O Senai, em mais de meio século de existência, viu de perto todas as mudanças que nosso país vivenciou. Mais do que isso, o Senai foi parte das transformações preparando o profissional que fez acontecer.

Sabe por que isso ocorre? É que o Senai possui a educação que transforma. Vidas, histórias, famílias. Tudo o que passa pelo Senai torna-se diferente, melhor.

E quer saber? Temos um orgulho enorme de ter feito parte da vida de tantos brasileiros. Os próximos 68 anos não sabemos como será, mas temos certeza de que continuaremos formando os melhores profissionais que nosso país já viu.

E nossos colaboradores também fazem parte dessa história de transformação. Por isso, foi feito um convite para que eles compartilhassem sobre como o Senai-ES transformou suas vidas. Confira!

Acho que minha transformação está um pouco na contramão dos relatos que normalmente são feitos. Isso porque eu fiz o caminho inverso do natural em relação a minha carreira no Senai-ES. No mercado de trabalho, o normal seria a admissão na fase inicial da vida laboral. Comigo aconteceu que, após muitos anos na indústria, retornei às salas de aula. Agora colaborando como instrutor da área de eletrotécnica. Trata-se de uma mudança muito significativa, pois tenho a oportunidade de retribuir em sala de aula tudo o que aprendi na indústria. Quer coisa mais transformadora? Já se imaginou nessa situação? Não? Posso lhes garantir ser uma fase de vida de “ressignificação completa” e também de muitas realizações. Tenho a oportunidade de ajudar na formação técnica e, por consequência, na formação pessoal, na medida em que posso passar minhas experiências profissionais e pessoais para os alunos. Recebo um retorno muito positivo dos alunos e isso me impressiona, por perceber o quanto podemos contribuir para transformar a vida de outros.

Sérgio Fernando Provete

Fui aprendiz (por outra instituição formadora) em 2006… E hoje, no Senai-ES, eu coordeno o Programa de Aprendizagem Industrial… Isso é maravilhoso e impressionante! O Senai-ES transformou a minha qualidade de vida, ampliou os meus conhecimentos e as minhas redes de relacionamento. Eu aprendo coisas novas todos os dias, muitas das quais, consigo levar para a minha vida pessoal também. Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe!

Rogéria Ribeiro

O Senai começou a mudar a minha vida a partir de 2004, quando fiz dois cursos de elétrica na Unidade de São Mateus. Mais tarde, eu fui convidado para ser professor de uma turma de aprendizagem na área de eletricidade. Quando eu assustei já estava em uma sala de aula com 17 anos. Eu era tímido, não falava em público, pois tinha vergonha de me expressar. Mas, enfim, aceitei o desafio e comecei a dar aulas. E continuei dando aulas até 2018. Naquele ano, assumi carreira como analista técnico da unidade. Eu acabei me descobrindo como professor. Tem gente que fala que professor já nasce professor, mas no meu caso, eu aprendi a ser professor na prática e tomei gosto pela profissão. Então, foi dessa forma que o Senai-ES transformou a minha vida. Eu era muito tímido, muito calado e na minha. E como me tornei professor, acabei me desenvolvendo melhor e aprendendo a me expressar para mais pessoas.

Rummenigge Viana de Almeida

Senai 68 anos. Pelo futuro do trabalho. Hoje e sempre!
Acesse!

*Por Thaíssa Dilly

Notícias sobre o aniversário do Senai ES

Senai ES: 68 anos de uma instituição que transforma o Espírito Santo e o mundo

Estamos a mais de meio século transformando a vida dos capixabas e fortalecendo as indústrias do Espírito Santo com educação profissional de excelência, serviços em tecnologia e acesso à inovação.
Leia Mais