Ferramenta auxiliou a implementação da gestão de programas voltados para a qualidade nos setores de produção, manutenção e almoxarifado

 

Uma gestão de fábrica estruturada, com procedimentos padronizados pode gerar bons rendimentos para a indústria. Para organizar os processos internos dos setores de produção, manutenção e almoxarifado da empresa, a Corpus, indústria do segmento de metalurgia, recebeu a consultoria em 5s do Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional (ISTEO).  

A ferramenta 5s – cuja nomenclatura é resultado das iniciais dos cinco sensos escritos em japonês – é o primeiro passo para a implantação de programas de qualidade. A consultoria buscou promover a aculturação da filosofia na empresa a partir dos sensos. São eles: Seiri (Seleção), Seiton (Ordenação), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina).  

“Partimos da necessidade da empresa e desenvolvemos um treinamento e acompanhamento que permitisse a implantação e a sustentação da filosofia e os princípios dos 5s na organização”, destaca a consultora do Instituto, Leidiane Babisk, que realizou um trabalho em conjunto com a Patrícia Zucatelli. 

Etapas do processo 

Para atender a empresa, a consultoria atuou em duas fases. Na primeira com um treinamento presencial para 24 colaboradores da empresa, divididos em três equipes denominadas Kaizen, que significa “sempre é possível melhorar”. Nela, os grupos receberam informações sobre seleção, ordenação e limpeza, que correspondem aos primeiros três sensos. Munidos de informação, os participantes demonstraram na prática a aplicação dos conceitos. 

Também foram realizadas visitas para acompanhamento, monitoramento e ajustes das ações traçados no plano de ação. Na segunda etapa, os colaboradores se informaram sobre os dois últimos “s”, padronização e disciplina, em que também aplicaram na prática.  

Com uma empresa organizada, os resultados são consequência. “A empresa teve uma evolução significativa, tanto no visual como na mentalidade e comportamento dos colaboradores. Na apresentação final, contamos com depoimento de colaboradores antigos ressaltando os resultados obtidos”, pontua a consultora.  

O Instituto 

Pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional com foco no aumento da produtividade e competitividade das empresas, o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional (ISTEO) tem como proposta oferecer soluções em eficiência operacional para otimizar a infraestrutura produtiva e promover a melhoria contínua. Para isso, atua junto à indústria com equipe técnica especializada, infraestrutura laboratorial moderna e possibilidade de fomento em desenvolvimento de projetos inovadores.

*Por Fernanda Gomes