O Espírito Santo está prestes a contar com uma “Academia Senai de Segurança Cibernética”, ambientes altamente tecnológicos e seguros que serão referência para as empresas que atuam nesse setor. O departamento nacional do Senai lança essa novidade nesta quinta-feira (10), a partir das 16h, com transmissão ao vivo pelo seu canal no Youtube.

Outros quatro estados também contará com academias, sendo eles Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O objetivo é formar profissionais especializados, prestar serviços e consultorias, e expandir a cultura de cibersegurança para as indústria e a sociedade. As academias estão preparadas para receber os interessados em participar de cursos, palestras e competições a serem realizadas no simulador hiper-realista de ataque e defesa cibernéticos.

A 4ª Revolução Industrial e suas tecnologias, como Sistemas Ciberfísicos (CPS) e Internet das Coisas (IoT), têm gerado uma quantidade imensurável de dados e interconexões. Os dados, redes e sistemas precisam estar devidamente protegidos para não serem vulneráveis a ataques cibernéticos que geram prejuízos para as empresas e para as pessoas.

O lançamento das “Academias Senai de Segurança Cibernética” será marcado por um bate-papo virtual com a participação de Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai; do coronel Paulo Sérgio Reis Filho, comandante da Escola Nacional de Defesa Cibernética; Carlos Rust, presidente da Rust Consultoria; Paulo Cunha, diretor-geral para o Setor Público da Amazon Web Services (AWS);
Fernando Zamai, gerente de Desenvolvimento de Negócios em Cibersegurança na Cisco Systems do Brasil; e Jean Novak, representante do Brasil e vencedor da medalha de bronze na 45ª WorldSkills (Rússia 2019), na categoria Cibersegurança.

* Por Fiorella Gomes
Com informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI)