Projeto oferece formação profissional completa e possibilidade de contratação. Iniciativa é pioneira no estado e a segunda no Brasil.

 

Primeira turma da Escola de Eletricista para pessoas Trans

Hoje (16) foi dia de aula inaugural da turma da Escola de Eletricistas para pessoas trans. A qualificação é pioneira no país e faz parte de uma parceria entre a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, e o Senai ES para ampliar a diversidade de profissionais da área no mercado.

Ao todo, o curso conta com 12 participantes e as aulas serão ministradas na unidade do Senai Civit, na Serra. Ao longo do curso, com duração de três meses, os participantes contarão com formação profissional completa, ministrada pelo Senai ES, e possibilidade de contratação ao término da capacitação. Receberão também materiais didáticos, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de bolsa-auxílio e almoço no local.

O programa é pioneiro no setor elétrico e reafirma o compromisso da EDP de direcionar pelo menos 50% de suas contratações a profissionais de grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, LGBTQIAP+ e 50+.

Além da capacitação técnica, a escola contempla um módulo voltado ao desenvolvimento de competências comportamentais, ministrado por Maite Schneider, cofundadora da plataforma de recrutamento TransEmpregos e consultora de Inclusão e Diversidade da Integra Diversidade. O programa oferece ainda suporte psicológico, previdenciário e jurídico e em assistência social.

A sessão aconteceu no auditório Senai Civit, e contou com a presença de Fernanda Pires, Vice-presidente de Pessoas e ESG da EDP no Brasil; Luiz Otávio Assis Henrique, Vice-presidente de Geração e Redes da EDP; Fernando Saliba, Diretor de Distribuição da EDP no Espírito Santo; Lilian Mota, Secretária de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de Serra; e Cláudio Marcassa, Diretor Regional do Senai ES.

Qualificação pelo Senai ES

Cláudio Marcassa, diretor regional do Senai ES na aula inaugural

A equipe pedagógica do Senai, instrutores da escola de eletricista e de outras atividades da unidade do Civit, participaram de uma formação on-line com a cofundadora da plataforma de recrutamento TransEmpregos e consultora de Inclusão e Diversidade, Maite Schneider. Além da capacitação técnica, a escola contemplará um módulo voltado ao desenvolvimento de competências comportamentais que será ministrado por Maite.  

Com carga horária de aproximadamente 500 horas e cerca de três meses de duração, a Escola de Eletricistas para Trans é gratuita, com o foco na qualificação e capacitação de pessoas trans como eletricistas de redes de distribuição de energia.  A iniciativa é uma parceria da EDP com o Senai ES. Após a finalização do curso, os estudantes recebem certificado chancelado pelo Senai e permanecem no banco de talentos da EDP, podendo participar de processos seletivos para vagas efetivas. 

O curso terá aulas teóricas e práticas a respeito dos princípios e leis que regem o funcionamento de sistemas elétricos. O intuito é promover aprendizado sobre os procedimentos e técnicas necessárias para planejamento, execução, avaliação e inspeção das redes, bem como sobre manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas técnicas e de segurança.  Ao término do curso, a expectativa é que essas pessoas estejam capacitadas para o mercado de trabalho.

Autoridades destacaram a importância da qualificação. Confira!

“São parcerias assim que promovem a diversidade e a inclusão. Este curso  inédito vai possibilitar carreiras e oportunidades para todos.”
Cláudio Marcassa, diretor regional do Senai ES

 

“A parceria com o Senai ES, que se estende não só para essas turmas que estamos fazendo, com pioneirismo, no futuro precisam deixar de ser especiais. Precisamos fazer uma inclusão natural.”
Fernando Saliba, diretor de distribuição da EDP-ES

 

“Que a Findes, em conjunto com a EDP, possa dizer para as demais empresas: vocês precisam inovar e fazer a inclusão
no ambiente de trabalho”
Lilian Mota, secretária de Direitos Humanos e Políticas Públicas da Prefeitura da Serra

 

“Só temos a agradecer a Findes, a Prefeitura da Serra, a Maite Schneider. São muitas mãos para tornar
essa parceria realidade.”
Fernanda Pires, vice-presidente de Pessoas e ESG na EDP Brasil

 

“Minha experiência está sendo além do que eu imaginava. Estou entrando como aluno e quero sair como
um excelente profissional.”
Daniel, aluno e líder de turma da Escola de Eletricistas para pessoas trans

 

“Como mulher trans, essa é a oportunidade de mostrar que podemos fazer a diferença.”
Soraia, aluna da turma da Escola de Eletricistas para pessoas trans

A qualificação é pioneira no país. Quer saber como foi?
Confira o reels publicado no instagram do Senai ES.

▶️ Clique aqui e confira!

Senai ES foi destaque em Programas da TV Gazeta com a 1ª Escola de Eletricistas para pessoas trans do Estado

▶️ Confira a matéria na íntegra no Bom Dia ES

▶️ Confira a matéria na íntegra no ES1

* Com informações da assessoria da EDP e do Senai ES

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem