Senai foi a marca mais lembrada pelos capixabas no segmento “Curso Técnico Profissionalizante” no 30º Recall de Marcas. A premiação aconteceu no dia 24 de junho, no Centro de Convenções de Vitória.

Quando o assunto é Educação Profissional, o Senai é a instituição mais lembrada pelos capixabas. O Recall de Marcas 2022, premiação realizada há 30 anos pela Rede Gazeta, demonstrou que o Senai ES foi a marca mais lembrada no segmento “Curso Técnico Profissionalizante”. A entrega da premiação aconteceu na sexta-feira (24/6), no Centro de Convenções de Vitória, e contou com a participação da presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, e do diretor regional do Senai, Cláudio Marcassa.

O Recall é a principal premiação de lembrança de marca dos capixabas e trata-se de uma pesquisa direta e espontânea, as respostas são computadas e surgem os vencedores por categoria. O objetivo é reconhecer as marcas mais lembradas pelos capixabas.

Há 70 anos atuando no Espírito Santo, o Senai acredita que uma indústria forte é formada por profissionais qualificados, inovadores e capazes de entregar produtos de maior valor agregado. A instituição acumula experiência na formação técnica, com cursos de qualidade e que atendem às demandas do mercado capixaba. A cada dez alunos formados pelo Senai, sete estão empregados no mercado de trabalho formal.

Em sua fala, Cris ressaltou como as empresas valorizam e dão preferência para quem se qualifica pelo Senai. “Nos orgulha muito receber esse prêmio. Vemos esse reconhecimento do Senai como resultado de um trabalho que é realizado com qualidade e em sintonia com as tendências de mercado e as necessidades da indústria capixaba. Nos dedicamos todos os dias para consolidar a instituição como referência no ensino profissionalizante.”

A junção da tradição com os avanços tecnológicos coloca o Senai à frente quando o assunto é ensino de qualidade e competitividade na indústria.

O Diretor Regional do Senai, Cláudio Marcassa, destacou que estar na memória dos capixabas é reflexo das ações desenvolvidas pela instituição. “Trabalhamos na constante modernização das unidades para que o Senai tenha sempre um ensino de excelência, focado nas reais demandas da indústria. Temos o compromisso de formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Dados da CNI indicam que, atualmente, 95% da indústria brasileira prefere contratar egressos da instituição. No nosso Estado, o índice chega a 96%”, disse.

Sobre o Senai

Os cursos do Senai foram reestruturados para atender as demandas da Indústria 4.0, adotando em sua grade curricular conceitos e tecnologias habilitadoras, como Internet das Coisas (IoT), Lean Manufacturing, Big Data e Robótica.

Conectado às reais necessidades das empresas e indústrias, o Senai ES inclui em seus cursos o empreendedorismo e otimizou a duração da maioria das capacitações oferecidas. No novo formato, parte do curso é realizada à distância, o que permite também maior flexibilidade no horário dos estudos.

Além da qualificação da mão de obra capixaba, o Senai também oferece serviços técnicos e tecnológicos como consultorias, ensaios laboratoriais e disseminação da informação técnica para a indústria capixaba, buscando promover a inovação em todos os seus aspectos.

Atualmente, o Senai-ES possui 13 unidades móveis de ensino operacionais, e nove fixas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz e Anchieta.

São oferecidos 23 cursos na aprendizagem industrial; 21, técnicos de nível médio; 75, de qualificação profissional; 116, de aperfeiçoamento profissional; e 37, de iniciação.

Sobre o Recall de Marcas

O Recall de Marcas Rede Gazeta nasceu em 1993 e, desde então, reflete as profundas mudanças por que o mercado passou nas últimas décadas. A premiação revela como os consumidores pensam e o que levam em conta na hora de escolher um produto ou serviço.

Com o tema “Há 30 anos a resposta do mercado”, a cerimônia reconheceu empresas, instituições e órgãos que são referências nos segmentos em que atuam. Ao todo, a premiação envolveu a percepção dos capixabas em 80 categorias neste ano. Foram mais de 6 mil marcas citadas.

* Por Raianne Trevelin e Lorena Zanon