Começa na próxima terça-feira (27) a “10ª Mostra Tecnológica Inova Senai”. Durante três dias, na unidade de Civit, na Serra, o público poderá conferir projetos integradores e inovadores desenvolvidos por alunos ou instrutores do Senai, que visam solucionar situações problemas industriais e sociais. Além disso, a programação traz um circuito de palestras e workshops com temas ligados à 4ª Revolução Industrial.

Essa é a etapa Estadual do Inova, que carimba o passaporte dos estudantes para uma etapa nacional. E neste ano o tema será “Educação Profissional 4.0”. Um momento para alunos e instrutores demonstrarem na prática as estratégias de ensino-aprendizagem da instituição.

São quatro categorias de projetos que vão passar por avaliação e receber uma premiação em dinheiro: Produto inovador desenvolvido por alunos; Produto inovador desenvolvido por instrutores/professores; Processo inovador desenvolvido por alunos; Processo inovador desenvolvido por instrutores/professores.

Dinâmica

Os alunos são desafiados a proporem soluções para situações reais apresentadas a eles, tanto para melhorar processos ou vivência de indústrias ou sociedade, e nesse último caso propõem produtos. Com o desafio posto, eles analisam o caso e desenvolvem seus trabalhos. O Inova Senai é última etapa dessa dinâmica, quando os alunos apresentam as soluções pensadas por eles em Pitchs e são avaliados.

Nesta fase, os processos ou produtos propostos já estão prontos para receberem investimentos financeiros e entrarem no mercado de trabalho. Na etapa nacional da Mostra Inova, que aconteceu em julho deste ano, durante a Olimpíada do Conhecimento, em Brasília, o Senai Vila Velha ficou em segundo lugar, com a Ilha Ambiental. O Senai Civit também participou da etapa nacional.

A premiação acontece na quinta-feira (29), das 9h às 12h.

Ciclo de palestras

O ciclo de palestras do Inova Senai abordará temas relacionados à 4ª Revolução Industrial e mercado de trabalho do futuro.

Na terça-feira (27), os debates serão “Segurança da Informação e oportunidades de carreira”, com o especialista em tecnologia Gilberto Sudré; “Criatividade do Futuro”, com o professor e fundador da Startyfi, Marcelo Lage; “Inovação: o que vem depois da curva?”, com o especialista em marketing, inovação e educação, Leonardo Carrareto.

Já na quarta-feira (28), participam do Inova Senai o cofundado e CEO da Kuau, Gilber Machado, com a palestra “Mundo do trabalho e a escolha da profissão”; o CEO da “Mundo em Cores”, Rodrigo Quintão, com o tema “Inovação do Futuro”; e a Diretora de Inovação do Senai, Juliana Gavini, que falará sobre o Sistema S.

Programa Inova Senai

O Programa Inova Senai foi criado para mostrar que boas ideias também nascem dentro de casa. Alunos, docentes, técnicos e consultores dos Departamentos Regionais do Senai em todo o país podem inscrever processos e projetos inovadores em gestão e tecnologia alinhados aos interesses e necessidades da indústria brasileira.

A iniciativa tem como objetivo principal desenvolver a capacidade empreendedora, a criatividade e o raciocínio, por meio do desenvolvimento de projetos de inovação desde a concepção, planejamento, execução e apresentação para possíveis clientes. A partir do programa, o Senai pode aprimorar sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação, além se estar mais integrados à indústria e à comunidade.

Serviço

10ª Mostra Tecnológica INOVA SENAI – Etapa Estadual 2018
“Educação Profissional 4.0”

Quando: 27 a 29 de novembro
Horário: 9h30 às 12h
Local: Senai Civit

Por Fiorella Gomes