Presidente da Findes, Cris Samorini, falando durante a aula inaugural Senai Tech pras Manas (04/05/2023) | Foto: Fiorella Gomes

 

Aula inaugural aconteceu na última quinta-feira (4/5). O objetivo do projeto é estimular a inclusão e a qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social 

Cem mulheres deram um passo importante, na última quinta-feira (4/5), para transformar suas vidas e em busca de oportunidades em um mercado que só cresce no mundo: o de tecnologia. Elas iniciaram o curso de Programação Web por meio do Senai Tech pras Manas, em quatro unidades do Senai ES: Vitória, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Linhares.

As primeiras quatro turmas do programa de qualificação gratuito são formadas por mulheres em situação de vulnerabilidade social, com ensino fundamental completo e idade mínima de 16 anos. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Oportunidade Brasil (IOB) e a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on), que juntos com a Findes e o Senai acreditam que o programa vai cumprir dois papeis importantes: o de estimular a participação feminina no mercado de trabalho de tecnologia e o de suprir uma demanda crescente por profissionais nessa área.

A aula inaugural do Senai Tech pras Manas aconteceu no Senai Vitória e foi transmitida ao vivo para as três outras unidades onde os cursos serão realizados. Além das alunas e do corpo docente do Senai ES, também participaram da ocasião especial a presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini; a presidente e co-fundadora do IOB, Verônica Jesus; o vice-presidente da Act!on, Emílio Barbosa; a gerente executiva do Observatório da Indústria da Findes e economista-chefe da Federação, Marília Silva; a fundadora da Vixsystem Soluções em Tecnologia da Informação, Neide Sellin; e a influenciadora digital e ex-aluna do Senai ES, Bianca Queiroz, que foi a mestre de cerimônias do evento.

A presidente da Findes explica que a capacitação profissional é uma ferramenta essencial para ajudar mulheres em vulnerabilidade social a se tornarem mais independentes, confiantes, capazes de tomar decisões e alcançar seus objetivos no mercado de trabalho.

“Não vamos só capacitá-las, vamos ajudá-las a conquistar uma oportunidade de emprego. Estamos trabalhando com parceiros que apoiam a iniciativa e acreditam no potencial dessas mulheres”, afirma Cris Samorini.

Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostram que, em cinco anos, serão criados quase 800 mil novos postos no país, mas o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, o que deve abrir um déficit de 532 mil pessoas para trabalhar na área. O salário inicial é de R$ 2.400,00. 

Faltam profissionais e faltam ainda mais profissionais mulheres. De acordo com levantamento da Serasa Experian, em parceria com a ONU Mulheres, o público feminino corresponde a apenas 17% do total de programadores.  

Diante dessa perspectiva, o Senai acredita na força da mulher de conquistar os seus espaços e fazer a diferença na transformação do mundo dos negócios, da tecnologia e da inovação.  

Com o curso, de carga horária de 200 horas, as alunas terão noções básicas sobre língua portuguesa, matemática e informática básica, e desenvolverão capacidades técnicas e socioemocionais para codificação de interfaces baseadas em UX (Experiência do Usuário) e UI (Interface do Usuário) em aplicações web, considerando as necessidades do usuário. Além disso, as aulas serão voltadas para codificação front-end e abordará conceitos de Lógica de Programação, HTML, CSS, JavaScript, frameworks, dentre outros.   

  

Quer saber mais sobre o Senai Tech pras Manas?
Acesse aqui!

Findes quer estimular a equidade de gênero no mercado de trabalho

Não é de hoje que a Findes tem atuado em parcerias que visam valorizar e estimular a inserção de mulheres no mercado de trabalho. Embora o público feminino represente mais de 51% da população brasileira, apenas 44% delas possuem um emprego formal e ainda ganham, em média, 20% a menos do que os homens, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad-C 2021) do IBGE. Na indústria, elas também são minoria, representando 25% da força de trabalho formal.

