Uma iniciativa que visa a reintegração no mercado de trabalho e oportuniza a realização de sonhos.

 

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a empresa Gerdau promoveram, nesta quinta-feira (02), a cerimônia de abertura do projeto “Empodera Elas” no Senai Civit, na Serra. O objetivo é apoiar mulheres que sofrem algum tipo de vulnerabilidade social, reintegrá-las no mercado de trabalho e colaborar para que elas busquem a qualificação profissional.

Para uma das participantes do projeto – no qual o nome não foi revelado para preservar identidade – essa é a chance de conseguir realizar os sonhos de uma vida.

“Estou bastante extasiada, pois acho que fui vista. Esse projeto vai permitir realizar um sonho, que é a minha independência financeira. Isso vai representar um fortalecimento emocional, uma vez que fui dependente no meu relacionamento conjugal. Quero muito conseguir um emprego, iniciar um curso superior e conquistar a minha casa própria. Além disso, vou mostrar para meus filhos que quando a gente sonha e corre atrás com perseverança, tudo é possível”, disse.

Para a presidente da Federação, Cris Samorini, essa é uma grande oportunidade para recomeçar e aprender uma nova profissão. “Aqui na Findes, o nosso propósito é transformar vidas. E não há ferramenta mais potente para isso que a educação. Que todas as mulheres aproveitem essa oportunidade para saírem daqui ainda mais fortes e confiantes”, disse Samorini.

A presidente da Findes também destacou a participação dos parceiros. “Todos abraçaram essa causa tão importante. É essencial lutarmos juntos para que essas mulheres tenham um futuro promissor pela frente e para que contribuam com seus novos conhecimentos para a indústria capixaba”.

A abertura contou com a presença do gerente executivo de Mercado da Findes, Fernando Geller; gerente executivo de Educação do Sesi e Senai, Edglei Marques; coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (NEVID) do Ministério Público do ES, Cristiane Esteves; secretária de Direitos Humanos e Políticas Públicas para as Mulheres do Município da Serra, Gracimeri Gaviorno; secretária de Assistência Social do Trabalho, Emprego e Renda do Município da Serra, Claudia Maria da Silva; e o gerente de Logística Portuária da Gerdau, Marco Antônio Pimenta.

 

Assinatura do termo de cooperação, firmado entre Findes e Prefeitura da Serra.

Sobre a qualificação profissional

A participação no projeto “Empodera Elas” será oferecida de forma gratuita pela parceria entre a Gerdau e o Senai ES e será realizada no Senai Civit, na Serra. Com estrutura adequada, segurança e protocolos contra a Covid-19, o curso terá duração de quatro meses.

No final deste ano, vinte mulheres estarão preparadas para atender as reais necessidades da empresa Gerdau, com capacitação em operadoras de ponte rolante, atuando em atividades operacionais no porto, no munícipio de Serra.

“Os cursos do Senai são conectados com os desafios da indústria, que caminha para a sua quarta revolução, cada vez mais tecnológica e inovadora. Além disso, a qualificação profissional aumenta as chances da recolocação e ingresso no mercado de trabalho”, disse o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi ES, Cláudio Marcassa.

 

Projeto “Empodera Elas”

O projeto é voltado para mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social ou que precisam de algum apoio. O objetivo é colaborar com a inserção no mercado de trabalho, oferecer uma qualificação profissional de qualidade e ajudar a reduzir a dependência financeira dessa mulher.

As participantes, além de serem preparadas para o mercado de trabalho, por meio do módulo “Mundo do Trabalho” e pela qualificação profissional, elas também irão receber aulas de reforço nas matérias de português e matemática e acompanhamento psicológico durante todo o projeto, oferecido pelo Sesi Saúde.

A iniciativa é resultado da união de esforços entre Findes, Ministério Público do Estado, Polícia Civil – via Delegacia da Mulher, e a Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom), além do patrocínio da Gerdau.

 

 

*Por Raianne Trevelin