Muito se ouve falar em produtividade e que as empresas precisam aumenta-la para se manter no mercado, dados estatísticos corroboram com essa máxima, quando apresentam que o Brasil está muito a quem no ranking de países produtivos, onde 4 brasileiros possuem a produtividade de 1 americano, e falando de países vizinhos nossos, são 2 brasileiros para um trabalhador chileno ou argentino.

Então, ficam as perguntas: Como competir no mercado interno e externo com esse déficit? Como reduzir custos sem perder a qualidade do meu produto? Isso porque, na maioria dos casos o preço do produto já está imposto pelo público alvo, então, trabalhar os custos sem comprometer a qualidade de seu produto é algo desejado, porém de difícil aplicação dentro das empresas.

Quando falamos de aumento de produtividade não podemos confundi-lo com aumento de produção. Aumento de produção é quando a empresa usa mais recursos (matéria-prima, mão-de-obra, capacidade de máquina, tempo, etc) e produz mais produtos, ou seja, diretamente proporcional. Já a produtividade, trabalha no caminho inverso, quando você usa menos recursos para produzir a mesma quantidade. Isso gera redução de custo e aumento de competitividade.

Uma forma de se elevar a produtividade é o uso dos fundamentos do Sistema Toyota de Produção (STP), tais fundamentos nasceram no pós-guerra quando o Japão precisava se reerguer por ter sido devastado pelo pais inimigo.

Por se basear em medidas simples e sem grandes investimentos as ferramentas do STP deixam os processos mais enxutos, daí vem o termo Lean Manufacturing ou Manufatura enxuta. Quando as ferramentas Lean certas são aplicadas nos processos, elas tendem a reduzir o uso de recursos e consequentemente aumentar sua produtividade.

A grande dificuldade das empresas hoje não está em reconhecer a eficiência das ferramentas Lean ou a sua aplicabilidade, e sim na mudança de cultura organizacional para a continuidade dos programas e uso das ferramentas.

A mudança de cultura deve ser algo gradual e contínuo, e enxergando as dificuldades da indústria capixaba, o Instituto Senai Tecnologia em Eficiência Operacional (IST/ES), desenvolveu um produto, denominado Mentoria Lean, que vem auxiliando as empresas nesta caminhada, de mudança de cultura organizacional, em forma de uma pirâmide invertida, onde o engajamento começa pela gestão da empresa e por ela levada ao operacional. A Mentoria Lean, vem com uma proposta diferente, onde o conhecimento é transferido através de tutoria e a aplicação Lean Game a uma equipe multidisciplinar da empresa.

Os consultores do IST/ES então tutoram e apresentam as equipes as ferramentas para a solução dos desperdícios, apontando melhorias de baixo ou nenhum custo com alto nível de impacto na elevação da eficiência produtiva.

Através do envolvimento dos colaboradores em todas as etapas do programa e seus gestores como agentes de mudança, os resultados são muito expressivos. O envolvimento dos gestores faz toda a diferença para que aconteçam as desejadas mudanças, pelo exemplo.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o programa de Mentoria Lean e ter acesso aos depoimentos de empresários que já aderiram ao programa? Entre em contato com o Instituto Senai de Tecnologia em Eficiência Operacional (IST/ES), através dos telefones (27) 3334-5218 ou 98817-7834, e-mail [email protected] e fale com um de nossos consultores.

 

Myrna Campos Patriota Oliveira