“Para a Findes, é muito importante gerar oportunidades, afinal, quando isso acontece, estamos mudando a realidade de muitas mulheres. Por meio da nossa Indústria, mostramos diariamente o quanto somos produtivas, temos competência e capacidade técnica para ocupar qualquer cargo e estar onde desejarmos. Além disso, por meio das nossas ações e do nosso programa de diversidade, o Findes Mais, queremos estimular a equidade de gênero e reduzir as diferenças salariais e de tratamento que ainda existem no mercado de trabalho e no dia a dia da mulher”, enfatiza a presidente Cris Samorini.

Formatura da primeira turma de mulheres eletricistas no Senai do Civit, com apoio da EDP – Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

Conheça outras iniciativas da Findes exclusivas para mulheres

Programa Mulheres na Liderança – IEL-ES

O IEL-ES vai oferecer, neste ano, o Programa Mulheres na Liderança, que tem como um dos seus objetivos promover o desenvolvimento pessoal e de competências de mulheres que ocupam cargos de média gestão. O curso é dividido em três eixos temáticos: liderança inclusiva, competências comportamentais e autoconhecimento e protagonismo.

Escola de Eletricistas para Mulheres

Projeto pioneiro no Espírito Santo entre o Senai e a EDP qualificação e capacitação de mulheres como eletricistas de redes de distribuição.

Elas na Siderurgia

Programa em parceria com a ArcelorMittal Brasil com objetivo de aumentar a diversidade de gênero dentro da empresa com capacitação em processos de siderurgia, desenvolvimento humano e uma formação específica para a atuação na linha de frente na indústria.

Aprendizagem Industrial para Meninas

O curso, com duração de dois anos (2022 a 2024), é uma parceria com a Imetame. Ao todo, 42 meninas participam do programa de aprendizagem em Caldeiraria (21 aprendizes) e de Soldadora nos Processos Eletrodo Revestido e TIG (21 aprendizes) no Senai de Aracruz.

Encoraja Elas

O programa foi realizado com o apoio do Governo do Estado, por meio da Delegacia da Mulher, e do Ministério Público do ES (MPES). Teve como parceiros as Prefeituras de Cariacica, Linhares e Serra, a Câmara de Vereadores de Linhares, e empresas como Sicoob, Brametal, Weg e Grupo Brinox. O objetivo foi atender mulheres em situação de vulnerabilidade social com acompanhamento psicológico e qualificação profissional.

Empodera Elas

Parceria com a empresa Gerdau para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social, reintegrá-las no mercado de trabalho e colaborar para que elas busquem a qualificação profissional.

Indústria Delas, Para Elas e Com Elas

O IEL-ES lançou, em outubro de 2022, uma campanha para incentivar a presença feminina no Setor Industrial. Todas as mulheres aprovadas no Banco de Talentos tiveram acesso à trilha de desenvolvimento profissional com diversos cursos 100% gratuitos.

Elas na indústria

Programa do IEL-ES em parceria com a Prysmian Group que incentiva a representatividade feminina no ambiente industrial, oportunizando vagas de empregos exclusivas para mulheres.

Findes e Sesp

Convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) para oferecer capacitação gratuita para mulheres que sofrem com a violência doméstica.

Endereço das unidades Senai:

  • Senai Vitória 

Endereço: Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2235 – Bento Ferreira – Vitória-ES  

  • Senai Serra 

Endereço: Av. Paulo Miguel Bohomoletz, 520 – Civit I, Serra – ES, 29168-010  

  • Senai Linhares 

Endereço: Av. Filogônio Peixoto, 728, Aviso, Linhares – ES  

  • Senai Cachoeiro de Itapemirim 

Endereço: Av. Jones dos Santos Neves, 975 – Alto Monte Cristo, Cachoeiro de Itapemirim – ES 

 

RELAÇÕES COM A IMPRENSA | FINDES

Siumara Gonçalves – Assessoria de Imprensa
Telefone: (27) 9.9728-4606
E-mail: [email protected] 

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 9.9909-7280
E-mail: 
[email protected]