumento da participação no mercado interno e exportação.
O Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional do ES parabeniza estes profissionais que há 51 anos se dedicam a pesquisar e desenvolver soluções tecnológicas para alavancar a indústria de alimentos e bebidas.

Você atua em uma indústria de alimentos e bebidas ou pretende empreender nesta área? O Instituto SENAI de Tecnologia em Eficiência Operacional do ES possui corpo técnico especializado para atendê-lo, entre em contato conosco através dos telefones (27) 3334-5218 ou 98817-7834, e-mail [email protected].

*Por Bruna Gasparini