Luiz Toniato, diretor técnico do Sebrae/ES; Luiz Paulo Baraona, vice-presidente da Findes; e Liandra Zanette, mestre de cerimônia do evento

O assunto foi abordado pelo consultor Carlos Fernando Martins e faz parte da divulgação do Programa Brasil Mais

Produtividade, redução de desperdício, lucro, valor do cliente, custo, cuidado com a qualidade e com as pessoas foram algumas palavras-chave levantadas pelo consultor do Instituto Senai de Tecnologia em Logística de Produção da Fiesc – Senai/SC, Carlos Fernando Martins, na palestra “Como alavancar resultados por meio da melhoria da produtividade” realizada na quarta (16), transmitida pelo You Tube da Findes.

A inciativa faz parte da divulgação do programa Brasil Mais, que conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai ES) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), e tem a proposta de melhorar a produtividade dos negócios das micro e pequenas empresas dos setores de indústria, comércio e serviços.

“Produtividade é competitividade! Isso porque a melhoria da competitividade pode trazer crescimento e novas oportunidades para os negócios. A produtividade também é um dos caminhos para se atingir os resultados desejados pelas empresas, como baixo custo e alto impacto. Por isso, o Brasil Mais é uma oportunidade para as empresas que querem ter acesso a soluções simples e de impacto para reduzir desperdícios e principalmente construir uma cultura de pensamento enxuto”, pondera o vice-presidente da Findes, Paulo Baraona.

A atuação em conjunto, a partir da formação de parcerias, só tem a contribuir para o cenário de empresas mais prósperas. “Estamos atuando fortemente, em parceria para contribuir para que os pequenos negócios e empresas tenham maior competitividade. Os resultados esperados com as empresas atendidas são maior produtividade, gerando mais faturamento, e através de uma transformação digital nessas empresas”, pontua o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato, que destacou o crescimento de apenas 5% em produtividade no país.

Quiz da produtividade

O assunto faz parte da agenda de muitas empresas, mas será que você sabe avaliar se o seu negócio é produtivo? Com dinamismo e em formato de Quiz, o consultor Carlos Fernando Martins despertou a reflexão dos participantes ao longo da palestra.

Um dos primeiros pontos foi a falsa ilusão dos ganhos reais da empresa. A produtividade não está relacionada a uma maior produção, mas no aumento na redução de custo, exceto em situações em que a demanda do negócio seja superior à sua capacidade. “Se a sua produção não estiver atrelada à demanda, você terá um aumento de produtividade aparente e não real. Por isso, só aumente a produção se estiver atrelada à demanda, mas usando o mínimo de máquinas e operadores”, alerta Martins.

O cuidado com o espaço para armazenagem, transporte e qualidade deve estar atento ao olhar do gestor, para evitar gerar custos desnecessários. “Não melhore a produtividade local e sim a global, a sistêmica, de porta a porta, da matéria prima ao produto acabado”, esclarece o consultor.

Valor, cliente, pessoas

Carlos Fernando Martins, consultor do Instituto Senai de Tecnologia em Logística de Produção da Fiesc – Senai/SC

Martins alerta que a fábrica do futuro está voltada ao valor do cliente, aquele percebido pelo cliente a partir da compra feita, agregado à marca e da capacidade de retenção. “O valor percebido são os resultados gerados para o cliente somada à qualidade do processo. Desta forma, inversamente proporcional estão o preço e o custo de aquisição do produto ou serviço. Logo, é uma relação de valor, que todo mundo preza pelo menor prazo, com mais qualidade e menor custo”, diz.

Outro ponto comentado pelo palestrante são os cuidados direcionados pra a qualidade do seu produto e das pessoas. “Quando a qualidade é pobre no processo, demoramos mais tempo para concluir nossos trabalhos e os acordos não são respeitados. E aí, adicionamos recursos para tentar compensar, apagando incêndio a todo o momento. As questões de segurança são relegadas a um segundo plano, surgem acidentes de trabalho, e a moral da equipe fica baixa, que passa a desacreditar em todo o processo. E o que fazem as melhoras pessoas, mesmo aquelas que treinamos por anos? Vão embora! Nossa produtividade piora e entramos no ciclo da pobreza. Precisamos cortar esse ciclo”, ressalta.

Processo, padronização, resultados

A eliminação de desperdícios é um outro ponto para melhorar a qualidade e a produtividade. O consultor cita a Toyota como negócio próspero, ao definir etapas de todo o processo de produção e sua padronização para a conquista de resultados. E compara o cuidado com o processo, a atenção que os pais têm na hora de escolher a creche para colocar os filhos.

“Cuide do seu processo como se você fosse levar seu filho para a creche e olhasse tudo ao redor, organizado, limpo, com informações relevantes e disponíveis. Esse talvez seja o melhor exemplo do que é ser eficiente. Mire o seu processo como se fosse algo similar a uma creche, cuidando do seu bem maior”, declara.

O planejamento vai direcionar o andamento do negócio, e isso inclui as metas traçadas para alcançar o objetivo final. Segundo o consultor é essencial a definição de um propósito, uma visão clara quanto ao objetivo de lucro, respeitando as pessoas e desenvolvendo uma cultura voltada para resultados.

“Lembre-se. Melhore todos os dias. O tijolo da disciplina é o que sustenta todas as dicas e tantas outras”, finaliza Martins.

Brasil Mais

O Programa Brasil Mais é uma parceria do Sebrae com o Senai e tem como objetivo melhorar a produtividade das empresas através de duas linhas de atuação: uma voltada para o desenvolvimento de melhores práticas gerenciais, por meio do Sebrae/ES, e outra para melhores práticas produtivas, por meio do Senai ES. No Espírito Santo, a meta das duas instituições é atender, juntas, a 2.800 empresas até o final de 2022.

*Por Fernanda Gomes