Aplicação do Lean Game na equipe da Gerdau

Aplicação do Lean Game na equipe da Gerdau

Consultoria, realizada na maior empresa produtora de aço do país, qualificou um time de profissionais e promoveu o diagnóstico de dois processos, com a identificação de 14 oportunidades de melhorias desmembradas em 68 ações 

As empresas precisam de profissionais com o perfil Lean para acompanhar os processos de mudança do mercado, propagar a filosofia entre os demais colaboradores e melhorar a produtividade do negócio. Atenta ao cenário, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, contratou o serviço do Senai ES para qualificar um time de colaboradores. A consultoria resultou no diagnóstico de dois processos relevantes para a empresa, com a identificação de 14 oportunidades de melhorias desmembradas em 68 ações.

“A consultoria do Senai ES nos ajudou a desenvolver uma equipe com pensamento críticos, alinhados com o conceito Lean. Desde o início, o projeto tinha resultado e indicadores definidos, como revisão de processo, simplificação e desenvolver essa cultura de identificação e eliminação de desperdícios”, destaca o especialista de Logística da Gerdau, Luiz Gustavo Prata de Oliveira.

Diante do cenário de transformação digital, a consultoria na Gerdau abordou metodologias e ferramentas de baixo custo, com foco na redução de desperdícios e melhorias da capacidade de processamento. A capacitação em Lean Manufacturing seguiu a filosofia Kaizen, que significa “sempre é possível melhorar”, e contou com treinamento teórico, aplicação de Lean Game e acompanhamento técnico em formato de mentoria.

“Kaizen é uma ferramenta do Lean Manufacturing que tem o objetivo de implementar pequenas melhorias diariamente, seja na gestão ou nos processos produtivos. Na empresa, a equipe Kaizen, com seis colaboradores de áreas e experiências diferentes, foi criada no início da consultoria, teve um papel muito relevante e atuou de forma ativa do início ao fim do projeto”, destaca a consultora do Instituto Senai de Tecnologia (IST), Patrícia Zucatelli Zonta.

Vantagens da consultoria

A consultora do Senai ES, Patrícia, e os colaboradores da Gerdau

A consultora do Senai ES, Patrícia, e os colaboradores da Gerdau

E os benefícios já podem ser observados, a partir de resultados como a revisão do controle de estadias com a eliminação de 60% dos campos de preenchimento e proposta de otimização para formato digital, aumento de 11% de produtividade em operação de embarque no navio e na padronização da ordem de execução das operações. O desenvolvimento de habilidades da equipe também foi um resultado almejado.

“Nosso principal ganho está no desenvolvimento das pessoas, pessoas valorizadas e engajadas em fazer o resultado acontecer. Agora, nossa equipe possui, além desse empoderamento, conceitos e técnicas. Estamos mais aptos para tornar nossa operação a mais competitiva no mundo atual”, destaca Prata.

No trabalho realizado com a empresa, a equipe de colaboradores ficou com a tarefa de dar continuidade ao plano de ação definido. “Além disso, a equipe com o apoio da gestão tem o desafio de propagar a filosofia por toda a empresa e principalmente mudar o mindset das pessoas para que consigam aplicar a melhoria contínua no dia a dia”, reforça Patrícia.

A referência Senai ES

No mercado, os cursos do Senai ES são referência pois são construídos de acordo com as maiores demandas das indústrias capixabas. E o time de profissionais atua diretamente com a empresa, atendendo suas necessidades e melhorando os processos.

“Temos um histórico de longo tempo com o Senai, e o Senai ES aceitou o desafio de ir além de uma consultoria. Desde o início entendeu e trabalhou para que evoluíssemos com entregas tangíveis, mas também com o desenvolvimento da nossa equipe”, pontou o especialista de Logística da Gerdau, Luiz Gustavo Prata de Oliveira.

*Por Fernanda Gomes