Para te ajudar a avançar no processo seletivo, nós preparamos um modelo para você usar. Faça o download!

“Ano Novo, vida nova!”

Essa é uma máxima usada todo início de ano, para dar aquele gás para executar nossos planos e metas para os próximos 12 meses.

E entre eles, geralmente, vem sempre o início de um novo projeto ou mesmo um novo emprego. E, claro, tem aquela galera que ainda vai dar o ponta pé inicial na vida profissional.

Para te ajudar nessa jornada, nós preparamos 05 passos para você montar um currículo assertivo e conquistar a sonhada vaga no mercado de trabalho. E, já queimando a largada, frisamos que montar um documento com, no máximo, duas páginas de extensão é o recomendado para avançar no processo seletivo.

Um levantamento realizado pela Catho, empresa especializada em vagas de emprego, aponta que 57% dos recrutadores tomam a decisão de descartar um currículo em menos de 30 segundos devido ao grande volume de candidatos por vaga.

Confira nossas dicas:

  1. Identificação

O primeiro passo é entregar informações úteis e de contato sobre você. Inserir o nome completo, idade, endereço com bairro e cidade, número de contato pessoal e um de recado, e-mail e link para site pessoal (caso haja!); portfólio ou perfil do Linkedin (caso também tenha).

Importante: ao contrário do que muita gente acredita, não é necessário informar números de documentos, como CPF, RG ou número de CTPS.

  1. Objetivo profissional

Essa é uma parte bem importante, afinal é por meio dessa seção que o recrutador descobre se você está se candidatando para a vaga certa. Então, use sempre uma linguagem simples e seja objetivo. A maioria dos candidatos acreditam que devem colocar um texto de apresentação para a empresa neste local. Mas, se você está no início da vida profissional, não é necessário ter um objetivo totalmente definido. Os candidatos podem apenas citar a área de interesse.

Exemplo: Atuar na área administrativa.

  1. Formação acadêmica

Inserir o nome do curso de formação, bem como o nome da instituição de ensino e ano de informação. Caso ainda esteja no ensino técnico ou graduação, insira o período que está cursando e sua previsão de formatura.

Observação: em caso de estágio ou vagas de trainee, a previsão de formatura é um dado importante para os recrutadores, pois é por meio desta data que será calculado a duração do seu estágio.

  1. Experiências Profissionais

Aqui, você irá descrever suas experiências anteriores e as principais atividades que realizou em cada uma delas, de forma detalhada, porém objetiva e coerente. Concentre-se em oferecer ao recrutador todo o contexto necessário para compreender sua função e o seu impacto na empresa. Descreva cada uma delas, alinhando com a vaga que irá concorrer.

Pontos de atenção: se você é um profissional com muitas experiências, apresente apenas as mais recentes ou as mais relevantes para o cargo em questão. Se você é um candidato que não tem experiências, coloque um trabalho eventual de pesquisas da instituição de ensino.

  1. Atividades extracurriculares

Para quem concorre a vagas de estágio/trainee, esse campo é importante. Aqui, você pode inserir atividades feitas, como, líder de turma de sua sala, se recebeu algum tipo de prêmio pelo melhor rendimento da turma, criações e trabalhos desenvolvidos na instituição de ensino. Trabalhos voluntários também são importantes, caso tenha desenvolvido algo, o recrutador pode avaliar as habilidades através dessas atividades.

Bônus

É importante que o seu currículo também informe algum tipo de habilidade que você possua como: idiomas, informática, excel, powe b.i, entre outros.

Lembre-se:

– Sempre use uma linguagem simples: a comunicação de forma clara e concisa é uma habilidade importante. Seja direto.

– Customize seu currículo de acordo com a vaga: leia sempre atentamente a descrição da vaga, identifique qual o perfil procurado e enfatize situações e experiências que se enquadre ao que o recrutador procura.

– Crie um currículo bem estruturado: facilita a leitura e permite que recrutadores acessem informações estratégicas mais rapidamente.

Ou, simplesmente, baixe nosso modelo e se jogue no universo do trabalho!

* Por Fiorella Gomes