Cris Samorini, presidente da Findes, com o troféu do Recall de Marcas. Crédito: Rede Gazeta

O Senai ES mais uma vez é o mais lembrado pelo capixaba quando o assunto é curso técnico profissionalizante, segundo a 29ª edição do Recall de Marcas Rede Gazeta, com 12,42% da preferência dos entrevistados. O 1º lugar na pesquisa é fruto de um trabalho realizado pelo Senai há 69 anos no Espírito Santo, conectado às reais necessidades das empresas e indústrias.

“É um prazer receber mais uma vez, o prêmio Recall de Marcas de 1º lugar no segmento curso técnico profissionalizante. No Senai, formamos trabalhadores para a Indústria e capacitamos a mão de obra ativa do Estado, além de ajudarmos as empresas a expandirem sua tecnologia e a serem mais inovadoras. Alcançar essa marca, é uma consolidação de todos esses anos de trabalho”, ressalta a presidente da Findes, Cris Samorini.

Dados internos indicam que, atualmente, 95% da indústria brasileira prefere contratar egressos da instituição. No Espírito Santo, o índice chega a 96%.

Atuando há 69 anos no Espírito Santo, o Senai acredita que uma indústria forte é formada por profissionais qualificados, inovadores e capazes de entregar produtos de maior valor agregado. Está presente em todos os municípios capixabas, oferecendo o que tem de melhor em infraestrutura, prática e conhecimento por meio de tecnologias digitais.

Para isso, estruturou um portfólio completo com cursos de iniciação, qualificação profissional, o portfólio da escola também conta com cursos técnicos em diversas áreas tecnológicas.

Destaques

Os cursos do Senai foram reestruturados para atender as demandas da Indústria 4.0, adotando em sua grade curricular conceitos e tecnologias habilitadoras, como Internet das Coisas (IoT), Lean Manufacturing, Big Data e Robótica.

Conectado às reais necessidades das empresas e indústrias, o Senai ES inclui em seus cursos o empreendedorismo e otimizou a duração da maioria das capacitações oferecidas. No novo formato, parte do curso é realizada à distância, o que permite também maior flexibilidade no horário dos estudos.

Além da qualificação da mão de obra capixaba, o Senai também oferece serviços técnicos e tecnológicos como consultorias, ensaios laboratoriais e disseminação da informação técnica para a indústria capixaba, buscando promover a inovação em todos os seus aspectos.

Atualmente, o Senai-ES possui 15 unidades móveis de ensino operacionais, e nove fixas em Vitória, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz e Anchieta.

Entre ofertas EaD e presenciais, são oferecidos 44 cursos na aprendizagem industrial; 40, técnicos de nível médio; 93, de qualificação profissional; 296, de aperfeiçoamento profissional; e 37, de iniciação.

Empregabilidade

Exemplo das demandas do setor, podemos citar o Programa Emprega Mais, para a promoção da geração de emprego e o incremento da produtividade, em que o Senai ES vai oferecer mais de 5 mil vagas de cursos gratuitos para o segmento industrial. O objetivo é qualificar os profissionais desempregados, para que possam voltar ao mercado de trabalho, e requalificar os atuais trabalhadores da indústria.

Outros projetos também ajudam na qualificação dos profissionais, como é a Feira de Talentos Contrate.Me é um encontro que conecta a empresa aos melhores profissionais do mercado. As empresas têm a oportunidade de divulgar suas vagas de emprego e estágio para atrair os melhores profissionais do mercado. O evento de empregabilidade conta com um banco de talentos formado por mais de 30 mil perfis de todo o Brasil.

Soluções de Tecnologia e Inovação (STI)

Além da qualificação da mão de obra capixaba, o Senai também oferece serviços técnicos e tecnológicos como consultorias, ensaios laboratoriais e disseminação da informação técnica para a indústria capixaba, buscando promover a inovação em todos os seus aspectos.

Orientado para resultados práticos e de curto prazo, o Brasil Mais é o programa é desenvolvido na linha de produção, com foco no ganho de produtividade e é o maior programa de produtividade da América Latina. A iniciativa é do Governo Federal, em conjunto com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e conta com a parceria do Senai e do Sebrae. O programa é voltado para as empresas que tenham CNAE industrial, primário ou secundário, e possuam de 11 a 499 funcionários, e reúne metodologias e ferramentas de baixo custo.

A Mentoria Lean implementada no Programa foi desenvolvida pelo Senai ES. A metodologia tem se mostrado extremamente eficaz e efetiva, com empresas tendo um ganho de até 65% de produtividade. O valor investido pela empresa é de R$ 2.400,00 e os outros 70% são subsidiados pelo Governo Federal.

Outro programa que contribuiu para impulsionar os negócios e aumentar a competividade de micro e pequenas empresas da indústria capixaba é o Avança Mais. A consultoria consiste em um mix de soluções com ações direcionadas para o aumento da produtividade, vacina da gripe influenza, medidas de enfrentamento e prevenção à Covid-19 e capacitação de trabalhadores.

A iniciativa reúne em uma única oferta, consultorias e atendimentos direcionados para a melhoria da competitividade da indústria e o aumento da produtividade, com custo diferenciado, e que podem ser adquiridas isoladamente.

*Por Fiorella Gomes