Máquina do Parque Fabril da Peroba que irá receber a tecnologia

Sistema de medição de área (m²) vai dimensionar o tamanho físico do objeto digitalizado em uma imagem com o seu tamanho real. Projeto será desenvolvido para atender as necessidades das indústrias da região.

Após encerrar o ano com saldo positivo, o setor moveleiro capixaba inicia 2021 atento às inovações tecnológicas. Exemplo disso é a elaboração de projeto de sistema de medição de área (m²) para empresas do polo moveleiro de Linhares realizado pelo Instituto Senai de Tecnologia (IST).

Em consultoria identificou-se uma dor antiga da classe produtiva da região, quanto à necessidade de correlacionar o tamanho físico do objeto digitalizado em uma imagem com o seu tamanho real. Para atender essa necessidade foi criada uma tecnologia, que consiste em aplicar técnica de processamento digital de imagens e/ou visão computacional para realizar a medição de área total das chapas de madeira que passam pela linha de pintura.

A partir do algoritmo que segmenta os objetos presentes em uma imagem, e após um processo de calibração, o sistema permite converter a dimensão da unidade de pixels para milímetros. A solução, que até o final do primeiro semestre estará disponível para as empresas, garante o maior controle e monitoramento do processo produtivo, com alta confiabilidade, agilidade e eficiência na execução.

Impressões das empresas  

A tecnologia vai permitir um maior controle nos processos de medição na fábrica, segundo o diretor comercial da Panan, Indústria de Madeiras e Móveis, Gustavo Lombardi Nascimento. “Vai dar mais segurança em saber o que estou produzindo ou deixando de ver a capacidade de produção das máquinas. Estamos fazendo o teste, pois é algo que precisamos e que o Senai ofereceu como solução, e que pode expandir, com a possibilidade de desenvolver novas soluções para outras áreas da indústria”, diz.

Para o diretor da Peroba, Rafael da Cruz Correia, é uma maneira eficaz de mensurar a quantidade de peças preparadas. “Cada peça tem tamanho diferente e por passarem muitas de uma só vez e de tamanhos diversos, não temos uma apuração exata. O sistema de leitura de informação em tempo real vai ajudar na tomada de decisão, de modo que seja possível fazer o planejamento de produção, identificar gargalos e até mesmo a necessidade de turnos extras, de forma mais rápida e precisa”, esclarece. Rafael ainda fala sobre a possibilidade de expansão. “Temos três linhas de pintura na fábrica e fechamos a parceria para uma. Como teve um bom custo e benefício, se conseguirmos outras propostas parecidas, podemos ampliar para as outras duas”, diz.

O sócio proprietário da MGM e presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte do ES, Sindimol, Bruno Barbieri Rangel, destacou as vantagens da ferramenta e atuação do IST. “Essa medição de metro quadrado é uma ferramenta nova que será para uma máquina específica, de linha de pintura, em que vamos conseguir enxergar os serviços previsto e realizado, e o tempo que será usado para fazer determinado molde, mostrando a veracidade na informação. Acredito que o IST está no caminho certo, investindo em pesquisa e tecnologia, principalmente, da informação. Acredito que desta parceria iremos destrinchar para outras, não só com as empresas, mas também com o Sindicato”, pondera.

Soluções para a indústria  

O setor moveleiro de Linhares viveu um bom momento em 2020. Registrou crescimento de cerca de 40%, gerou 140 novas vagas de emprego e na comparação com o ano anterior, cresceu 17%, de acordo com o presidente do Sindimol, Bruno Barbieri Rangel, superando as previsões.

O projeto de inovação vai contribuir para que as indústrias moveleiras se mantenham competitivas no mercado e adaptadas ao novo mundo da indústria 4.0, segundo o analista de Relações com o Mercado da Findes, Ailton Oliveira Alexandre. “Com a implantação da inovação, as indústrias terão mais certeza de quanto estão produzindo e do que precisam produzir para atingir as metas de produção, com assertividade dos dados e das informações que poderão ser colhidas com o sistema de medição por visão computacional. E poderão ampliar ainda mais seus negócios, diminuir as perdas e ter um controle mais eficaz da sua produção”, diz.

Ailton reforça que o desenvolvimento da solução para o polo moveleiro é resultado de um trabalho conjunto, realizado entre as equipes da unidade de Relação com o Mercado e o corpo técnico do IST. “O projeto, da consultoria até a etapa que estamos agora, de execução, foi realizada em sinergia, com a participação de todos os profissionais, como o Edmilson dos Santos, que acompanhou os testes e a elaboração do projeto, que em breve vai contribuir para modernizar as indústrias”, ressalta.

Instituto Senai de Tecnologia (IST) 

O IST é pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional com foco no aumento da produtividade e competitividade das empresas. Tem como proposta oferecer soluções em efiência operacional para otimizar a infraestrutura produtiva e promover a melhoria contínua. Para isso, atua junto à indústria com equipe técnica especializada, infraestrutura laboratorial moderna e possibilidade de fomento em desenvolvimento de projetos inovadores.

Com mais de 83 centros pelo país, o espaço conta com dois serviços fundamentais: ‘Laboratório de Práticas Lean’, para teste e validação de ferramentas visando uma produção mais enxuta; e o ‘Laboratório Aberto’, um ambiente de criatividade e inovação com foco em prototipagem e validação de novos conceitos, tecnologias e negócios. O IST oferece consultores, salas de reunião, sala de treinamento executivo e espaço para equipamentos portáteis.

* Por Fernanda Gomes