As jovens são ex-alunas do curso da Escola de Eletricistas exclusiva para mulheres, realizado pela EDP em parceria com o Senai ES

Qualificar mão de obra para o mercado, mas, principalmente, promover a igualdade de gênero. Essa é proposta da “Escola de Eletricistas exclusiva para mulheres”, curso ministrado pelo Senai ES em parceria com a EDP. “Como mulher, o curso me fortaleceu e mostrou que também sou capaz de subir degraus em uma área que antes era de exclusividade masculina”, diz Samila Gomes, 23 anos, ex-aluna do curso.

Apaixonada pela área elétrica desde a adolescência, quando cursou eletrotécnica no Senai, Samila se inscreveu no projeto após quatro anos tentando ingressar no mercado de trabalho. “É uma forma de impulsionar as mulheres, dando oportunidade de demonstrar que o sexo não define a qualidade de serviço a executar, e sim o desenvolvimento e empenho do indivíduo”, pontua Samila.

Em busca de uma nova profissão e estabilidade, Tatiele Santos, 29 anos, também se inscreveu no projeto. Ela afirma que ter essa oportunidade despertou novamente o desejo de estudar e cada vez mais se sobressair no mercado de trabalho.

Além disso, Tatiele acrescenta que o curso a encorajou como mulher. “A oportunidade me fortaleceu muito e me fez ver o quanto eu sou capaz, o quanto eu posso. Sinto-me vitoriosa e orgulhosa de mim, e desprendida de obstáculos. O que eu quiser ser eu posso ser. Fez eu me sentir mais viva, mais forte e mais confiante em mim mesma” destacou.

Assim como as jovens, outras mulheres estão preparadas para atuar no mercado. Afinal, a Escola de Eletricista do Senai ES é referência. A turma voltada para mulheres é uma forma de promover a igualdade de oportunidades entre os gêneros, qualificando e capacitando mulheres para atuarem como eletricistas de rede de distribuição de energia. O resultado não poderia ter sido outro: todas as 32 alunas da primeira turma estão em processo de contratação por parte da EDP e de empresas parceiras.

Inserção no mercado

A inserção dessas mulheres que passaram pela Escola de Eletricistas no mercado de trabalho é de grande orgulho para a Federação.

“Esse resultado reforça a qualidade da mão de obra formada pelo Senai e a capacidade dessas profissionais em atuar em um segmento tradicionalmente masculino. A Federação acredita e incentiva a igualdade de oportunidades. Para a Findes, ações que estimulem a qualificação profissional, que valorizem a diversidade e a inclusão e que contribuam para um mercado de trabalho mais justo são fundamentais para que os negócios e a sociedade cresçam e se desenvolvam de forma sustentável”, frisou a presidente da Findes, Cris Samorini.

Para a EDP, a Escola faz parte de uma estratégia para atingir a meta de 30% de mulheres no quadro geral e de 20% nas posições de liderança até 2022.

“Temos muito orgulho de todas as mulheres que se inscreveram e participaram desta turma. Sabemos o quanto é difícil superar o preconceito e obstáculos que cercam algumas profissões. Estamos muito contentes em conseguir contratar 70% das concludentes. Esperamos que todas as que terminaram o curso consigam trilhar uma bela trajetória profissional”, afirma Fernando Saliba, diretor da EDP no Espírito Santo.

 

| Leia também: Primeira escola de eletricistas exclusiva para mulheres inicia as aulas na Grande Vitória

 

Por: Kamily Rodrigues