Ao todo serão 400 vagas nas áreas de Eletrotécnica, Eletromecânica, Manutenção Automotiva, Edificações, Alimentos. Inscrições no processo seletivo até o dia 02 de agosto.

O Senai ES fechou uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Sedu), para oferecer 400 vagas de cursos técnicos gratuitos à alunos da rede pública estadual. O processo seletivo está em andamento, com inscrições pela internet. (hiperlink: www.selecaoaluno.es.gov.br) O prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 02 de agosto.

Essa é mais uma oportunidade para os jovens se inserirem no mercado de trabalho e para o aumento de mão de obra qualificada para a indústria. O acordo de cooperação técnica para a oferta dos cursos foi assinado no último dia 14.

“Acreditamos nessa transformação que o Senai dará aos jovens. Estamos dando mais oportunidade para eles, por meio do Senai, que pela sua trajetória e capacidade técnica, vai fazer uma grande contribuição para o Espírito Santo”, pontuou a presidente da Findes, Cris Samorini.

Até 2025, o Espírito Santo precisará qualificar 179 mil trabalhadores em ocupações industriais, segundo Mapa do Trabalho 2022-2025 desenvolvido pelo Observatório Nacional da Indústria. Nesse período, a demanda por formação de nível técnico será pelo menos de 30.091 profissionais.

Atualmente, o Estado conta com 15,5 mil indústrias que geram quase 220 mil postos de trabalho formais. Ou seja, o setor tem uma grande capacidade de gerar empregos, renda e irradiar oportunidades.

“Isso é o passo para esses jovens transformar suas vidas com formação profissional e ter um futuro pela frente. Sempre escutamos dos empresários essa necessidade de formação de mão de obra qualificada. Então, agora nós temos essa missão, junto com o governo, de fazer essa parceria dar certo. Nós temos uma obrigação de uma retenção desses alunos pra que possam escolher o caminho no segmento industrial”, afirmou o diretor regional do Senai ES, Cláudio Marcassa.

 

 

Detalhes

As 400 vagas de cursos técnicos são destinadas a estudantes da primeira série do Ensino Médio (propedêutico, técnico e EJA primeira etapa).

“Uma alegria muito grande celebrar essa parceria que certamente vai levar aos nossos alunos não só uma oportunidade de educação técnica profissional, mas também uma educação de qualidade e reconhecida”, afirmou o secretário Estadual de Educação, Vitor de Angelo.

As aulas serão ministradas em oito unidades do Senai ES localizadas nos municípios de Aracruz, Cachoeiro, Colatina, Linhares, São Mateus, Vila Velha, Vitória e Serra.

Ao todo, serão cinco cursos contemplados, nas áreas de Eletrotécnica, Eletromecânica, Manutenção Automotiva, Edificações, Alimentos. As aulas estão previstas para começar no dia 15 de agosto.

* Por Fiorella Gomes