Serviço vai otimizar a área e os processos relacionados à gestão de uniformes do Grupo Coutinho, das marcas Extrabom, Extraplus, Atacado Vem, Extracenter e Hortomercado 

A implantação de ferramentas que promovam a melhoria contínua gera maior eficiência operacional e aumento de competitividade. É com esse olhar atento que o Grupo Coutinho, maior rede varejista do Estado, vai receber a consultoria em Lean Manufacturing do Instituto Senai de Tecnologia (IST) direcionada para a área de gestão de uniformes.

A empresa atua fortemente na ampliação da rede no mercado capixaba, o que aumenta a necessidade de definir estratégias de operações para solucionar os desafios, aprimorar os processos produtivos e alcançar uma excelência operacional.

“Recebemos os uniformes de fornecedores e precisamos fazer a gestão de estoque interno e o envio para as lojas, que hoje são quase 40 unidades. No fluxo, temos também a gestão e envio de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para os setores como açougue, câmara fria e padaria de todas as lojas”, pondera a coordenadora de inovação e melhoria do grupo Coutinho, Eva Oliveira.

A consultoria vai identificar e reduzir os desperdícios e gargalos dos processos, possibilitando, por exemplo, ganhos reais e mensuráveis de produtividade, redução de retrabalhos recorrentes, otimização de indicadores de acompanhamento e padronização de processos.

“Identificamos na consultoria a possibilidade de agregar e fortalecer nosso processo de aculturamento de melhoria contínua, mudança de mindset dos colaboradores, além da otimização de processos, aumento da produtividade e eliminação de desperdícios”, pondera Eva.

Soluções do Instituto  

O Instituto Senai de Tecnologia (IST) é pioneiro em práticas voltadas para a eficiência operacional com foco no aumento da produtividade e competitividade das empresas. Tem como proposta oferecer soluções em eficiência operacional para otimizar a infraestrutura produtiva e promover a melhoria contínua. Para isso, atua junto à indústria com equipe técnica especializada, infraestrutura laboratorial moderna e possibilidade de fomento em desenvolvimento de projetos inovadores.

Com mais de 83 centros pelo país, o espaço conta com dois serviços fundamentais: ‘Laboratório de Práticas Lean’, para teste e validação de ferramentas visando uma produção mais enxuta; e o ‘Laboratório Aberto’, um ambiente de criatividade e inovação com foco em prototipagem e validação de novos conceitos, tecnologias e negócios. O IST oferece consultores, salas de reunião, sala de treinamento executivo e espaço para equipamentos portáteis.

 

Por Fernanda Gomes