A consultora do IST, Patrícia Zucatelli Zonta, ao centro, com os colaboradores da empresaChega ao fim a mentoria de sucesso em Lean Manufacturing do Instituto Senai de Tecnologia (IST) na empresa de pescados Atum do Brasil, considerada a maior exportadora de peixes frescos do país. Localizada em Itapemirim, a empresa atua no processamento de peixes frescos e congelados. O resultado da mentoria foi o aumento em até 80% em operações do processo de congelado.

A mentoria se destacou pelos resultados alcançados com a redução em até 83% de desperdício de movimentação e transporte em algumas operações, por meio da alteração de layout, resultando no aumento de produtividade em 80% na operação de embalagem do processo de congelado. Outro ponto foi a comercialização de estoque parado, a partir da iniciativa da equipe de colaboradores envolvida e com o conhecimento adquirido na mentoria, que resultou na venda de mais de oito toneladas de peixes congelados.

“O projeto utilizou a abordagem de mentoria, em que os colaboradores da empresa são treinados e orientados para a utilização de conceitos e ferramentas em Lean Manufacturing, com ações de baixo custo e direcionadas para redução dos desperdícios e melhoria contínua”, diz a consultora do IST, Patrícia Zucatelli Zonta.

Os números são reflexo da ação de capacitação dos colaboradores em Lean Manufacturing, mentoria e acompanhamento técnico para o desenvolvimento e aplicação de melhorias pela equipe formada durante o projeto denominada equipe Kaizen. O nome faz parte da filosofia Kaizen, com o lema “sempre é possível melhorar”, direcionado pela consultora. A equipe atuou de forma ativa no levantamento das informações para definição do diagnóstico, na elaboração do plano de ação e nas intervenções realizadas nas operações do processo de congelado.

“Agora é dar continuidade à busca por desperdícios, promovendo sua eliminação ou redução. Para isso é necessário também continuar a mudança na forma de pensar dos colaboradores. Iniciando pela equipe Kaizen, é possível passar a enxergar as oportunidades de melhorias no dia a dia da empresa, transformando estas oportunidades em ações e realizando a propagação da filosofia Lean para toda a empresa”, pontua Patrícia.

Lean Game

O Lean Game é um jogo de tabuleiro em que os participantes precisam melhorar a produtividade de uma fábrica. Ele simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa e os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar conceitos de produtividade enxuta para otimizar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

O objetivo da metodologia é possibilitar a vivência dos participantes com o conceito de Lean, de forma lúdica, estimulando e desmistificando sua aplicação na rotina das empresas.

Após a apresentação dos conceitos e principais ferramentas Lean, os colaboradores da Atum do Brasil foram apresentados ao Lean Game Tabuleiro. Na dinâmica, o grupo aprendeu a identificar desperdícios e utilizar ferramentas para reduzi-los e alcançar os objetivos traçados no jogo. “Esta é uma forma de assimilar o conteúdo aprendido e entender que é possível implementa-lo na prática”, pondera a consultora do IST.

*Por Fernanda Gomes