Serviço de Manufatura Enxuta otimizou o processo produtivo da Cerâmica Imperial, em São Roque do Canaã 

Identificar entraves, eliminar gargalos, otimizar processos e aumentar a produtividade. Esses foram os resultados da consultoria de Manufatura Enxuta realizada na Cerâmica Imperial, localizada na Zona Rural, em São Roque do Canaã, pelo Instituto Senai de Tecnologia (IST).   

Também conhecida como Lean Manufacturing, a consultoria disseminou a proposta de pensamento enxuto em todos os níveis da empresa. A partir de treinamento dos colaboradores na produção, da implantação e do monitoramento de ações, foi possível eliminar os desperdícios na cadeia produtiva e aumentar a produtividade da indústria de cerâmica.  

“Nosso ganho foi muito além dos 20% em produtividade, pois os conhecimentos em gestão e direcionamentos técnicos compartilhados, agregaram muito e não conseguiremos mensurar”, diz o sócio da Cerâmica Imperial, Anderson Margon. 

A qualificação do time de especialistas, consultores e técnicos do Instituto no Estado, que atuam de forma multidisciplinar, para construir soluções aderentes aos desafios da indústria, foi essencial para o resultado final do projeto.  

“Em nome da equipe gestora da Cerâmica Imperial, gostaria de agradecer a consultora técnica do Senai ES Bruna Neitzel Sepulcri, e agora parceira, pela competência como conduziu a consultoria. Com paciência, lucidez e diálogo, conseguiu compreender nossas demandas. Continuaremos o trabalho conduzido até aqui, e que, sem dúvida, vai ficar marcado na história da nossa empresa”, diz o sócio da Cerâmica Imperial.  

Soluções para sua empresa 

Está em busca de uma solução ágil e inovadora para a sua empresa? O Instituto Senai de Tecnologia (IST) é pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional com foco no aumento da produtividade e competitividade das empresas.  

Tem como proposta oferecer soluções em eficiência operacional para otimizar a infraestrutura produtiva e promover a melhoria contínua. Para isso, atua junto à indústria com equipe técnica especializada, infraestrutura laboratorial moderna e possibilidade de fomento em desenvolvimento de projetos inovadores. 

Com mais de 83 centros pelo país, o espaço conta com dois serviços fundamentais: ‘Laboratório de Práticas Lean’, para teste e validação de ferramentas visando uma produção mais enxuta; e o ‘Laboratório Aberto’, um ambiente de criatividade e inovação com foco em prototipagem e validação de novos conceitos, tecnologias e negócios. O IST oferece consultores, salas de reunião, sala de treinamento executivo e espaço para equipamentos portáteis. 

*Por Fernanda Gomes