O fundamento básico da filosofia de gestão Lean Manufacturing é combater desperdícios que comprometem a capacidade de produção e a lucratividade da empresa. Quando se gastam recursos além do necessário para a produção de uma mercadoria ou para a prestação de um serviço, a competitividade e a saúde financeira da organização podem ficar prejudicadas. Além disso, conforme o tipo de recurso consumido em excesso, podem existir impactos negativos para a ecologia e, consequentemente, para o negócio.

Para o diretor de Inovação, Produtividade e Tecnologia do Senai no Espírito Santo, Mateus Simões de Freitas, o desperdício é qualquer atividade que consome recursos, mas não cria valor para a empresa. “O objetivo é implementar a cultura da eliminação dos desperdícios que perpassa o ambiente empresarial e pode acontecer também no ambiente pessoal e familiar. Assim, a maior fonte de melhoria de desempenho é eliminar o maior número possível de desperdícios”, ressalta Mateus.

As perdas podem ser classificadas em oito grandes grupos

1 – Transporte

Toda vez que um recurso humano ou material (pessoas, equipamentos, suprimentos, ferramentas, documentos ou materiais) for movido de um local para outro sem necessidade, um meio de transporte é desperdiçado. É possível exemplificar esse desperdício citando o transporte de peças erradas, o envio de materiais para o local errado ou na hora errada, ou o envio de documentos para lugares errados.

2 – Estoque

A origem do desperdício de estoque pode ocorrer na compra e armazenamento de excedentes de insumos, materiais ou outros recursos e também no excesso de materiais em processo (work in process) acumulados. Na maioria das vezes, a principal causa é a falta de planejamento e o desconhecimento do setor de compras com relação ao consumo real ou taxa de utilização de um determinado recurso. O excesso de estoque constitui um maior custo para a empresa: ocupação de área e manutenção do inventário e do estoque, ratificando a possibilidade de se armazenar produtos obsoletos.

3 – Movimentação

O desperdício ocorre quando há movimentos desnecessários do corpo ao executar uma tarefa. Ele pode ser constatado quando os trabalhadores fazem movimentos corporais desnecessários, tais como andar, flexionar, elevar, abaixar, entre outros, para procurar ferramentas ou documentos, geralmente quando o seu local de trabalho está cheio ou desorganizado. Esse desperdício por vezes atrasa o início dos trabalhos e interrompe o fluxo das atividades.

4 – Espera

O desperdício de espera ocorre quando os recursos humanos ou materiais são obrigados a esperar desnecessariamente em função de atrasos na chegada de materiais ou indisponibilidade de recursos, incluindo informações.

5 – Excesso de processamento

Esse desperdício se refere aos processamentos que não agregam valor ao item que está sendo produzido, tais como etapas adicionais que não aumentam a qualidade do produto ou que excedem a qualidade pedida pelos clientes. Documentação desnecessária é também uma forma de desperdício de processamento. Analisando criteriosamente, é possível identificar atividades e tarefas dentro dos processos que são irrelevantes e que afetam a produtividade e aumentam seu custo.

6 – Superprodução

A superprodução ocorre quando o volume produzido em determinado espaço de tempo é maior do que o que a empresa pode vender, resultando em um aumento no estoque de produtos acabados.

O excesso de produção esconde desperdícios, já que muitos pensam que o estoque é considerado um ativo de valor para a empresa, desconsiderando a linha do tempo no fluxo de caixa e o risco dos produtos estocados se tornarem obsoletos ou implicarem custos para mantê-los até que possam ser vendidos, além do risco de não serem vendidos de fato.

7 – Defeitos

Qualidade é fazer a coisa certa na primeira vez. Nesse sentido, qualidade é prevenção e planejamento, e não correção e inspeção. A má qualidade ou defeito, além de resultar na insatisfação do cliente e em danos à imagem da empresa, também gera desperdícios devido aos custos e tempo envolvido para repor um produto defeituoso. Medidas de prevenção e melhoria contínua são os meios mais eficazes para reduzir os desperdícios causados por defeitos.

8 – Desperdício das ideias

Potenciais represados ou o não aproveitamento de talentos na organização podem ser fontes de desperdícios. É o desperdício do capital humano subutilizado ou o talento criativo dos funcionários não aproveitados ao máximo. As pessoas podem doar muito de si apenas se forem solicitadas a fazê-lo e havendo tempo suficiente para isso. Quando elas não estão ocupadas tratando dos outros desperdícios, elas podem agregar, inovar e criar muito valor para um produto que se somará para a organização na qual ela trabalha.

Como se qualificar no Lean?

MBA Executivo em Lean Manufacturing

Visando apoiar empresas e gestores, o Senai-ES, em parceria com o SENAI-BA, está com inscrições abertas para a primeira turma de MBA Executivo em Lean Manufacturing, que visa formar profissionais qualificados para atuar na Gestão Industrial, aplicando a manufatura enxuta como ferramenta operacional para ampliação de resultados e lucros. O curso será realizado, preferencialmente, nos fins de semanas e nas instalações do SENAI, em Vitória, com início das aulas previsto para o segundo semestre deste ano. Se interessou? Preencha o formulário de interesse e, em breve, entraremos em contato.

Ciclo de palestras

Serão realizadas palestras sobre produção enxuta, com o objetivo de disseminar e informar sobre a atuação do Espírito Santo no “Programa Brasil + Produtivo”. Na próxima terça-feira (29), o Senai – Civit, na Serra sedia a próxima edição do ciclo, com apresentação de resultados das diversas empresas capixabas que participaram do programa e tiveram em média 80% de aumento em produtividade. Em seguida, uma próxima edição será realizada no Senai Aracruz no dia 11, e no Senai Colatina no dia 12. Mais informações no telefone (27) 3334-5775.

Por Cinthia Pimentel