Projeto foi apresentado para representantes da empresa na sede do Instituto Senai de Tecnologia (IST)

 

O Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Eficiência Operacional apresentou um projeto em realidade virtual para a Realcafé, no dia 06 de agosto, na sede do IST. O objetivo foi mapear os processos relacionados à logística interna da empresa, identificar os desperdícios, avaliar e simular as oportunidades de melhoria e desenvolver um layout otimizado de galpão, para serem implantados no próximo armazém de café.

O estudo indicou melhorias nos processos logísticos, reorganização dos fluxos, redução de esforços desnecessários e do tempo de ciclo das atividades avaliadas.  “A partir da observação e mapeamento dos processos foi possível identificar as oportunidades de melhoria e validá-las por meio da simulação”, pontou a consultora do IST, Rafaela Proti.

O armazém foi concebido de maneira a torná-lo flexível e adequado às necessidades da empresa, com processos enxutos que permitirão a tomada de decisão e adaptações rápidas. O Layout foi otimizado levando em consideração também os requisitos sanitários, com fluxo de operação linearizado e sem cruzamentos.  Com as reduções dos desperdícios, será possível aumento da produtividade de 16,7% a 127%, dependendo do processo avaliado.

“A apresentação do novo armazém foi realizada por meio de simulação, que possibilita a visualização em óculos de realidade virtual, permitindo a empresa ter a experiência de ver como será a estrutura do espaço no futuro”, destacou Rafaela.

Impressão

O novo armazém vai integrar o estoque da produção dos cafés para exportação em um único lugar. A configuração do layout futuro vai reduzir o tempo de operação, como logística, em quase metade do tempo.

“Chegou o momento em que surgiu a necessidade de fazer um estudo mais afundo do armazém. Temos uma área grande, mas precisamos saber o melhor local. Ter uma assessoria formada por um corpo técnico, como a equipe do Senai ES, nos deu a tranquilidade para conseguirmos cobrir todas as variáveis possíveis para chegar o mais próximo do que seria o tamanho, lugar, armazenamento, logística interna ideais. A entrega atendeu 100% nossa necessidade e estamos satisfeitos”, pontuou o diretor comercial da Realcafé, Bruno Giestas.

O projeto foi realizado por uma equipe multidisciplinar, com integração entre diferentes profissionais do IST e da Realcafé.

Instituto Senai de Tecnologia 

O Instituto Senai de Tecnologia (IST) é pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional com foco no aumento da produtividade e competitividade das empresas. O IST atua de forma transversal a todos os setores industriais e com soluções em serviços técnicos, ensaios laboratoriais, consultorias tecnológicas e desenvolvimento de novos produtos e processos.

*Por Fernanda Gomes