Extensão do Brasil Mais Produtivo, novo programa utiliza a Mentoria Lean e o Lean Game desenvolvidos pelo Senai ES em parceria com a AcelorMittal. Programa deve atender 1.200 empresas no Espírito Santo nos próximos três anos

 

 

O Governo Federal lançou o programa Brasil Mais nesta terça-feira (18). Essa é uma extensão do programa Brasil Mais Produtivo, coordenado pelo Ministério da Economia e gerido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A execução caberá ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e ao Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Brasil Mais tem o objetivo de aumentar a eficiência das empresas e ampliar a produtividade e a competitividade do setor produtivo brasileiro em uma jornada de transformação digital. O objetivo é atender 65 mil indústrias nos próximo três anos. O programa reúne metodologias e ferramentas de baixo custo voltadas para melhorar a capacidade de gestão e de produção, reduzir desperdícios e aprimorar processos, em um cenário de transformação digital.

Entre elas, a Mentoria Lean, toda desenvolvida pelo Senai ES. A metodologia tem se mostrado extremamente eficaz e efetiva, com empresas tendo um ganho de até 65% de produtividade.

“Agora, essa metodologia será repassada para os demais departamentos do Senai no país. Participamos também do desenvolvimento da Mentoria Digital, outra metodologia que será utilizada no programa. Esse é o primeiro passo para as indústrias terem acesso às primeiras tecnologias relacionadas a Indústria 4.0”, explica o diretor regional do Senai-ES, Mateus de Freitas.

No Espírito Santo, a expectativa é que 1.200 empresas sejam atendidas pelo Programa nos próximos três anos.

Parceria

Presidente da República, Jair Bolsonaro, e presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, durante lançamento do Brasil Mais

A Mentoria Lean e o Lean Game, jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa e foi desenvolvido para facilitar a transferência de conhecimento sobre as ferramentas dos Lean Manufacturing de forma lúdica, é fruto de uma parceria de sucesso entre o Senai ES e a ArcelorMittal.

Consultores em Lean Manufacturing do Senai ES participaram recentemente de treinamentos para multiplicar o conhecimento sobre a Mentoria Lean e o Lean Game com dez estados. Eles serão anfitriões para outros departamentos regionais do Senai e funcionarão como multiplicadores das metodologias.

Lean Game

O Lean Game é um treinamento imersivo e divertido realizado por meio de um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa, e os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar as ferramentas e conceitos de manufatura enxuta para melhorar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

O objetivo do treinamento é possibilitar a vivência dos participantes nos princípios do lean manufacturing (manufatura enxuta) e de lean office, estimulando e desmistificando sua aplicação de forma lúdica e inovadora na rotina das empresas.

Essa metodologia de jogos para a disseminação da cultura Lean está inserida na Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP), instituindo um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico. Ela estimula os participantes a desenvolverem capacidades e competências requeridas pelo mundo do trabalho, integrando teoria e prática.

Ao final, os jogadores estarão aptos a aplicar os fundamentos e capacidades em sua prática profissional, onde os objetivos traçados e as ações a serem executadas estão baseadas nos preceitos de minimização dos custos para maximização dos resultados através da utilização de ferramentas lean, que obedecem a busca de otimização operacional e de recursos.

*Por Fiorella Gomes
Com informações de Elaine Maximiniano e CNI