Salas de aulas e oficinas estruturadas com máquinas e equipamentos integram as carretas das unidades que circulam pelo ES

 

Que as unidades móveis do Senai ES podem chegar a todo o Estado, isso você já sabe. Mas, já conferiu como é por dentro de cada uma delas?

As carretas são equipadas com laboratórios, material de didático, salas de aula e oficinas, com máquinas e equipamentos modernos. Tudo para oferecer aos alunos aulas práticas de qualidade, com cursos de iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização profissional.

“As unidades móveis se destinam a atender às necessidades imediatas e específicas de formação profissional para o segmento industrial. Com flexibilidade e capilaridade para atuar em todo o Estado, conseguem chegar em regiões que não possuem unidades fixas do Senai”, diz o diretor regional do Senai ES, Cláudio Marcassa.

Confira abaixo as áreas dos cursos das unidades de educação do Senai ES.

Confecção

A unidade conta com maquinário de primeira linha. Os alunos são preparados para o mercado de trabalho com cursos de costura industrial, modelagem, mecânica de máquina de costura, linha praia, moda íntima, entre outros. Ao término dos cursos o aluno estará preparado para trabalhar no setor de confecção como costureiro, modelistas, mecânicos ou montar sua própria confecção.

Madeira e Mobiliário

Dispõe de sala de aula e laboratório com máquinas e equipamentos para toda linha de produção moveleira. O aluno é qualificado para atuar tanto no setor de leitura e interpretação de projetos mobiliários, acabamento, operação de máquinas, montagem ou até mesmo ser um empreendedor da área correlata.

Frigorífica

Dispõe de sala de aula e cortes de carnes no geral, além de utensílios e equipamentos de plantas frigoríficas, EPIs inerentes a área para todos os procedimentos relacionados a área. O aluno é capacitado ou qualificado para atuar em frigoríficos de aves, ou suínos e ou bovinos. Inclusive, a industrialização de produtos cárneos.

Construção Civil

A unidade dispõe de todo material didático, máquinas e equipamento. O aluno poderá atuar no mercado da construção civil, eletricista predial, carpintaria, instalador hidráulico, gesseiro, pedreiro, entre outros. Além disso, o espaço também é voltado para o aprimoramento de profissionais da área.

Solda

As aulas na unidade proporcionam conhecimentos práticos e teóricos de nível básico. O aluno poderá iniciar uma carreira de soldador nos processos de soldagens a arco elétrico TIG, MIG/MAG e Eletrodo Revestido. Será ainda capaz de soldar desde uma peça de um pequeno suporte até uma grande estrutura metálica de qualquer nível de solicitação de carga.

Informática

A unidade permite que sejam ministrados variados cursos nas áreas de tecnologia da informação e gestão. Os alunos poderão aprender sobre informática básica, excel básico, excel avançado, word básico, montador e reparador de computador, operador de computador e programador de web.

Panificação

A unidade possui equipamentos e acessórios em consonância com as normas regulamentadoras da área de panificação. Oferece cursos para quem tem interesse em trabalhar como padeiro, confeiteiro, fabricação de pizza ou auxiliar de cozinheiro, em estabelecimentos como padarias e confeitarias. Os alunos também estarão aptos para fabricar e vender produtos em casa, tornando-se, assim, gestores do próprio negócio.

Mecânica Veicular

Atende o segmento automotivo, sendo direcionado à mecânica de veículos leves, motocicletas e motores de veículos a diesel. Além de aperfeiçoamentos profissionais, como; injeção eletrônica; eletricidade automotiva; motor ciclo Otto. O aluno, ao realizar um dos cursos oferecidos, irá aprender o ofício da mecânica automotiva, absorvendo os conceitos atualizados, dentro de cada veículo estudado.

Florestal

No módulo são instalados simuladores de operação florestal, em que os alunos realizam práticas de operação de máquinas florestais de corte e colheita de eucaliptos. A unidade móvel é transportada para cada área onde será realizada a prática nas máquinas e os alunos têm a oportunidade de fazer o treinamento alternado. Prática nas máquinas e prática de simulação nos equipamentos, agilizando a ação e otimizando os processos e o aprendizado.

*Por Fernanda Gomes