Nova tecnologia vai propiciar uma geração de negócios para a indústria. O Senai ES, a partir de cursos de qualificação em laboratórios de última geração, tem se preparado para esse novo mercado.

 

A tecnologia 5G chegou no Brasil! O maior alcance e velocidade, atingidos com a quinta geração de conexões de internet móveis, promete mudar a rotina das pessoas e das empresas, além de aumentar ainda mais a competitividade. Seu uso poderá ser aplicado a serviços que necessitam de precisão e tempo de resposta imediatos, que vão, por exemplo, desde o controle de cidades inteligentes até a indústria, nas linhas de produção.

A geração de negócios, em diversas áreas, mostra como a nova tecnologia vai movimentar a economia. Estima-se que 1,3 trilhões de dólares serão adicionados ao PIB mundial até 2030, e desse montante 134 bilhões devem ser provenientes de negócios a partir da indústria, segundo estudo da PWC analisados pelo Observatório da Indústria, centro de inteligência de dados da Findes.

A maior conexão e, consequentemente, automação do processo produtivo a partir da adesão das tecnologias habilitadoras, como inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e realidade aumentada, trará ganhos de produtividade e redução de custos às empresas.

“Esses fatores aumentam o grau de confiabilidade e disponibilidade na conexão, e possibilitam inúmeras oportunidades e modelos de negócio a partir das inovações tecnológicas nas áreas de automação e tecnologia da informação (TI)”, diz o especialista da gerência executiva de Educação do Senai ES, Edgar Segundo Monteiro.

 

Potenciais do 5G

A velocidade e a conectividade são as principais vantagens da nova tecnologia, já que o 5G pode ser 100 vezes mais rápido que o 4G (10 gigabits por segundo). O tempo de resposta entre o sinal enviado e o recebido é de baixa latência, o que resulta em um menor consumo de energia.

“Será possível maior velocidade de conexão (downloads e uploads), maior capacidade de banda larga, melhor estabilidade, maior número de dispositivos conectados simultaneamente, maior capacidade de compartilhamento de informação, melhor experiência no mundo digital (ciberespaço). Também será possível promover a transformação digital”, frisa Edgar.

Além da indústria, todos os setores produtivos envolvidos com a transformação digital, como medicina, educação, agricultura e transportes, e área afins – Tecnologia da Informação, Automação, Automotiva e etc -, serão impactados.

 

Mercado e mão de obra

A Findes, no propósito de “Transformar vidas e impulsionar negócios para desenvolver o Espírito Santo”, por meio do Senai ES, tem se preparado para essa tecnologia. O Senai ES, em uma parceria com Huawei, conta com o primeiro laboratório entre as instituições de capacitação e certificação de profissionais para os setores de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e Telecomunicações (Telecom) no Centro Integrado Sesi Senai IEL de Cachoeiro de Itapemirim.

A parceria visa atender à demanda de expansão da infraestrutura de telecomunicação para ampliar o acesso à internet de banda larga fixa. Os laboratórios de última geração são utilizados em cursos de instalação e manutenção de tecnologia FTTH (Fiber to the Home ou fibra óptica) e buscam solucionar o déficit de mão de obra qualificada.

Para isso, os cursos atendem à geração NEM-NEM – jovens adultos que nem trabalham e nem estudam – e também os profissionais de tecnologia, que com a qualificação também poderão atuar na construção das redes de fibra óptica que cobrirão a rede móvel 5G.

Além disso, atualmente, o Senai ES também é Academia de Segurança Cibernética pelo Senai Nacional, Academia CISCO e ICT Academy Huawei, projeto realizado em conjunto com o Ifes de Cachoeiro.

 

Abaixo, confira o bate-papo com o especialista da gerência executiva de Educação do Senai ES, Edgar Segundo Monteiro, sobre o 5G.

 

O que é o 5G?

​​Edgar Segundo Monteiro: No âmbito de Telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e banda larga, sendo o sucessor do 4G.  Essa tecnologia proverá internet móvel com maior alcance e velocidade que promete grande evolução e revolução em diversas áreas.

 

Quais as vantagens dessa tecnologia?

Uma das principais vantagens é velocidade e conectividade, pois o 5G pode chegar a até 100 vezes mais do que o 4G (10 gigabits por segundo). Além disso, possui baixa latência – que é o tempo de resposta entre o sinal ser enviado e recebido -, e consome menos energia. Esses fatores aumentam o grau de confiabilidade e disponibilidade na conexão, e possibilitam inúmeras oportunidades e modelos de negócio a partir das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, que envolvem as inovações tecnológicas nas áreas de Automação e Tecnologia da Informação.

 

Como as pessoas poderão ter acesso ao 5G?

Um usuário que fará o uso do 5G por meio do celular, por exemplo, deverá ter:

  • Um chip habilitado para essa tecnologia
  • Um celular certificado e homologado pela Anatel¹
  • Contratar o produto/serviço da Operadora Telefônica²

¹Vale ressaltar que ainda existe uma diferença entre o 5G “puro” que ​funciona sem a interferência de outras frequências e o 5G “impuro” que funciona na mesma frequência do 4G e dependendo da interferência pode oferecer velocidade inferior ao 4G. Sendo assim, antes de adquirir o smartphone, é recomendável consultar o site da Anatel.

²No dia 06 de julho, identificou-se que a TIM, Claro e Vivo foram as primeiras operadoras a oferecer o sinal 5G “puro” em Brasília. O usuário deverá consultar à operadora telefônica sobre a compatibilidade do produto/serviço a ser contratado para utilização do 5G.

 

De que forma o 5G pode contribuir nas operações das fábricas?

Essa tecnologia potencializará a expansão da Indústria 4.0 por meio das tecnologias habilitadoras, como Big Data e Analytics; robôs autônomos; simulação; integração de sistemas; Internet Industrial das Coisas; segurança cibernética; computação em nuvem; manufatura aditiva; e realidade aumentada.

 

Que tipo de inovações tecnológicas ele pode proporcionar? 

Alguns tipos de inovações que serão aprimoradas e ampliadas são as cidades inteligentes (smart cities); as casas inteligentes (smart houses); a telemedicina; os veículos autônomos; e as simulações cibernéticas hiper-realistas.

 

Quais setores produtivos serão mais beneficiados ou terão mais vantagens com o 5G?

Todos os setores produtivos que estão envolvidos com a Transformação Digital, como medicina, educação, agricultura e transportes, bem como as áreas fins – Tecnologia da Informação, Automação, Automotiva e etc.

 

*Por Fernanda Gomes